4

Um governo pautado pela mídia…

Em pouco mais de 15 dias de mandato, Flávio Dino (PCdoB) já tomou mais decisões baseadas em posicionamento dos meios de comunicação do que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) em todos os seus seis anos no Palácio dos Leões. O número denota também insegurança no comando das ações

 

Editorial

Dino: ações pautadas na mídia

Os primeiros 15 dias de mandato do governador Flávio Dino (PCdoB) foi marcado por uma espécie de ação midiática de pontos e contrapontos.

Praticamente tudo o que o governador fez teve origem ou reação nos meio de comunicação, sobretudo em blogs e jornais.

A começar pela profusão de Notas de Esclarecimento emitidas pela Secom (foram mais de 20 em duas semanas), o governo foi claramente pautado pela mídia, que o levou a tomar decisões ou rever posições.

Só este blog conseguiu pelo menos três mudanças de posição de Flávio Dino em 15 dias.

A primeira ocorreu logo no início do governo; o blog de Daniel Matos trouxe a revelação de que o Palácio dos Leões iria contratar quase R$ 800 mil em iguarias para o governador, familiares, auxiliares e convidados.

Mas foi este blog que trouxe no título a sentença cortante: “sai lagosta, entra bacalhau do porto.

No mesmo dia, a Secom emitiu nota em que cita o termo “bacalhau do porto”, tentou debochar, dizendo que Dino não come nem farinha d’água com o dinheiro público, mas admitiu que a Casa Civil vai rever a lista de iguarias dos Leões.

Leia também:

Secom virou cartório de desmentidos…

Em nota cheia de deboche, governo anuncia revisão de comida no Palácio…

A importância social deste blog…

Na semana seguinte, nova cobrança do blog, desta vez pela divulgação da tabela de pagamentos do servidor.

A tabela saiu, mas com data mudada. Foi então que o blog alertou para o fato de que, com a nova data de recebimento do salário, o servidor público não poderia se beneficiar do desconto do IPVA.

Resultado: o governo adiou o prazo do IPVA para 6 de fevereiro. (Relembre aqui)

Ontem, Flávio Dino recuou em mais uma decisão, após pressão da mídia.

Ele havia determinado o fechamento do Convento das Mercês, levando em conta apenas o fato de o espaço abrigar as memórias da passagem do maranhense José Sarney pela presidência da República. Esqueceu de se informar que, ali, centenas de jovens e adultos de comunidades carentes se beneficiam de cursos, oficinas e ações sociais durante o anto inteiro.

Após ler jornais e blogs, Dino determinou aos seus auxiliares da área que reabrissem o convento. (leia aqui)

A mídia tem papel fundamental no processo democrático de poder em todo o mundo.

Agir com base no que dizem blogs e jornais – e rever posições administrativas – revela insegurança, mas não é pequenez.

É, também, respeito à opinião contrária.

Pequenez é achar que pode mandar sem contraponto

Com autômatos reproduzindo diariamente o que se pensa…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marcos,
    Eu quero saber é se o plano de cargos que preve reajuste dos salarios dos servidores será cumprido, pois o aumento anunciado refere-se apenas as reajustes impostos pelo gov. Federal.
    Mariano

  2. O governador está mesmo metendo os pes pelas maos, há de se convir que demitir todos os comissionados foi o que de pior aconteceu. Muitos que votaram nele e que estavam no governo muito antes da Roseana ser governadora, mas outras eleições estão por vim e todos lembararm de criterios adotados e principalmente da injustiça sofrida. Pior de tudo é ainda serem ciriticados como se tivessem saido por roubo, muita injustiça e tristeza. Uma mudança que aconteceu pra muito pior mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *