2

Todo mundo enrolado na Sejap de Flávio Dino…

Além do titular da pasta, Murilo Andrade – acusado de sumiço de armamentos de um presídio de Minas Gerais – seu adjunto administrativo financeiro, major Alessandro Frankie Borges Ribeiro, da PM da Paraíba, já foi investigado pela Câmara Federal por maus tratos e espancamento de presos

 

murlo

Murilo: história estranha com armamentos

Não é dos melhores o currículo da equipe importada pelo governador Flávio Dino (PCdoB ) para comandar o sistema penitenciário maranhense – e que já protaopgnizou um dos primeiros escândalos nacionais do governo da mudança.

Se o titular da pasta, Murilo Andrade, carrega no currículo denúncia de envolvimento no sumiço de armamentos de um presídio de Minas Gerais, seu adjunto, o major Alessandro Frankie Borges Ribeiro, da PM da Paraíba, também, já praticou suas traquinagens no âmbito dos presídios – ou pelo menos foi investigado.

O major Frankie é conhecido, inclusive, pelo ex-deputado Domingos Dutra, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que investigou as denúncias na Paraíba. (Leia aqui)

O curioso é que os dois – mesmo com toda a ficha corrida – teriam sido indicações do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, com a chancela, inclusive, de juízes maranhenses ligados ao setor prisional.

Murilo chegou a ser indicado pelo mesmo ministério ao governo Roseana, que recusou a oferta ao descobrir seu indiciamento no caso do sumiço de quase 50 armamentos em Minas Gerais.

Frankie Borges, por sua vez, chegou ao Maranhão ano passado, como membro da Força Nacional.

Foi transformado em adjunto do Sistema Penitenciário no governo Flávio Dino, que parece não ter-se preocupado em checar nenhum dos dois currículos.

E deu no que deu…

 

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. PRESIDENTE DO SINDISPEM AFIRMA QUE, O GRUPO ESPECIAL DE OPERAÇÕES PENITENCIÁRIA, NÃO FOI ACIONADO NO DIA DO RESGATE DOS PRESOS NO CDP

    murilo
    Murilo Andrade Secretário da Sejap

    O presidente do Sindispem, Benigno Portela em entrevista ao Jornal Estado do Maranhão, confirma a informação passado pelo titular deste blog, que o Grupo Especial de Operações Penitenciária(GEOP), não foi acionado durante o resgate ocorrido no CDP em pedrinhas. Benigno acrescentou ainda, que na hora da ação dos bandidos, 20 homens do GEOP, estavam de plantão no QG e não foram avisados da ação de resgate.

    Isso prova a inoperância, negligência, irresponsabilidade e acima de tudo, incompetência de uma pessoa que brinca de ser secretário da SEJAP no Maranhão, pois como foi relatado neste bolg; O GEOP é um grupo operacional, preparado para missões especias dentro e fora dos presídios, para conter rebeliões, motins, fugas, e tentativas de resgate como aconteceu no domingo. Geop presente, o resultado seria diferente. Mas Murilo Andrade, subestimou a força de pronto emprego que é o GEOP, Ai veio o vexame nacional que escandalizou o sistema de segurança do estado.

    Agora pra quem acha que esse mineiro, é a solução para o sistema prisional do Maranhão:
    vamos mostrar aos amigos internautas, o que foi publicado, pela ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS E FAMILIARES DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE, em novembro de 2014.

    ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS E FAMILIARES DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
    Comissão Jurídica do Grupo de Amigos – Assistência Judiciária Gratuita
    Belo Horizonte, 18 Novembro 2014.
    A Todas as Entidades e órgãos do executivo, Legislativo e Judiciário que militam em assuntos de direitos humanos no Estado do Maranhão

    Nota de Repudio

    A Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade tomou conhecimento através de informações de militantes em Direitos humanos, que o Sr. Murilo Andrade esta contato para ser o novo gestor prisional do Estado do Maranhão, o que nos sucita perplexidade tendo em vista a atuação temerária em relação as ações deste cidadão a frente da sub secretaria de administração penitencia do Estado de minas Gerais, onde o GAFPPL tem sua atuação. E este descontentamento são embasados nos seguintes tópicos que passamos a elencar:

    1- Em visita de monitoramento realizado no complexo penitenciário da Parceria Publico Privado – PPP localizado na cidade de Ribeirão das Neves/MG, Pela sua Presidenta, Maria Tereza Dos Santos, que também é conselheira no Conselho Estadual de Direitos Humanos – CONEDH – que o Sr. Rogério Dias De Freitas, atua como Diretor de segurança naquela unidade prisional, contratado pelo consórcio que faz a gestão desta parceria, a GPA, neste sentido, sabedores somos que o mesmo responde um processo na qual o detento J.P.S.S foi torturado até a morte em uma unidade prisional onde o mesmo era diretor. Este processo tramita na justiça publica da Comarca de Ribeirão das Neves na 2° Vara criminal sob o numero: 0214106-83.2010.8.13.0231(http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…), onde há mais de 40 agentes prisionais indiciados pela pratica de tortura seguida de morte da vitima J.P.S.S, inclusive o Diretor da unidade prisional da PPP o Sr. Rogério Dias de Freitas. Isto posto, informamos tanto ao Secretario de Defesa social à época, Rômulo Ferraz, quanto ao Sub secretario Murilo Andrade deste absurdo, tendo por parte do Secretario Rômulo a garantia que o tido diretor torturador iria ser afastado, fato este que nunca se concretizou, sendo que o mesmo até hoje trabalha diretamente com o publico prisional, sendo diretor de segurança da unidade da PPP.

    Já quanto ao Sr. Murilo Andrade, para além de nunca ter nos recebido, alardeou que não era babá de preso, e que ter um diretor do “duro” era conveniente a sua administração para colocar o preso em seu devido lugar; Esgotamos todos os órgãos de denuncia no Brasil e pensamos em levar o caso para a corte interamericana de Direitos Humanos;

    2- Vale ressaltar que o Sr. Murilo Andrade, antes de ser um entusiasta das Apac’s, é um grande incentivador e apoiador das parcerias publico privadas, aos olhos desta Associação, o mesmo nos parece como um grande “despachante” a serviço de consórcios com fins de privatizar os presídios mineiros. Em tempo, disponibilizamos um documentário que foi proibido aqui em Minas (pelo governo Aécio Neves, que o Sr. Murilo faz parte), onde retrata a dimensão do que representa o sistema de PPP do sistema prisional (nesta matéria, inclusive o Senhor Murilo defende o modelo da PPP com unhas e dentes, tal qual um despachante) :http://apublica.org/2014/…/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

    Segue para vossas apreciações matéria criticando o trabalho semi escravo implantado por este cidadão nas penitenciarias de minas, é uma matéria vinculada no “NEW YORK TIMES” onde o próprio sub secretario aparece defendendo este modelo de exploração: (http://www.nytimes.com/…/brazilian-prisoners-manufacture-so…)

    3- Não menos importante, na administração do Sr. Murilo Andrade a construção das apac’s somente encolheu, quase nenhum investimento foi realizado na implantação de novas apac’s, e este não investimento, destoa do grande investimento em PPP por todo Estado.
    De fim, esta associação lamente profundamente que um cidadão com este perfil truculento e insensível as causas de Direitos Humanos seja cotato para assumir a gestão prisional de um estado que enfrenta a duras penas um caos em seus presídios.

    Percebemos que devido a estas dificuldades que o estado passa, é terreno fértil a oportunistas como o Sr. Murilo Andrade, colocar em pratica a venda do sistema prisional para a iniciativa privada. Aproveitam o caos, para “vender” a equação do problema, com o engodo da PPP prisional.

    Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade
    PS: temos como comprovar através de contatos/referencias e documentos toda a narrativa que foi exposta acima.

    Rua Dos Tupinambás, 179, 15° andar, sala 156, Ed. Principe de Gales- Centro- Belo Horizonte – MG – CEP 30.120-070
    Tel.: 31-32740337
    31-35823320

    [email protected]

    Fora esta nota de repúdio, este blog recebeu denúncia de um possível envolvimento de Murilo Andrade com armas que desapareceram do sistema carcerário em Minas Gerais. “OH MINAS GERAIS”

    É este é o mineiro que vai trazer melhorias no sistema prisional do Maranhão? ora me compre um bode pra comer regado a cachaça mineira.

    Por/Stenio Johnny
    Radialista/Repórter Investigativo
    DRT/MA 0001541

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *