20

Nesta, o blog apoia Edivaldo Júnior…

Holandinha e a demissão dos SPs: polêmica, mas justa

Muita gente tem se posicionado contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) pela sua decisão de demitir os funcionários do tipo “Serviço Prestado”.

Um dos argumentos para criticar o prefeito é o fato de que ele próprio se beneficiou do esquema dos SPs, mantendo, junto com o pai, cerca de 400 funcionários deste tipo durante toda a administração João Castelo (PSDB).

Mas este blog apoia a decisão de Edivaldo Júnior.

Primeiro, que há muita distorção em relação ao que está sendo dito – ou não dito – pela prefeitura.

É preciso deixar claro que houve um recadastramento de servidores de todos os tipos na administração municipal, durante 60 dias. E aqueles que não compareceram para atualizar os dados funcioais – e só aqueles – disseram à prefeitura que não existem ou não querem trabalhar.

E se não querem aparecer no local de trabalho – ou dar a sua contrapartida à prefeitura, de uma forma ou de outra – nada mais justo do que demiti-los.

O que Holandinha precisa ter é honestidade e transparência para demitir, inclusive, aqueles ligados a ele próprio.

E mostrar isso, publicamente, à soc iedade.

Este blog também não é contra que os vereadores indiquem um, dois 10, 100 pessoas para compor o quadro de trabalhadores – até por que o servidores efetivos não dão conta de todas as funções.

O blog entende que isto é parte da contingência política.

O que não pode é o contratado ficar em casa apenas esperando o dinheiro cair na conta, sem nenhum tipo de contrapartida – dele ou do padrinho – pelo dinheiro que recebe.

Por isso este blog considera correta a decisão do prefeito.

É ponto para Holandinha…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Tira por um lado e coloca por outro, pois são tantos funcionários novos nas escolas que estão brigando para pegar na vassoura.

  2. Conheço diversos casos em que os SP’s ainda que trabalhando, mas ligados ao prefeito anterior, não conseguiram se recadastrarem porque encontraram obstáculos e isso aconteceu mesmo e é muito sério. Teve chefe de RH sumindo com documentos e dizendo que o sistema estava travando, porque faltariam alguns dados, como o número do PIS por exemplo, o que não é nem necessário, mesmo assim pediram. Foi uma cassa as bruxas. Vi uma cena horrível, um chefe de RH berrando com uma Secretária e dizendo que ele estava lá por ordens da SEMGOV e que iria fazer o que eles mandassem e não ela. Foi horrivel. Pode anotar: HAVERÁ MUITOS SP’S QUE TRABALHAM DESDE 2005 ou ANTES que irão para o olho da rua sem indenização, sem nada! Vai ser uma chuva de ações na Justiça do Trabalho pedindo direitos trabalhistas (porque eles tem, apesar da nulidade dos contratos)… vais ser uma tragédia!

  3. Marco, gostaria de registrar aqui o fato de alguns funcionários lotados na SEMGOV, empregados na época de João Castelo, encontraram obstáculos burocráticos (pra não dizer má vontade) para efetuar o recadastramento. Coisas do tipo, a documentação ser perdida dentro do órgão, a chefe do setor viajar e não ter um substituto para fornecer a documentação ou assinatura necessária e por aí vai. Foram “forçados”a perder o recadastramento.

  4. MARCO, GOSTARIA DE SABER DE ONDE VAI SAIR A GRANA PARA TE PAGAR, TU SÓ FAZ POST ASSIM PARA QUEM TE PAGA, BIA VENÂNCIO QUE O DIGA, SERÁ QUE QUEM VAI TE PAGAR É O MARCIO JERRY? SERÁ?

    Resp.: Por que você não pergunta a ele?

  5. “…até por que os servidores efetivos não dçao conta de todas as funções.”

    Triste essa sua frase. Representa o próprio pessoalismo já tão combatido em nossa ordem jurídica.
    Ora, se os atuais servidores efetivos não dão conta, crie mais cargos públicos e abra concurso. SIMPLES. Obedeça-se à CF/88. Ou essa carta não serve para todos?

    Resp.; Um comenarista anterior já explicou por que eles não dão conta. Vc leu?

  6. Seria bom se o novo prefeito, tapasse os três buracos na avenida dos holandeses que com certeza acarretarão prejuízos aos motoristas dessa cidade. Os três se localizam em frente ao Restaurante Base do Rabelo no Olho D’ agua.

  7. Marco,gostaria ressaltar uma coisa que não concordei com o post. Muitos servidores não tiveram sequer acesso ao RH da secretária em que estava lotado, e os que tiveram é porque tinham o aval de alguém próximo do prefeito ou aqueles que tinham ligações com secretários por indicação política e digo mais,muitos que obtiveram suas chancelas por estas vias vão continuar sem trabalhar. Sei de detalhes!!!

