23

Só 28,65% dos usuários de ônibus pagam passagem em SL…

Apenas 28,65% das pessoas que usam o transporte coletivo em São Luís pagam efetivamente a sua passagem. Todos os demais usuários são beneficiados pela Prefeitura de São Luís com algum tipo de subsídio ou compensação.

Só os passageiros que andam de graça – cerca de 100 mil – representam 20,95% do total de usuários.

Além deles, há benefícios para estudantes (23,46%); e para o trabalhador que usa Vale-Transporte (26,94%).

Passageiros lotam ônibus em São Luís: pouco mais de 1/4 paga passagem

Os dados oficiais, nunca antes divulgados na imprensa, são do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), controlado pela prefeitura de São Luís – a que este blog teve acesso com exclusividade.

Os benefícios e gratuidades do sistema causaram um déficit entre o custo operacional das empresas e a receita do transporte da ordem de R$ 49,1 milhões em 2012.

O problema ocorre por que os descontos ou gratuidades nas passagens deveriam ser compensados pela prefeitura, que acaba não usando a Câmara de Compensação, gerando o déficit milionário às empresas que operam o sistema.

É com este déficit que elas precisam bancar salários de trabalhadores e custos sociais, além da renovação da frota, exigida pela prefeitura, que se recusa a conceder reajuste de passagem.

Leia mais:

O círculo vicioso do transporte em SL

Aumento de tarifas: Roberto Rocha reconhece…

É exatamente por isto que o sindicato anunciou, no início de abril, o colapso do sistema de transporte coletivo em São Luís.

O vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) conheceu a realidade do sistema ainda em dezembro do ano passado, e admitiu, em entrevista ao jornal O EstadoMaranhão, a necessidade do reajuste das tarifas.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) se recusa a conceder o aumento com medo da repercussão negativa.

E acaba usando o transporte público para fazer política.

De uma forma ou de outra…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Você está dizendo que quem usa vale transporte tem o benefício da gratuidade. É isso mesmo que você quer dizer? Vale transporte significa que a passagem não está sendo paga, é? Explique isso melhor, blogueiro.

    Resp.: Se você não sabe ler, pede pra quem leu pra voc~e fazer a leitura de novo. Está claro o que eu disse no texto: Os percentuais de gratuidade estão lá. Os de vale-tranporte também. Os vales são subsidiados, o trabalhador paga só uma parte. A outra, é encaminhada pelas empresas à prefeitura, que deveria repassar às empresas de tranporte. Só que isso não acontece.

  2. Se os empresários coitadinhos vivem na pindaíba ou estão brincando de ajudar o Povo, está na hora de entregar as linhas arrendadas e limpar as mãos, estão com o dever cumprido, já fizeram sua parte.
    Uma ova, aposto que este post não saiu de graça, para ajudar o blogueiro eles deram uma ponta para a cervejinha. Se eles estão assim, de onde vem as suas outras empresas em ramos diversificados, tais como; Revendedora de carros, locadora de táxi, Fazendas, móveis ect ect ect … Ma rapá só os tolos que acredita!!!

  3. Gledson, faz o seguinte entao! Abre uma empresa de QUALQUER COISA, pratique o menor preço do país, conseda 50% de desconto pra 25% dos seus clientes e venda DE GRAÇA pra outros 26% e fique 10 anos sem aumentar seu preço. Ai me diz quanto sucesso voce teve no seu negocio. AH, e caso voce nao saiba, JA FORAM ENTREGUES 16 linhas! As empresas só não fecham as portas porque: (1) O contrato que assinaram com a prefeitura nao permite. Isso mesmo. A nao ser que o emrpesario queira declarar falencia. Se simplesmente abrir mao de operar, ele pode ser preso. Vê-se que voce nao entende do que fala. (2) Mais de 5.000 trabalhadores trabalham nessas empresas. Falar pras empresas simplesmente fechar as portas é uma irresponsabilidade social sem tamanho. (3) Esses empresários possuem muito dinheiro investido nas empresas para simplesmente DESISTIREM porque um prefeito inexperiente tem medo de fazer a coisa certa. Estao tendo prejuizo? Sim. Mas não vão desistir do negócio só por causa disso. Afinal, precisam acredsitar que alguma coisa vai ser feita para melhorar a situação e, assim, conseguirem ter retorno do investimento. (4) Qyual a sua solução pra melhorar o transporte? NUNCA aumentar a tarifa? Continuar do jeito que está? Nao adianta falar em licitar, achando que novas empresas virão. Quem vai querer investir R$ 300.000,00 por carro (São Luis tem frota de 1.100 o que dá em torno de R$ 330.000.000,00 de investimento, que financiados, passam de MEIO BILHAO DE REAIS devido aos juros anuais) para operar numa cidade onde as ruas são esburacadas, a gratuidade é desenfreada ao ponto de ser o DOBRO da média nacional(devido às fraudes) e PRINCIPALMENTE os prefeitos tem medo de dar aumetno de tarifa? Te respondo. NINGUEM! Toda emrpesa precisa ter lucro meu amigo. Se acha errado ter lucro, abra uma empresa para ir a falência e seja feliz falido.

  4. Esse Gladson, com certeza, é um dos beneficiados com a gratuidade.

  5. Eu só sei que ninguém aguenta mais tanto engarrafamento e tanto ônibus velho quebrando pelas ruas. Quem vai ter coragem mesmo para estudar esse problema e partir para resolver de verdade? Alguma coisa séria precisa ser feita. Ou vão esperar mais acidentes, mais feridos e mais desgastes?

  6. Melhor as empresas mostrarem o quanto arrecadam e também o quanto gastam. Pronto, aí vamos ver quem está falando a verdade.

  7. Toda vez que alguma gratuidade é criada, podem ter certeza, alguém paga por isso. No caso de São Luis, pelo que entendi, quem paga são os usuários que pagam inteira. Ai fica complicado. A prefeitura, se não quiser se desgastar mais ainda, deve ver uma forma de subsidiar essas passagens de quem anda de graça. E em seguida, cobrar as empresas para colocar ônibus novos.

  8. Se não tivesse tanta gente andando de graça, nem seria necessário aumentar a tarifa , não é?

  9. Eu acho que esses carros transformados em lotação que estão na área itaqui-bacanga e vindos para o centro só complicam o trânsito. Tem que corrigir essa questão do transporte público e incentivar as pessoas a usar o ônibus mesmo. Só que tem que diminuir essas gratuidades e forçar as empresas a comprar ônibus novos.

  10. A verdade é que se não fizer uma pesquisa com a população a maioria vai confirmar que a Prefeitura é culpada por não ter criado meios de manter essa frota em boas condições. Por que em outras cidades do país os ônibus são mais novos? Por que Belém já tem corredor exclusivo e aqui não tem? Por que são concedidas tantas gratuidades?

  11. Marco,
    Está faltando algum complemento em seu post.Diga porque esse tempo todo os empresário cultivam essse prejuizo? desculpe mais suas informações não podem está correta.
    Um abraço

  12. Faça-me um favor, gratuidade é direito rapaz, coloca uma solução aí como sugestão, e os ganhos absurdos dos vereadores, e esses empresarios são tudo pobrezinhos né? realmente você quer o que ? que não tenha direito a gratuidade? se tá do jeito que tá é por falta de compromisso entre prefeitura e empresas. mostra aí no seu blog o faturamento dessas empresas? te desafio a mostrar já que você só teve acesso aos dados dos usuarios do transporte publico. é melhor rever sua postagem.

  13. Não deturpe a informação, 28,65 pagam a vista. mais 26,94 pagos parte da prefeitura e parte dos funcionários, mais 23,46 pagos de meia-passagem p/estudantes (11,73) somando 67,32 pagam passagem. Você está do lado dos empresários na inten
    ção de prejudicar os trabalhadores e a prefeitura.

  14. Não sei se este tal Gledson é burro ou está se fazendo de burro… De que adianta você faturar mil se está gastando mil e quinhentos? Esta matéria foi bastante esclarecedora. Assim como eu, grande parte da população nao sabia que nao existe qualquer subsidio pelas gratuidades e meia passagem.. Um absurdo!!

  15. o trabalhador q usa vale transporte paga do mesmo jeito p a empresa, atraves d empregador. ora bolas

  16. D’EÇA ISSO FOI MUITO MAS MUITO DESONESTO!

  17. Marco Derça,

    Existe certos ganhos sociais que penalizam o resto da população. 40% dos que usam meia passagem são economicamente ativos. No final das contas o Pai e Mãe de família quem vão trabalhar é que pagam a conta.

  18. Olha tem gente que acredita hehehe. Poxa ate eu to com pena dos empresarios de transporte tadinhos. É por isso que varios deles abrem mao das suas linhas e ate vendem suas empresas. Hehe santa burrice.

  19. Serio?? Entao peça ao set pra vir a publico e mostrar os faturamentos das empresas. Ou entao pra estes “pobres empresarios” deixarem suas linhas. Este texto seu é uma piada e nem um imbecil vai crer nisso.

  20. Assim fica difícil os empresários fazer investimentos em melhorias nos serviços e renovar a frota, que é velha e totalmente sucateada, se são obrigados a trabalhar sem o devido retorno, tendo que bancar as vantagens e mordomias oferecidas por políticos sem escrúpulos, que se utilizam da posição que exercem para fazer média oferecendo “gratuidade” na passagem para aqueles que podem pagar, encarecendo assim o preços para os que não são atingidos por essas benesses indecentes oferecidas por aqueles que se acostumaram a tirar proveito pessoal fazendo continência com o chapéu alheio.
    Lamentável!!

Comments are closed.