22

João Abreu pensa igual ao blog: a saída da Caema é a privatização…

http://www.blogsoestado.com/zecasoares/files/2013/02/joaoabreu.jpg

João Abreu tem visão empresarial: resultados e eficiência

Este blog já defendeu publicamente a privatização da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) como única forma de garantir a qualidade na prestação de seus serviços. (Relembre aqui)

Como empresa vinculada ao controle público, a Caema serve apenas de sumidouro de recursos, com péssima atuação nos setores em que se propõe participar e engessada pela burocracia e incapacidade técnica características do serviço público.

Ontem, exatamente quando se divulgou mais um rompimento da adutora do Sistema Italuis, o secretário chefe da Casa Civil do govenro Roseana Sarney (PMDB), João Guilherme Abreu, também defendeu a privatização da Caema, em entrevista ao jornal O Imparcial.

Homem de negócios, empresário de sucesso, João Abreu não vê o trabalho da Caema apenas pela ótica do serviço público – com recursos a fundo perdido, falta de transparência na prestação de contas e ações paquidérmicas no dia-dia.

Para o chefe da Casa Civil, todas as empresas públicas precisam ter metas de eficiência e viver da cobrança intensa por resultados.

Adutora do Italuís: rompimentos constantes e serviços ruins

Um exemplo de privatização bem-sucedida é a Cemar, hoje uma das companhias mais eficientes do país,  com constante aprimoramento de sua prestação de serviços e investimentos maciços em tecnologia.

A manutenção do vínculo da Caema com o estado só interessa a grupos interessados no aparelhamento dos sistemas públicos e a sindicatos, preocupados apenas em arrancar o último centavo dos cofres públicos, em ações constantes de revisão salarial e perdas por isso e por aquilo – uma característica universal do  serviço público, em todos os níveis.

João Abreu está corretíssimo em defender a privatização da Caema.

E o próximo governador, seja ele quem for, tem obriugação de, pelo menos, abrir o debate sobre a qualidade do serviço prestado pela companhia – e saídas para melhoria desses serviços.

A menos que queria continuar usando a empresa para interesses políticos ou sindicais.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Eu não vejo a privatização da Caema como salvação, o senhor João Abreu foi gerente de qualidade de vida o que fez para melhorar a empresa quando a mesma era ligada a sua gerência? nada o caminho para mudar o Maranhão é tirar a” Rosengana “do comando e não vamos entregar o nosso patrimônio para forasteiros. Fora Ricardo Murad você está quebrando a nossa saúde

  2. Essa historia de privatizar ´e a saída ´e antiga de mais e não colo, pois se sucatea os bens públicos exatamente para dizer que não funciona e não presta para poder passar para as mãos da iniciativa privada e depois de privatizado vai funcionar com os mesmos operários e gestores prestando o mesmo serviço e ate mesmo com qualidades inferiores a anterior. Chega de entregar o patrimônio do povo nas mãos desses tubarões.

  3. Isto acontece porque Ricardo Murad fica se metendo aonde não é chamado ao invés de ir cuidar do que é obrigação dele.
    E de quem é a culpa? É da dondoca mimada que fica brincando de ser Governadora, sem ter a mínima competência pra isso.

  4. A CAEMA perde 65% da água que trata e só trata 15% dos esgotos de São LUis.
    É certamente uma das empresas mais incompetentes e inoperantes do MUNDO.
    Eu já digo que precisamos privatizar a CAEMA há muito tempo neste blog.
    PRIVATIZEM JÀ !

  5. Zezinho pinteco bandeirola,tu não podes falar de Ricardo Murad assim cara,quero te convidar filhote de galinha para acompanhar o cotidiano de Murad(não é o marido Da Roseana)é SECRETARIO DE SAUDE DO MARANHÂO,é trabalhador,acorda cedo,recebe todo mundo bem e a maioria dos políticos gostam da maneira como ele conduz a saude do Estado.Agora pintinho,tu parace que é pau mandado do Flavio Pseudo Comunista Dinossauro.Não fale mais nesse tom do cara pintico.

  6. O MAIOR EXEMPLO DA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO ROSEANA SARNEY É A CAEMA,MAIS ESPECIFICAMENTE, O SISTEMA ITALUIS.

  7. NA REALIDADE O PROBLEMA DA CAEMA É A ADMINISTRAÇÃO RICARDO MURAD, SE O RICARDO FOSSE ADMINISTRAR O DESERTO DO SAARA, COM 4 ANOS FALTARIA AREIA, NÃO DUVIDO NADA QUE NÃO SEJA ALGUEM QUE TENHA FEITO DE PROPÓSITO SÓ PARA FATURAR COM OS CARROS PIPAS IMPORTADOS DO SERTÃO DE ALGUM ESTADO ONDE REALMENTE EXISTE SECA.

  8. Marco,
    Há muito que o estado é incompetente neste setor. A Caema como a Cemar, precisam o tempo todo de investimento se não…para.
    A Cemar tá fora, agora é a vez da Caema!
    É preciso coragem!
    cordeiro

  9. Marcos,
    Iremos ter a conta de água mais cara do Brasil, assim como aconteceu com a Cemar que cobra dos maranhenses a conta de energia mais cara do país.
    Marcos

  10. Mas não é o Ricardo Murad que se intitula o “melhor secretário do Governo Roseana”? Se ele é o melhor assim, imagina os outros…

  11. Esses serviços essenciais devem ser prestados pelo Estado. O que se deve questionar é o porquê os serviços de abastecimento de água e esgoto funcionam bem em outros Estados e no nosso são extremamente deficitários.

  12. Se o governo não tem competência, porque não faz a municipalização como deveria?

  13. O que João Abreu falou, está inconciente nele, que não deixa de ser uma ofensa para quem os emprega, Roseana não vai gostar, está provado então, a incompetência dela e de seu governo para dirigir o orgão. Entregam então a um Consorcio de funcionários, que aposto tem mais resultado do que os apaniguados e protegido que hoje estão na direção da empresa. Emtregar uma empresa que tem capacidade de angariar milhões em recurso pra Ricardo Murad é entregar dinheiro a rato, não pode ir pra frente uma instituição dessa.
    Os comentário é só para o teu gasto, não tens coragem de publicar mesmo!!!.

  14. TU ESTÁ MALUCO MARCO, TU ACHA QUE TEU PATRÃO RICARDÃO VAI DEIXAR SAIR DAS MAÕS DELE A GALINHA DOS OVOS DE OURO? OUTRA COISA, ESTE SERVIÇO DE AGUA E ESGOTO SÓ NO MARANHÃO É TOCADO PELO GOVERNO DO ESTADO, EM TODOS QUE SEI ISSO FICA SEMPRE COM A PREFEITURA MAIS NO MARANHÃO TUDO QUE FAZ DINHEIRO FICA COM O GOVERNO, TUDO, ACHO QUE ATÉ O JOGO DO BICHO PERTENCE ALGUEM DA FAMILIA, ENGRAÇADO É QUE NO MARANHÃO A GENTE CHAMA DE FAMÍLIA, EM CUBA, CHINA, COREIA, VENEZUELA E COREA DO NORTE CHAMAM DE PARTIDO, TUDO QUE FAZ DINHEIRO É DO PARTIDO, NO MARANHÃO É DIFERENDE CHAMA-SE FAMILIA.

  15. Marcos, o problema da CAEMA é a má gestão, que é fruto do uso político que é feito da Cia pelo governo, que sem nenhum constrangimento faz uso eleitoral da Empresa, para angariar voto.
    Por falar em CAEMA: cadê os milhões que foram liberados para perfuração de novos poços, recuperação dos que já foram perfurados e não estão em funcionamento, e a tão propalada duplicação do sistema de captação de água do Rio Itapecuru bem como a despoluição dos rios e praias da Ilha?
    Com a palavra aquele secretário que importou para o nosso meio a indústria do caminhão pipa, essa prática vergonhosa, que tanto nos envergonha e só serve para garantir o enriquecimento de gente sem escrúpulo, que se utiliza da miséria alheia para tirar proveito pessoal.
    Será que vão fazer com a CAEMA o mesmo que fizeram com a TELMA, o BEM e a CEMAR?
    Lamentável!!!

  16. Sera que realmente essa é a saída, ou o problema estar na péssima administração do nosso Estado mal governado por Roseana Sarney, não seria melhor o povo maranhense criar vergonha na cara e deixar de votar nessa família Sarney que representa todo atraso do MA e de nosso povo.
    Como andas a obra da substituição dos 19 quilómetros da adutora do sistema produtor Italuis e quando vão acabar essa obra para deixar de causar transtorno a população ludovicense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *