6

E o espigão virou praia…

Falta de acordo entre governo e prefeitura deixa área urbanizada da Ponta D’Areia carregada de areia; mas há quem diga que o processo é natural, e que os espigões têm vida útil curta, necessitando a montagem de quantos outros forem necessários

 

O espigão estava assim no sábado passdo

O espigão estava assim no sábado passado…

Algumas semanas depois de ter a área urbanizada entregue pela governadora Roseana Sarney, o Espigão da Ponta D’Areia estava assim, sábado passado, lotado de areia em sua área de passagem.

Populares e turistas que foram ao local se divertir tiveram dificuldade de locomoção.

São várias as explicações para o acúmulo de areia no espigão.

Para alguns, esse acúmulo é natural nesta época do ano, quando os ventos são mais fortes. Outros dizem que o problema é causado por um erro ténico, uma vez que deveria haver um vão entre o muro de pedra e o deck de passagem.

Leia também:

Parceria governo-prefeitura funcionará no Espigão…

Espigão já é ponto turístico de São Luís…

Mas há explicações mais técnicas para o problema.

...Mas era patra estar assim., como no dia da entrega

…Mas era para estar assim., como no dia da entrega

Este acúmulo seria um processo natural dos espigões. O acúmulo de areia na orla, resultante da contenção pelo muro de pedra, é chamado de Sedimento Carreado.

Esta areia tende a se acumular até cobrir todo o espigão. É quando termina a sua utilidade e outro precisa ser construído.

É assim em todos os lugares onde existem espigões.

Só que a Secretaria de Infraestrutura, desde o início do projeto, nunca explicou a curta vida útil do equipamento. Também não disse que precisariam vários outros em toda a orla para evitar a invasão do mar.

Para completar, a mesma Sinfra não levou em conta a questão do vão na execução da urbanização, o que tem causado o problema. Com o vão, a areia não se acumularia toda, por que voltaria para o mar pelas aberturas entre a passarela e o muro.

Mas este acúmulo de areia poderia ser amenizado, mesmo assim, com um simples acordo entre o governo e a prefeitura, para que a área fosse limpa, pelo menos durante os fins de semana, quando a presença de pessoas é maior.

Sem acordo, a bela área que se transformou em point turístico pode ser engolida pela areia…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. A merda já esta feita e agora vem você comentar essa obra de migue, achar que é briga dos dois poderes, kkkkk, o problema é de quem fez, “servindo para as pessoas tirarem fotos”, qualquer leigo saberia que isso iria acontecer. Na verdade até agora com relação a natureza e aos bares que estão sendo engolidos pelo mar nada aconteceu.

  2. Não era mais fácil admitir que essa caixa de areia gigante chamada espigão era só mais uma obra eleitoreira? So pra tentar melhorar a imagem destruida dos sarneys?

  3. Ninguém mandou RosENGANA querer aparecer no final do mandato e fazer uma obra meia boca!De nisso bem aí! Agora não assume a própria incompetência sozinha e quer colocar a culpa no Prefeito.Affffff!

  4. Eu fui em tres fins de semana direto la no espigão e percebi que isso acabaria assim. Aqui em sao luis se investe dinheiro na coisa e depois se abandona. Pra completar, se coloca a culpa de nao ter dado certo em quem nada tem com isso…

  5. Isso nao é questao de acordo.. é questao de uma obra inútil do Governo do Estado. Duvido se Roseana faria algo pela prefeitura se este projeto viesse da gestao muncipal… conta outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *