Do blog de Daniel Matos
Usuários de ônibus de São Luís estão entre a cruz e a espada. Após nova alegação de falência do sistema, apresentada pelos empresários, e diante de mais um impasse na negociação entre patrões e empregados, os cidadãos que usam coletivos para se locomover na Ilha fatalmente sofrerão as consequências de mais uma greve do transporte ou arcarão com um reajuste de passagem.
Aberta ontem, a mesa de negociação entre os Sindicatos dos Rodoviários e das Empresas de Transporte de Passageiros não registrou qualquer avanço. Enquanto motoristas, cobradores e fiscais reivindicam reposição salarial de 15% e reajuste de 25% no valor do tíquete-alimentação, os donos de empresas gareantem não ter condições financeira de atendê-los.
É quase certo que não haja acordo, como em anos anteriores. Intransigentes, as duas partes estão dispostas a ir até o fim. No caso dos trabalhadores, a luta é para ter direitos reconhecidos. Quanto aos empresários, estes nem cogitam em ter o seu lucro ainda mais comprometido, como vêm alegando, ano após ano.
Em meio à polêmica, ainda não se viu nenhuma manifestação do poder público município. A tendência é que a prefeitura espere até o último momento. A propósito, a lógica é que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) escale como porta-voz do seu governo na questão a secretária de Trânsito e Transportes, Myrian Aguiar, que tem larga experiência nesse tipo de negociação, mas também mantêm forte ligação com os empresários, inclusive elos familiares.
Sem entendimento entre as partes, há dois caminhos: o reajuste da tarifa, o que poderia resolver o problema, pelo menos por enquanto, ou uma greve, e todos os seus transtornos, já bastante conhecidos pela população da capital.
Mesmo com a intervenção sempre providencial da Justiça.
Caro Macabeu, realmente não da para igualar transportes de São luis ao de São Paulo; lá, a tarifa custa 3 reais, a Prefeitura paga 80 MILHÕES por mês para manter o sistema funcionando e já anunciou um aumento de passagem para Julho; lá, o prejuízo é pago, seja pela tarifa ou por subsidio;
Agora lascou. Sem aumentar as tarifas os empresários podem dizer que não têm como comprar ônibus novos e se aumentar o valor das passagens todos os suários reclamarão. E aí?
Temos que observa que o trânsito de São Luis estar um caos e entender que a prefeitura não esta fazendo nada para resolver esse grande problema, a quantidade de buracos que temos aqui na Cidade Operaria faz com que a frota de ônibus urbano e de carros de passeio fiquem sucateado. O que vai adiantar encher a cidade de ônibus novos se não tem por onde eles trafega. pegamos o mapa de São Luis a 10 anos atras e mostre-me o que mudou de tão grande nas vias de trânsito para melhora essa situação atual.
Marco, tem alguma coisa errada ai. Não tem lógica esses empresários ganharem tanto dinheiro e os carros estarem tão velhos assim. Qual empresário em sã consciência deixaria de investir na sua fonte de renda? Acho que se vissem atualizando esse valor da tarifa aos poucos a situação não chegaria ao ponto que está. E agora?
Bernardo Silva, seja coerente, comparar a frota de ônibus de São Paulo com a de São Luis e exigir os mesmos direito para os Empresários daquir é um absurdo. Lá existe vários tipo de ônibus, nenhum sucata, existem Onibus para executivos, para turista, ect com vários valores a gosto do freguês, ônibus monobloco com ar. Aquir não tem nada disso, lá os politicos se importam com a população aquir não, lá os empresários são responsáveis aqui não, aquir só se interessa com lucro que é desperdiçado e mau empregado Querer aumentar passagem baseado em qualidade que aquir não tem, querer penalisar os trabalhadores com aumento em detrimentos da incompetência dos empresários, pelo não cumprimento de sua obrigações é pura falta de conhecimento da real causa, pior é não poder pagar as passagens. Que os empresários mude seu modo de trabalhar e procure eficiência nas suas ações, contrate profissionais gabaritados com competência para gerir suas empresas e deixe de explorar os trabalhadores e estudantes.
Agora quero ver se esse EDI-H Jr é macho mesmo…GREVE ou AUMENTO ??
Do jeito que ele é FRACO e essa Myriam é INCOMPETENTE , deveremos ter primeiro GREVE e depois o AUMENTO !
Temos que parar com esse discurso de que os empresários estão muito bem obrigado e olharmos os fatos: a frota tá sucateada, as dívidas fiscais das empresas são impagáveis e a tarifa é a mais baixa do país! Sejamos realistas! Marco, por que você não divulga a tarifa média de TODAS AS CAPITAIS do Brasil, da mais cara até a mais barata? Assim a sociedade para de falar o que não sabe! Andei de ônibus em São Paulo, e paguei 3 reais na passagem. E lá vai subir a passagem de novo em julho; tudo subiu (combustível, salário Mínimo, etc), e não tem como manter o sistema (mesmo nas piores condições) funcionando!
Ta faltando a concorrência pública pra transporte coletivo em São Luís…..
OLHA AÍ MARCO, TU TEM UMA EXCELENTE GREVE DOS PROFESSORES E TU SÓ FALA DE UMA GREVE QUE AINDA NEM COMEÇOU? O RICARDÃO NÃO LIBERA TUA LINGUA PARA FALAR DOS PROFESSORES, ALIÁS, ELE ANTES DE SER GOVERNADOR DIZIA QUE DEFENDIA OS PROFESSORES, GANHOU VOTO DA CLASSE E SUMIU, CADÊ QUE O RICARDO DEFENDE OS PROFESSORES, ISSO QUE É GRATIDÃO, NEM TU ELE LIBERA PARA FALAR DA GREVE, ISSO QUE É SUBORDINAÇÃO EFICIENTE.
Marco não é o usuário que tá com a cruz e a espada na mão e se a secretaria Miriam Aguiar pra ver que lado ela vai, quero que tenha greve pra ver como ela vai se sair dessa.
Marco não é o usuário de transporte
Marco, como ficou a questão da multa aplicada pela Justiça do Trabalho ao Sindicato dos Rodoviários, referente a greve do ano passado?
Aumentar passagem, isso é um absurdo, já que a passagem de São Luis é muito cara para andar em ônibus velhos, fedorentos, furados, lotados, onde mais parecem latas velhas ou mesmo latas de sardinha empilhando pessoas umas por cima das outras.
Os terminais são uma porcaria, não comportam o número de passageiros, a quantidade de ônibus é pequena para transportar o grande número de passageiros.
Se tivessem ônibus novos, cheirosos, com ar condicionado, limpos, os passageiros até podiam pagar mais caro que compensava, mas do jeito q estão esses cacarecos, não da pra paga nem um real.