2

PT se afasta do PMDB e se aproxima do PCdoB…

Do blog de Ribamar Corrêa

O PT do Maranhão está caminhando para voltar a ser o que era antes de firmar aliança com o Grupo Sarney, no qual disputou as três últimas eleições.

O partido da presidente Dilma Rousseff vem dando passos largos para se afastar do seu atual bloco de aliados (PMDB, PV, DEM, PSC e PTB) no estado e pode, segundo preveem alguns dos seus chefes, chegar às eleições municipais do ano que vem com posição independente ou como integrante do grupo partidário que dá sustentação ao governador Flávio Dino (PCdoB).

pt-no-ma-1

O PT do Maranhão caminha para voltar ao que era

Depois de anos afastados, PT e PCdoB poderão firmar parceria, que poderá incluir ainda o PSB, hoje também distanciado da agremiação petista e em rota de colisão com o Palácio do Planalto, em cujos registros está definido como adversário, se não agressivo, de posição bem contundente como segmento crítico.

Imposta de cima para baixo, a aliança com o Grupo Sarney não tem sido fácil para o PT maranhense.

Tanto que, ao invés de fortalecer o partido, o enfraqueceu expressivamente, inclusive com a perda de quadros politicamente importantes, como Domingos Dutra, que foi vereador, vice-prefeito de São Luís, deputado estadual e deputado federal por três mandatos, e Bira do Pindaré, hoje no segundo mandato de deputado estadual.

Nesse meio tempo, o partido ganhou figuras como a deputada Francisca Primo, de atuação discreta, mas eficiente, e o deputado José Carlos da Caixa, que agora está na Câmara Federal, e, mais recentemente, o deputado estadual Zé Inácio, ainda marinheiro de primeiro mandato.

Nos anos de aliança com o grupo Sarney, a figura mais destacada do PT foi Washington Oliveira, um militante sindical cearense que foi deputado federal e elegeu-se vice-governador do Maranhão na chapa de Roseana Sarney (PMDB), em 2010, assumiu o governo várias vezes e acabou brindado com uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado.

Outros vultos petistas resistiram à aliança com o PMDB e levaram o PT a um “racha”, tornando-se a única secção estadual em que uma banda seguiu a orientação dos cardeais nacionais do partido e outra se posicionando exatamente no campo adversário. Continue lendo aqui...

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Bom esses acontecimentos recentes,do filho do selentissimo governador,deveria ser um caso ixolado ou seja:algo pessoal deles porque e’ problema deles.so’ porque sao importantes ! Quando isso acontece com nos pobres miseravel nao somos notificados em televisao ou em radio .que isso fique pra eles que sao nobres .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *