10

Passado e futuro afastam Eliziane da oposição comunista…

http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim/files/2013/03/eliziflavio.jpg

Flávio com Eliziane: apenas pose para fotos

Muita gente ainda estranha o fato de o PPS reforçar, a cada gesto, a intenção de ter a deputada Eliziane Gama como candidata a governadora.

Mas a história recente dá razão ao PPS.

Nesta curta jornada como líder oposicionista, o chefão comunista Flávio Dino não respeitou o PPS mesmo tendo o PPS como aliado incondicional.

Em 2010, Dino só teve condições de ser candidato a governador por que teve o apoio dos popular-socialistas.

Jackson Lago (PDT), então líder da oposição,  fez de tudo para ter o partido que sempre esteve ao seu lado, mas a legenda optou por indicar a professora Miosótis Lucio como vice do comunista.

Só por isso Flávio Dino teve condições de disputar o governo. Só assim Flávio Dino pôde ampliar o seu nome no interior do estado.

Mas Flávio Dino não honrou o gesto do PPS.

Em 2012, o PPS tinha Eliziane Gama como candidata a prefeita. E ela foi enganada pelo comunista, que tentou miná-la até o último minuto.

Com Edivaldo Júnior (PTC) já escolhido candidato desde o ano anterior, Dino mentiu que apoiaria Eliziane Gama, mantendo-a amarrada ao seu projeto de poder até o último momento, quando decidiu-se por Holandinha.

Mesmo assim, Eliziane disputou as eleições e chegou a um excepcional terceiro lugar, emergindo como força independente na capital maranhense.

Este é o passado recente da relação do PPS com Flávio Dino.

E é este o seu futuro.

Como candidata a governadora, Eliziane Gama tem chance de polarizar a disputa e até sonhar com um eventual segundo turno. Mas, ainda se não der, ela emerge das urnas com possibilidades reais de vencer a eleição de São Luís em 2016 – sobretudo pela absoluta incapacidade gerencial já demonstrada pelo atual prefeito.

https://marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2012/09/eliz-jardim-am%C3%A9rica.jpg

A deptuada em campanha: vitória na garra pessoal

O passado, como se viu, já mostrou que ela não tem por que apoiar Flávio Dino. O futuro também mostra.

Numa aliança com Dino, se resignando a uma mera candidatura de deputada federal, Eliziane estará automaticamente adiando para 2020 o seu sonho de ser prefeita.

Se vencer a eleição para o governo, Flávio Dino ficará mais forte para apoiar a reeleição de Holandinha. E Eliziane dança em suas mãos outra vez.

Se perder, o comunista tem dois caminhos: apostar todas as fichas na reeleição do aliado e tentar o governo novamente em 2018 ou, o mais provável, resolver ele próprio disputar a prefeitura contra o pupilo.

Neste caso, Eliziane também dança.

Política é isso. O passado mostra como deve ser o posicionamento no futuro.

Mas para isso, é preciso ter coragem e desprendimento, como já dito aqui.

E líderes – os verdadeiros – não precisam de mandato…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. tomara que a deputada saia candidata a governadora, pois quero ver o tamanho do seu prestígio….
    político tem que ter posição e ficar contra Flávio neste momento só queima a deputada.

  2. Esse flavio dino nao engana com esse jeito de popular mas com praticas de burgues!!! Viva eliziane meu voto é teu.

  3. todo político tem que carregar um bebê e beijar criancinhas, oh, que lindo, oh que falso!!

  4. Bela análise!!! Sim, Eliziane tem chances até de chegar a um segundo turno à frente de Flávio. Concordo que sem Flávio ela será a nova Prefeita de São Luís. Com Flávio (cerca velha) a tendência é ela se destruir politicamente.

  5. Os comunistas assim como o Flávio nunca falam a verdade, a exemplo da presidente Dilma está sempre mentindo. Eu particularmente não votaria em um comunista.

  6. Na ótica e lógica politica parece ter sentido essa visão. Mas há um porém ai amigo Deça. Eu nunca vi Eliziane Dançando a mesma música tocada pelo mesmo DJ…Ela pode ter dançado a Música que o DJ Dino tocou até furar..ssrs, mas foi só uma vez. Agora veja, pelo que podemos observar e é a torcida do povo que Roseana seja caçada, quebrando logo a força de Luís Fernando que ainda não convenceu o povo Maranhense, o Prefeito de São Luís que não encanta, ai Eliziane se pretender sair realmente como Candidata a Governadora, elevará mais ainda a preferência pelo povo, se não for eleita Governadora, e não sendo também Flávio Dino eleito, sabe quem vai dançar a próxima música? srs pois é Flávio dança e Edivaldo também as músicas que Eliziane tocar…2016 Eliziane Prefeita…

  7. Isso é o que voces querem. empurram ela a uma candidatura sem futuro , pra ver se cola , ela não vai ser mordida pela mosca azul não. te digo de novo em 2014 serão 2 candidatos a governador do maranhao: luis fernardo e flavio dino. sera que tu nao vê que a oposiçao vai marchar unida .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *