11

Eleitor de Eliziane não migra para Flávio Dino, mostra Escutec…

Eliziane Gama: eleitorado só dela

Muitos leitores questionaram o fato de este blog não mostrar a soma dos votos de Flávio Dino (PCdoB) e de Eliziane Gama (PPS) na pesquisa Escutec, como sendo votos do conjunto da oposição. Segundo eles, a soma daria à oposição nada menos que até 63,5% dos votos em São Luís, dependendo do cenário.

Mas esta soma não foi feita por que ela simplesmente não existe.

Os eleitores dispostos a votar em Eliziane Gama em São Luís não parecem dispostos a seguir para Flávio Dino se a deputada não entrar na disputa. É o que mostra claramente a análise dos cenários apresentados pela pesquisa.

flavio

Dino não consegue herdar votos

No cenário 1, em que o candidato do governo seria o ministro Edison Lobão (PMDB), Flávio Dino aparece com 36,7%, seguido por Eliziane Gama, com 25,2%. Lobão aparece em terceiro lugar, com 21,3%. Bem atrás vem Marcos Silva (PSTU), com 3,8%. O Escutec achou ainda 7,5% de eleitores que disseram não votar em nenhum deles, e outros 5,5% que não souberam ou não quiseram responder.

A Escutec apresentou, então, um outro cenário, sem Eliziane Gama, mantendo apenas Dino, Lobão e Silva.

Sem Eliziane, Flávio Dino subiu para 45,1%; ou seja, o comunista cresceria apenas 8,4 pontos. Lobão subiria pouco mais de três pontos e Marcos Silva iria para 8,9%.  Outra parte dos eleitores de Eliziane iriam para o grupo dos que não votaria em nenhum deles (7,5% para 11,7%) e outra boa parte ficaria indecisa (5,5% para 9,5%).

Luís Fernando divide votos com comunista

No outro cenário pesquisado pelo Escutec, o candidato de Roseana é Luís Fernando Silva (PMDB). Neste caso, Dino aparece com 39,3%, Eliziane com 24,2%; Luís Fernando tem 16,7% e Marcos Silva 4,2%.

Sem Eliziane, este cenário fica assim: Flávio Dino 43,1%, Luís Fernando 20,4%, Marcos Silva 9,7%, nenhum deles 14,5% e indecisos 12,4%.

Observe que o crescimento de Dino com a saída de Eliziane  (3,8 pontos percentuais) é praticamente o mesmo de Luís Fernando (3,7 pontos). Por outro lado, os indecisos sobem 5,5 pontos e os que declaram não votar em ninguém aumentam 6,7 pontos.

Como se vê, a maioria dos eleitores de Eliziane Gama não se mostra interessado na candidatura de Flávio Dino, como tentam fazer crer os dinistas.

São números. E números não mentem, jamais…

 

 

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Sou eleitor de Eliziane, mas para o governo do estado voto em Dino. Simples assim!

  2. Só quero ver quando GAMA resolver assumir o apoio a Dino. Será que vocês do SISTEMA vão continuar enchendo ela de elogios?

  3. O CANDIDATO FORTE QUE JÁ MOSTROU QUE NÃO ENGANA E NÃO PROMETE O QUE NÃO PODE FAZER É LUIS FERNANDO SILVA.

  4. EU TENHO É CERTEZA QUE ELIZIANE GAMA NÃO PRETENDE SE JUNTAR COM ESSE COMUNISMO, ELA É DE OUTRA LINHA E NÃO VAI QUERER SE SUJAR.

  5. Podem ir fazendo as contas furadas de vocês. Quando chegar em 2014 vocês vão ver a taca grossa que os oligarcas vão pagar.

  6. A GOVERNADORA ROSEANA ESTÁ FAZENDO UMA REVOLUÇÃO A SAUDE PÚBLICA DO MARANHÃO, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER. AGORA TEMOS QUE FALAR DE ED-H PORQUE ELE PROMETEU TUDO NA SUA CAMPANHA E A SAUDE MUNICIPAL ESTÁ NA UTI. OS POSTOS DE SAUDE LOCALIZADO NA PERIFERIA DE SÃO LUIS NÃO TEM NEM ESPARADRAPO, ESTÃO JOGADOS A DEUS DARÁ. PELO AMOR DE DEUS ESSE CARA DISSE QUE ERA AMIGO DE DILMA E QUE SABIA COMO CONSEGUIR DINHEIRO PORQUE ELE ERA DEPUTADO FEDERAL, E ATÉ AGORA SÃO LUIS TÁ NA MESMA SITUAÇÃO DO DESGOVERNO DO JOÃO CASTELO.

  7. Eliziane seria o perfil ideal pra verdadeira mudança, não tenho duvida que as coisas melhorariam e muito.

  8. essa tem historia de LUTA, para o maranhão tem solução , é ELIZIANE PRA GOVERNO . AI EU VOTO

  9. Se roseana continuar com esse desgoverno que está aí,Dino pode encomendar o terno da posse.

  10. Não sou eleitor nem de Edvaldo Holanda Junior nem de Flavio Dino no entanto gostaria de entender o por que de em seu blog 90% das postagens sejam apenas e tão somente a esses dois politicos parece q nada mais ocorre em SLZ parece q não existe mais nada a ser divulgado. O pior de tudo é sua desqualificação se vc realmente quer que seu grupo derrote o grupo que vc tanto cita o melhor seria relega-los ao ostracismo e isso a historia mostra ser eficaz.

    Resp.: não estou preocupado cm eleição, meu caro. Minha preocupação é denunciar, analisar e noriciar oa fatos. Eleição é problema de político, não meu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *