Relatório da denúncia encaminhada ao Tribunal do Juri pelo promotor Luiz Carlos Corrêa Duarte, e obtida com exclusividade por este blog, revela o grau de participação do advogado na trama de execução do jornalista.
O advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro está denunciado na morte do jornalista Décio Sá pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e quadrilha hedionda. Até agora, no entanto, não se conhecia dados concretos da sua efetiva participação na trama.
Este blog teve acesso ao relatório da denúncia do Ministério Público à Justiça. No documento, o promotor Luiz Carlos Corrêa Duarte detalha a participação de Ribeiro, revelada agora pela primeira vez na imprensa.
Além de atuar como consultor jurídico da quadrilha, segundo o MP, Ronaldo Ribeiro cedeu seu escritório, no dia 9 de maio de 2012, para uma reunião do bando, onde, segundo o MP, foi feito o acerto financeiro da morte de Décio e de Fábio Brasil.
A polícia chegou à reunião por meio de grampo telefônico dos policiais Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros.
– Por existir nos presentes autos medida cautelar de quebra de dados e interceptação telefônica possibilitou que fosse verificada a fatídica reunião realizada na data de 09/05/2012 no escritório do advogado Ronaldo Henrique, onde ali se reuniram diversos indiciados, entre os quais Gláucio, Júnior Bolinha, Buchecha, Ronaldo Henrique e os investigadores Alcides e Durans. Tal reunião tinha por escopo tratar as questões relativas ao acerto financeiro sobre os rimes de morte que foram determinados pela quadrilha, onde foram vitimados Fábio Brasil e Décio Sá – diz o relatório do Ministério Público, em sua página 33.
Observe que a reunião ocorreu, segundo o documento, no dia 9 de maio, 16 dias depois do assassinato de Décio Sá.
Nesta época, os envolvidos no crime já estavam sendo monitorados, a exemplo dos dois policiais civis. Tanto que, em outro telefonema grampeado, Gláucio Alencar avisa Buchecha que “telefones das pessoas envolvidas na trama para matar Décio Sá estariam sendo interceptados” (página 39 do relatório do MP).
A polícia ouviu também Buchecha sobre a reunião no escritório do advogado. O acusado disse ter ido ali para tratar “sobre negociações de veículos com Ronaldo Ribeiro”. Mas o Ministério Público não tem dúvidas das razões da presença de Buchecha no local:
– Ele ali se fazia presente para acompanhar Júnior Bolinha no recebimento do dinheiro acertado nas mortes de Fábio Brasil e de Décio Sá – diz o documento asinado pelo promotor Luiz Carlos Duarte. (pg. 39 do relatório)
No relatório encaminhado à Justiça, o Ministério Púlico chega a repreender a postura de Ronaldo Ribeiro:
– Ressalta-se que o indiciado Ronaldo Henrique, na data de 09/05/2012 presencia a estranha reunião que ocorrera no seu local de trabalho, observa uma “suposta” ação policial e nada faz. Ao contrário, incentiva Gláucio a dar naquela ocasião a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para livrar-se daquela situação. Providência legal nenhuma tomou o indiciado Ronaldo Henrique sobre esse fato – diz o relatório, às páginas 30 e 31.
Esta, portanto, é a participação do advogado Ronaldo Ribeiro, segundo a polícia e o promotor Luiz Carlos Duarte, na trama para matar o jornalista Décio Sá.
De quem ainda se declara ter sido amigo de infância…
Versão não é do glaucio, é do jbolinha e é a verdade. Sua opinião e a de Aluísio nos ja sabemos, mas a verdade é essa, o jhonata deu 4 depoimentos e apenas 2 foram para o inquérito vc sabia? Aguarde…
ai ai, que coisa mais ridicula!
Agora, manda matar e paga fiado.
O crime realmente nao esta compensado!!!
porque até agora comprovante de pagamento, que é bom?
NADAAAA
Pistoleiro fazendo trabalho fiado?! Ele aceita cartão de crédito? Dá pra parcelar em 12 vezes? Só esse imbecil do Aluisio pra inventar um história dessa mesmo! Incompetente!
Nem Adevogado ele é, sempre trabalhou com segurança!
Como ele mesmo dizia na rua, oferecendo seus serviços para politicos em geral: “Voce quer que eu ti blinde ?”
eu cobro 5 mil/mes pra te blindar todo!!
Kkkkkkk…. piada esse cara ta solto!!
Se a RECEITA FEDERAL pegar sua movimentação bancaria, ele ta morto
Caro Marco Aurélio Déça,esse advogado é o mentor intelectual do crime do jornalista Décio Sá,por isso tem que ser julgado igual aos outros bandidos.Trinta anos de cadeia nele!
Quando leio uma postagem apaixonada como essa, começo a perceber o quanto as pessoas se levam pelo bombardeio midiatico que a mirante fez contra os acusados.
Algumas pessoas que foram acusadas, estão presas sem provas.
Sem provas contra o homicídio.
Espero do, grande expectiva pelas oitivas dos acusados pois acho que sera de grande esclarecimento a todos…
Muitas coisas ainda estão obscuras e há de serem reveladas!
Amigo Deça, a conversa entre glaucio e buchecha não foi atraves de ligação telefônica, glaucio não conhecia buchecha e nunca ligou para ele e nem buchecha pra glaucio…glaucio falou pessoalmente para buchecha que o telefone do mesmo estava grampeado pois achava q o mesmo estava com jr. bolinha, e tentou intimida-lo, só que buchecha foi vender uma caminhonete hilux prata a gasolina pra ronaldo e jr. chegou lá muito depois. Quer ver algo curioso. Glaucio não conhecia nem jamais ligou uma só vez para buchecha nem para o capitão. Buchecha também ta de graça, mas o capitão e o jr. bolinha estão até o talo! ahh deça procure conhecer o caso e não falar besteira. não a ligação telefonica entre glaucio e buchecha. nunca houve só no seu comentário. Repito ele falou pessoalmente com buchecha. Procure saber da história antes de mentir.
CASO DÉCIO.PARECE FILME!!! MUITO BOMBÁSTICO MESMO!!! AQUI VAI TODA VERDADE SOBRE O CASO DÉCIO. TE SEGURA MARANHÃO!!! O nobre blogueiro deu seu depoimento que consta no ip, pag 336. no volume 02. Deu novas revelações mas não acertou. O unico blogueiro que acertou fou o marcelo vieira q relacionou a postagem da propina paga pela franere aos deputados como uma postagem perigosa. Ele foi o unico a acertar o real motivo da morte do décio. O Capitão fabio era a pessoa que é testa dos construtores e quem levava o dinheiro e quem tirava invasões, o juiz Marcio Brandao segundo décio sá em seu blog protetor do marcão franere(ver blog decio). A morte do Décio partiu de dois construtores(Marcos Regadas e Barbosa dimensão) . Capitão fábio, jr. bolinha e jhonata. O jr bolinha ofereceu ao pedro teles q topou e pagou, mas partiu dos construtores. O sec Aluísio sabe de tudo e os delegados tb. Iria morrer mais um ambientalista cuja foto ja estava em poder do jhonata e um promotor do meio ambiente 4 meses depois. A morte não partiu do Pedro Teles. Foram os construtores. A polícia não poderia prender os construtores intocáveis, então rumou para linha barra do corda e iria de fato prender o pedro teles, mas ele aliado do governo e irmão do rigo, foi então que apareceu uma outra saída, acharam a extorsão do jr. bolinha contra o merda nagua do glaucio e sobre o caso fábio, que nem o fabio o bosta do glaucio mandou matar e a polícia sabe disso e jogou as duas mortes nele. Simples assim… Mas a linha barra do corda foi identificada porque realmente o inquérito ia no rumo de lá, pois dos construtores os delegados não colocaram nenhuma virgula. O jhonata confessou que foram os dois construtores e o capitão que pegava o dinheiro com eles e levava para o jr. bolinha e os delegados pediram que pusesse o nome de glaucio, cutrim e o pai de glaucio e tirasse o nome dos construtores. E o jhonata topou tudo. Por isso o jhonata disse que o capitão pegava com os mandantes o dinheiro.O capitão corre de raly patrocinado pelos construtores e possui um terreno de 20 milhões no nome dele, só que é da franere. Tem um tal de neguinho que ta no meio também e um neném. Acredite ou não deça essa é a verdade!!! O pedro teles pagou mas partiu dos construtores. DETALHE O PEDRO TELES PENSA QUE FOI SÓ ELE E NÃO SABE QUE PARTIU DOS CONSTRUTORES.
Reap.: essa é só mais uma twntativa do Glaucio de desviar o foco, me caro. Não tem qualquer consistência.
Nao entendi uma coisa, nos depoimentos que a Mirante divulgou o matador falar que Capita e Cutrim sabiam de tudo, ok?! Se estavam tao envolvidos assim, pq nao estavam nesse encontro?
Resp.: não existe isso nos depoimentos e nem a Mirante mostrou. O que Jhonatam disse, e isso ficou claro, é que Bolinha teria citado a ele o nome Cutrim.
Eu via a sapatão e deputada Gardenia Castelo diversas conversando com Glaucio e Frank Neto neste escritório e ficava me perguntando quais assuntos eles tratavam, e as vezes o proprio Glaucio ia ate o apartamento de Castelo que fica bem próximo do escritório e da casa de Ronaldo Ribeiro. Depois veio a tona a história do empréstimo que ainda não foi dito para onde foi…
eu não tenho nada a dizer só queria saber …. respeitável jornalista. Rs
Ei, deixa eu ver se estou entendendo bem essa história.
Houve uma reunião no escritório de RONALDO, onde ali estavam presentes GLAUCIO, JUNIOR BOLINHA, BUCHECHA e os policiais civis ALCIDES e DURANS???
E o assunto ali tratado seria o pagamento das mortes encomendadas de DÉCIO SÁ e FÁBIO BRASIL ????
E os policiais que ali estavam foram chamados por GLAUCIO para darem um “prensa” em JUNIOR BOLINHA e não fazer o pagamento???
E o GLAUCIO ainda chamou BUCHECHA e disse para este que seu telefone estava grampeado????
E foi nesa ocasião que JUNIOR BOLINHA teria ligado para o Deputado Cutrim e pedido a intervenção deste para “abafar” a situação???
E isso tudo estava sendo acompanhado pela polícia, pois os telefones desseas pessoas estavam grampeados???
MEU DEUS, SE FOI ASSIM, O QUE RESTA MAIS A ESSE POVO AI ALEGAR???????
Resp.: Não foi bem assim. Você misturou os fatos.Não foi nesta ocasião que Bolinha teria, supostamente, ligado para Raimundo Cutrim. Já a conversa entre Gláucio e Buchecha foi em outra ligação.
Marco vc acha que ainda tem mais pessoas a serem presas? mais pessoas envolvidas no Caso Decio Sá ? Na investigação houveram nomes que deveriam ser arrolados? Se achar q sim e puder citar os nomes…e o q vc acha d alguns blogs q estão dando noticias superficiais e não expõe um carater investigativo?? ou será uma mera impressao de minha parte?? No Caso Decio vc e o q melhor analisa e expõe os fatos..
Resp.: Neste caso Décio, especificamente, acho que não. Acredito que as investigações possam se desdobrar em outro casos, de agiotagem, por exemplo, que possam envolver outras pessoas.
com esses depoimentos manipulados como ficou claro nas audiencias, eu não acredito mais em nada nesse caso.
Entao meu caro onde esta a prova de que foi realizado o pagamento maior? Ja que os dez mil era so o que faltava!
Mera expeculacao sua!
Muita fraca a postagem
Ele mesmo o pistoleiro falou que matou fiado em seu depoimento, ele matou porque quis tava querendo fazer graças pros figurões matar fiado essa é boa nunca vi dizer isso ele é psicopata mata é de graça em santa ines ele tirou a vida de dois inocente por causa de uma pequena discussão todo mundo sabe disso, e como podia ser acerto final se ele mesmo falou em seu depoimento que ainda tinha mas gente pra morrer, essa foi uma desculpa que a policia achou para incriminar esses bodes expiratorios
Eu acho horrível a forma como algumas pessoas fazem seus comentários, pois se querem denunciar algo ou alguém que tenham o cuidado de saber se realmente é verídico, ou então que procurem a policia, e que procurem respeitar as pessoas, as vezes falam coisas da vida pessoal e nem sabem se e verdade.
Parabéns Marco, não tinha dúvidas da participação desse advogado! Cadeia te espera safado.
caro marco,
faz uma pesquisa sobre as 50 mortes do assino do decio, pra saber onde e quem seriam as vitima e em que pé esta a investigação desses assinatos
Pensei que era um blogue democrático (…)
Resp.: É democrático apra qeum assume o que está dizendo. “paa tidos como “meu nome não é ninguém” não há espaço aqui. Se tem a dizer, por que se esconde?
Depois dos depoimentos acochambrados, levados prontinhos para serem assinados, com trechos desconhecidos pelos depoentes, não acredito em mais nada. Vamos esperar o depoimento do assassino, que prometeu revelar fatos novos.
lembra que a pessoa que levou o recado do ricardinho carioca para o glaucio foi o funcionario dele de nome elcio,o mesmo se encontrava na loja no retorno do são francisco.outra e que se meu amigo for ver o vereador da raposa foi nomeado pelo prefeito de cururupu secretario do municipio,era por onde entrava o dinheiro pro escritório.a nomeação dele saiu,só não sei te responder se é obrigado publicar no diario oficial. mais te garanto que se for vai constar lá deis do ano passado,entre os meses de janeiro a junho.espero que não seja ventilado a fonte que te informa,mais te garanto que e a pura verdade.o negócio é grande marco,era prefeitura demais ate paço do lumiar,cururupu quem recebia era o vereador da raposa. pode mandar ver,no paço do lumiar o acordo era com a bicha vereador por nome de thiago aroso filho da prefeita.tanto o elcio como o vereador eram legitmos funcionario do glaucio e do escritório.
Buchecha nem conhecia Glauco e vice versa…nada a ver.
Parabéns, D’Eça…..mais uma vez você nos brinda com uma excelente postagem….
NAO SABIA QUE NO MUNDO DO CRIME, PRIMEIRO SE MATA, DEPOIS SE ACERTA O VALOR??? QUE COISA SEM PE E SEM CABEÇA!!
Resp.: O acerto finaneiro não é o valor, seu tolo. É exatamente a parte que falta, os acertos finais. Nãot ente se fazer de desentendido, não vai adiantar.
E que pistoleiro louco que mata fiado?
Resp.: Como voc~e sabe que ele matou fiado? O Bolinha pode ter pago e foi buscar o reembolso do Gláucio. É isso que ficou claro ans investigações.
(…)
Resp.:Apresente pelo menos indício do que você está falando e publicará o que quiser.
Gilberto, (…)
Resp.,: Gilberto não é aqui, meu caro.
Marco,
Tinha um verdadeiro ritual, par que os prefeitos cooptados pudessem adentrar no escritório do Dr. Ronaldo e receber informações privilegiadas da PF. “todos tiravam a bateria dos celulares e a colocava em cima da mesa do Dr.” Além é claro, de pagar um mensal de R$ 5.000,00 reais ao mês. Multiplique por 100 prefeituras e terás R$ 500.000,00 por mês.
Acredito que esse “advogado” é o que tem maior parcela de contribuição nesse crime. Teria que estar preso.