Quando o programa Luz para Todos foi lançado, em 2003, Dilma Rousseff era então ministra de Minas e Energia. Na época, o programa alcançou 3 milhões de famílias, segundo dados divulgados no jornal Folha de S. Paulo.
O governo anunciou que restaria atender 342,7 mil até 2014. Contudo, após balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de distribuidoras nos Estados mostram um quadro diferente.
Desde que a troca de comando na pasta, houve estagnação em comparação com o ritmo acelerado no crescimento de moradias cada vez mais distantes.
No início deste ano, o saldo de moradias sem energia elétrica chegava a 1 milhão – de um total de 58,5 milhões de residências no país, segundo o IBGE.
Agora, além da perda do projeto da Refinaria Premium, outros setores de energia estão parados e sem fase de conclusão.
O Luz para Todos é um deles.
Segundo o ministério, “estudos sobre os dados apresentados pelas concessionárias não foram concluídos”.
No atual ritmo de atendimento, mais de 285 mil devem continuar sem luz depois de 2014.
Parabéns marco por esta matéria, só pra lembrar em Barra do Corda a menos de 10 km da sede do municipio nos povoados (São Pedro, Olho dágua, riacho feio) até hoje não chegou a energia elétrica e o pior temos dois deputados (rigo teles e tatá) que nunca fazem nada por nós e pensar o programa luz para todos foi prorrogado até o fim do ano, triste muito triste. ainda temos o ministro de minas e energia e maranhão. pobres de nós maranhenses.
o maranhão estar é pior situação ninguém fiscaliza o coordenador do programa estar de mãos atadas com a cemar que só coloca luz onde quer e vai peorar porque a equatorial/cemar comprou a companhia do pará e parte da equipe foi embora para lá cemar só coloca energia onde um prefeito ou deputado pede é apenas eleitoreiro, tem mais de 100 ilhas as escuras, bem aqui em Cajual no municipio de Alcântara se quer tem projeto e pasmem o ministro é do Maranhão e mais de 200 mil familias não tem energia eletrica e programa encerra em 2014, como a refinaria o PLPT já era.
Até hj a comunidade do povoado Santa Rosa no município de São Félix de Balsas-MA aguarda a chegada da energia elétrica prometida há anos. O tal do “projeto vermelho” da Eletronorte com a Cemar nunca saiu do papel.
Marco, falar em apagão, lembrei-me de repente da TVN. Não sei o que é pior, toda vez que chove vem o apagão e quando a “luz” volta a TVN está fora do ar. Meu Deus, é muita tortura. E se falta luz, também vem a falta d’água pois as bombas não funcionam. Será possível? Acho que vou voltar pro mato de onde nunca devia ter saído
Parabéns pela matéria, eu já havia feito esta denúncia anteriormente: http://www.blogdorildoamaral.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-03-05T14:04:00-08:00&max-results=6&start=1&by-date=false , chegaram a pedir até favores para que estas famílias fossem beneficiadas, vergonha para todos, pois a energia é para todos, menos para os maranhenses.
É o nosso grande Gestor Lobão… kkkkkkkkkkkk
Brasil o país dos apagões
Brasil o país dos combustíveis com os preços estratosférico.