  8. – “O blog entende que isto é parte da contingência política”.

    Isto é falta de vergonha na cara desses politicos corruptos, enquanto a população não aprender votar isso vai acontecer, e os concursos públicos?? SP, é inconstitucional, serviço público só através de concurso. Que demita todos e abra concurso público para o preenchimento das vagas ociosas (caso estes postos sejam realmente necessários).

  9. Marcos Deça, concordo com vc quando diz que quem não se recadastrou e não trabalha tem q sair, mas na SEMOP, falo de lá pq tenho uma filha q trabalha lá, o salario dos funcionários está suspenso este mês de abril. Ninguém sabe o motivo, mas foi o prefeito q mandou suspender, pq o secretario andou cadastrando pessoas q não trabalham e quem está lá trabalhando é que paga pelo erro do outro. Esse prefeito ta mostrando a cara! Na campanha não foi isso q ele disse.

  10. TAMBEM APOIAMOS QUALQUER INICIATIVA QUE O PREFEITO TOME PARA MORALIZAR OS RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA. E PORQUE ELE NAO ABRE CONCURSO PUBLICO PARA COLOCAR A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO? O POVO JÁ ESTÁ CANSADO DE TANTAS PILANTRAGENS NAS CONTRATAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL E NA PREFEITURA DE SAO LUIS, E SE, HOLANDINHA É O NOVO, PORQUE NAO COMEÇA ESSA REVOLUÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA?

  11. Marcos, concordo plenamente com tudo que foi dito.
    A população já não aguenta mais essa prática nefasta que insistem em fazer parte da vida política do nosso Estado, onde em todos os órgãos, em todos os poderes, em todos os municípios os gestores não cumprem com as determinações previstas no Art. 37, inciso II da Constituição, onde determina que o ingresso no serviço público deve ser feito através de CONCURSO PÚBLICO.
    Vamos aguardar para ver se a “honestidade” a que você se refere vai culminar com a abertura de concurso público para preencher as vagas abertas com essa acertada decisão.
    Parabéns Marcos! e ponta para o jovem Prefeito.

  12. O JONATAS AGUIAR NÃO SABE VIVER EM DEMOCRACIA POIS PELO SEU COMENTÁRIO SÓ VALE AQUILO QUE ELE CONCORDA. ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO É SABER VIVER COM O CONTRADITÓRIO RESGARDANDO A TODOS, SE NECESSÁRIO, O DIREITO A AMPLA DEFESA
    NA PRÓXIMA CRÍTICA À PREFEITURA ELE JÁ VAI MUDAR O TOM DO COMENTÁRIO, RSRSRSRS, ESSES COMUNISTAS………

  13. “Servidores efetivos não dão conta de todas as funções.” Isso porque gastam grande parte do tempo n horário d trabalho tomando café e fofocando e inventam mil doenças p não ir ao trabalho. Se pelo menos os supervisores dos preguiçosos cumprissem sua função, a situação melhoraria muito.

  14. a historia não é bem assim marco tem muita gente que trabalha se cadastro e perdeu o emprego vá na semop secretária de orçamento participativo que lá foram todos exonerados os serviços prestados ficou só os efetivos e lá muita gente que foi exonerado trabalhava de fato procure se informa sobre o caso ok !!

    Resp.: preciso dos dados. mande-me e eu analiso os fatos.

  15. Estimado colega, parabéns pelo comentário. Embora, não seja preciso falar ou melhor relatar aqui, dois vereadores do antigo prefeito tinham cerca de oitocentos funcionários que nem compareciam no local de trabalho. Detalhe os dois foram reeleitos.

  16. Até que fim. Seus visitantes vão começar a visitar mais seu blog depois dessa. Gostei muita do seu post. Parabéns!

  17. Caro Marco Aurélio, tds compreendemos a questão do recadastramento, e acredito que ninguém é contra este tipo de situação, mas na verdade as coisas não transcorrem assim, pois vc como blogueiro sério, que vai atrás da informação deve saber que o recadastramento é uma piada, pois basta algum secretário ou vereador abonar para o funcionário permanecer, seja fantasma ou não.
    Ademais, basta vc ir as secretarias e ver o pânico que os servidores estão sofrendo, parece até “bullying” em tds secretarias os SP estão sendo informados que nos próximos meses serão exonerados tds que eram da era Castelo.

  18. A melhor frase deste post é essa: “O que Holandinha precisa ter é honestidade e transparência para demitir, inclusive, aqueles ligados a ele próprio.” Agora é aguardar. Vamos verificar daqui a 8 meses quem são os sp’s que não trabalhariam mas que permaneceram na mesma condição, principalmente os tal falados quase 400 então mantidos pelo Ed-H, The Father.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *