46

A privatização da Caema…

Caema já não consegue cumprir sua missão

Não há nenhuma dúvida de que a Caema não tem – e nunca teve – capacidade técnica e gerencial para coordenar o setor de saneamento e abastecimento d’água em São Luís.

Ao longo dos anos, a companhia serviu apenas de escoadouro do dinheiro público e de berço esplêndido para servidores acomodados e para sindicalistas fugirem à responsabilidade do trabalho diário.

A Caema perde em capacidade até para os  Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), espalhados por vários municípios.

Apesar do esforço do governo, ano após ano, para fornecer, pelo menos, o básico, a empresa não consegue cumprir o mínimo de sua missão.

Não há outra saída senão a privatização ou terceirização do setor.

Há exemplos, aqui mesmo no Maranhão, de serviços que melhoraram com a entrega à iniciativa privada.

Serviço Público de carro-pipa: volta ao passado

A coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana em São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar e outros municípios, se não chegaram à  excelência, pelo menos nem se comparam aos péssimos serviços prestados pela antiga Coliseu, outro sumidouro do dinheiro público em âmbito municipal.

Que dizer então da Cemar, que vem melhorando a qualidade dos seus serviços desde a privatização,no início dos anos 2000?

Ainda não é excelente, mas está melhor que antes.

A Caema não consegue tratar o esgoto de São Luís, não consegue resolver o problema do abastecimento e não consegue, sequer, despoluir as praias – apesar de cobrar muito alto por isso.

Uma Caema sucateada só interessa aos sindicalistas – que terão sempre um espaço para não trabalhar – e aos não se preocupam com a qualidade de vida que deveria “jorrar” das torneiras gerenciadas pela companhia.

Sem uma gestão eficaz, com metas e com investimentos sólidos, buscando o lucro – em troca de serviço pleno –  o desperdício de água e de dinheiro público se perpetuará.

Como se perpetuará também o abastecimento em carros-pipa, maior símbolo da incapacidade da Caema.

Coisa do século XVIII…

Marco Aurélio D'Eça

46 Comments

  1. E verdade, já observou como anda diversos seguimentos dos serviços públicos que utilizamos como: telefonia celular, SUS, segurança pública e olha que os bichinhos mesmos presos aprontam em!!! pois é aí vem você babaca babão falar que existe incompetência de gestão me diz mesmo quem a CAEMA estar subordinada ?? Oras companheiros tem cada idiota que vem a publica postar algo como esse quer saber vamos privatizar os blogues o governo do estado por que é incompetência pra todo lado.

  2. caro amigo. jah q vc se diz jornalista, procure ao menos se informar antes de falar qualquer coisa sobre as verdadeiras razões do sucateamento da caema, facil aqui culpar os trabalhadores, chamando-os de acomodados, pois estes sim são a parte mais fragil nessa disputa, para mim o jornalista deve ser imparcial e ir atras da noticia da forma em q ela se apresenta, sem mascara fatos e tentar induzir a opinião dos leitores a conclusões precipitadas e falsas. Te desafio aqui a ir atrás da noticia e publicar aqui no seu blog as noticias e fotos q justificam o estado atual da caema. Peço a vc que faça uma visita as obras do sistema Paciência, peço a vc que visite as obras da barragem do Batatã, peço a vc que visite as obras da E.T.A Sacavem, Peço a vc q visita as obras do Pac saneamento do rio anil, inclusive aquela do caratatiua. Tire fotos, se informe dos valores, andamentos das obras e prazos de entrega e divulgue aqui no seu blog, compare os valores da contrução de um sistema inteiro de abstecimento de caxias do sul, com captação estações de tratamentos e mais 33 km de rede se não me falha a memória, com os valores pagos a construção de somente 19 km de rede do sitemas italuis, vá mais fundo investigue sobre a adutora de 1800 mm que até hoje tem sua captção abandonada no sistema italuis com canos dentro do mato e estação de tramento tbm abandonada, investigue e informe aos seus leitores sobre todas essas obras q visam a melhoria dos serviços prestados pela caema e diga de quem é culpa do atual falência do saneamento em São Luis. Tah feito o desafiu!!!

  3. PALHAÇO !
    Aposto que tem algum amigo seu que vai levar algum por fora caso isso aconteça, por isso sua opinião é essa.
    Vender patrimônio público por causa de incompetência de ‘gestores” indicados por políticos eleitos pelo povo. Ou seja, reclamam que a companhia não funciona, mas não condenam nem exigem a troca da sua diretoria por pessoas competentes. Esse é o eleitorado brasileiro…ignorante, cego, burro e com memória curta. Veja o absurdo do valor pago na tarifa de energia, talvez uma das maiores do Brasil…
    Por outro lado, há os trabalhadores decentes, que dali retiram seu sustento familiar, trabalhando sob sol escaldante ou com jornada de 8h diária operando computadores precários ou utilizando maquinário tbm precário para tentar fazer com que a população tenha um pouco de qualidade no recebimento de um serviço, enquanto um blogueirozinho de meia pataca vem chamar-lhes de “servidores acomodados”.
    Não estou dizendo que eles não existam, só que não podem ser generalizado.
    Você é um PA-LHA-ÇO !!

  4. Esse cara que se chama autor do texto. não intende nada da caema e fica falando asneira.

    A conta é simples. A caema arrecada milhões por mês, mais pra onde vai esse mundaréu de dinheiro, pros bolsos da Políticos que Mandam no estado, que não precisa nem falar quem é.

    ai claro que não vai sobrar dinheiro. para fazer manutenção e melhoramento da rede. veja bem no caso por exemplo desse mês, a CAEMA. arrecadou, agora pergunto aonde está o dinheiro desse mês a Roseana investiu onde?

    Ai vem você fazer uma matéria comprada, pra defender os políticos e colocar a culpa no míseros trabalhadores que estão lá lutando pelo sustento da família. que a mesma caema as vezes não dar nem EPI, para os mesmos. sem condições de trabalho. e o local de trabalho todos sucateados. e pergunto porque sucateado? é simples porque arrecada e não gasta o dinheiro na caema somente para ganhos pessoais dos próprios políticos.

  5. e cidadão tu esta é no maranhão,entao tu não sabes que tua logica para ser fundamentada tens que começar vendendo e o maranhão pois ja viste em jornais de rede nacional noticias deste estado se não das piores possiveis em todos os seguimentos,agora vem falar em privatização.coisas que so se ver no marão vai se inormar antes de criticar.

  6. ainda bem que vc não é presidente do Brasil,pois se fosse teria vendido o nosso país com a desculpa de que seria mais produtivo e desenvolvido.acorda cidadadão, se não e capaz de lutar não atrapalha.

  7. Parabéns, a todo grupo Sarney e às marionetes dele como o Marco Aurélio D´Eça. Conseguiram privatizar a CAEMA.

    Ah, Marco, parabéns em especial pelas mentiras postadas.
    Mas, devo dizer aqui que o seu governo nunca investiu na CAEMA, sempre a idéia foi a de vender a empresa.

    Eu entendo que vc precise mesmo defender esse grupo, pois, muito em breve terá que arcar com contas de água absurdas e precisa garantir seu salário p isso.

  8. É MUITO FÁCIL FALAR EM PRIVATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA QUANDO NÃO SE BUSCA SABER REALMENTE O QUE LEVA OU LEVOU A EMPRESA A ESTAR PASSANDO POR ESTA CRISE. BUSQUE REALMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, INFORME-SE COM NÚMEROS E DADOS VERDADEIROS, ENTREVISTA DIRETORES E COORDENADORES PARA SABER O QUE ELES TÊM A DIZER SOBRE A CRISE INSTALADA NA COMPANHIA. NÃO SAIA BOMBARDEANDO UMA EMPRESA QUE O SENHOR TALVEZ NUNCA TENHA PISADO NA SEDE DESTA. SEJA CAPAZ DE RACIOCINAR, NÃO PREGUE DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL A PRIVATIZAÇÃO DA MESMA, POIS SE POR ACASO ACONTECER, TALVEZ O SENHOR MESMO SERÁ UMA VÍTIMA DAS TAXAS ABSURDAS QUE TODA EMPRESA PRIVIDA COBRA NOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA MESMA. A CEMAR FOI PRIVATIZADA SIM, MAS LIDERA O ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES FEITAS PELOS CONSUMIDORES, SEM FALAR QUE AO INVÉS DE GERAR EMPREGO QUE ESTE PAÍS AINDA PRECISA MUITO, FAZ O CONTRÁRIO, SÓ DEMITE E EXPLORA DE MANEIRA INJUSTA SEU FUNCIONÁRIOS. ESTA HISTÓRIA DE PRIVATIZAÇÃO SÓ NOS FAZ SENTIR INCAPAZES, O QUE NÃO É VERDADE. IMAGINA QUANTOS PAIS DE FAMÍLIAS SERÃO DESEMPREGADOS E FICARÃO ÀS MAGENS DA SOCIEDADE. SE COLOQUE NO LUGAR DE UM FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, SOFRENDO QUASE TODOS OS DIAS COM A IMINÊNCIA DA CAEMA SER VENDIDA. O MESMO NÃO CONSEGUE TRABALHAR DIREITO, NÃO CONSEGUE RACIOCINAR. A MENTE ESTÁ SEMPRES NA DEFENSIVA, IMAGINANDO COMO SERIA A VIDA DELE SEM ESTE TÃO PRECIOSO EMPREGO. NÃO NOS FAÇA SOFRER AINDA MAIS PRESSÕES PSICOLÓGICAS, POIS AS NOSSAS MENTES NÃO SUPORTAM MAIS…

    LIDIO ALVES LOPES – LEITURISTA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTE DO MARANHÃO-CAEMA COM MUITO ORGULHO, LOTADO NA UNIDADE REGIONAL DE NEGÓCIOS DE PEDRERIRAS
    PEDREIRAS – MA

  9. Marcos você não sabe nada da CAEMA………..seus humildes trabalhadores lutam todos os dias e dão o melhor de se para fornecer um bom serviço a sociedade,embora esteja enfrentando essa a crise a os trabalhadores da CAEMA merecem respeito…..e não me venha falar de privatização……..

  10. É isso aí, Medeiros. Infelizmente, muita gente fala sem conhecer a história do saneamento no Maranhão, sem conhecer dados concretos da Caema e, principalmente, sem nenhum compromisso em discutir o assunto seriamente e defender realmente os interesses da sociedade.

  11. O serviço de abastecimento de água em São Luís começou com a Companhia de Águas do Anil da iniciativa privada, que faliu. Depois veio a Companhia de Águas de São Luís também da iniciativa privada que não deu conta do recado e acabou. Os governantes da época entenderam que os empresários maranhenses eram incompetentes e foram buscar na América do Norte o que havia de mais moderno em execução de obras e administração, foi quando entrou a Ulen Company. Ela sugou por muitos anos tudo que era arrecadado no Estado com impostos, causando um monumental atraso.
    Governo e oposição se uniram para expulsar a Ulen Compay e os serviços foram estatizados com a criação da Saeltpa, que depois foi dividindo os serviços e mudando de nome. Passou a Daes, Sanel e finalmente Caema.
    Em nenhum momento da história os serviços foram eficientes, mas com a Caema houve uma expansão do atendimento ao Estado financiado pelo extinto BNH. Sem uma política pública clara em relação ao saneamento e com poucos recursos financeiros fragmentados em vários ministérios o setor parou e o resultado é o caos que conhecemos bem.
    Agora querem enganar propondo a privatização como solução para melhoria do atendimento, quando na verdade o que precisa para se obter resultados desejáveis é fazer coincidir a disponibilização de recursos financeiros permanentes, acesso fácil no nível federal e metas bem objetivas, bom gestão nas empresas no nível estadual.
    Como a Caema não goza de bom conceito com a população será alvo fácil de artimanhas politicas dos dois lados e o povo vai ficando sem a água que tanto precisa.

  12. A QUEM INTERESSA REALMENTE DISCUTIR SANEAMENTO E O DESTINO DA CAEMA?
    Diante da matéria postada neste espaço, só podemos mais uma vez lamentar a maneira como o tema saneamento básico é tratado por parte daqueles que formam opinião pública.
    Ingredientes básicos compõe a receita de algumas das matérias sobre o assunto, inclusive a sua: dúzias de frases de efeito, algumas conclusões apressadas, opiniões estabanadas e, claro, a omissão dos verdadeiros culpados dos problemas da Caema, afinal são poucos os querem correr o risco de enfrentar os governantes, os representantes da oligarquia e, algumas vezes, seus próprios patrões.
    Nem queremos entrar no mérito da opinião do blogueiro sobre sindicalistas, afinal entendemos que alguns profissionais conhecem pouco o papel dos trabalhadores e do movimento sindical na história do Brasil. Não sabem o que realmente representam na construção da democracia do país, na conquista de relações de trabalho mais justas e decentes, na conquista de salários e condições de trabalho mais humanos e dignos. Poucos pautam o movimento sindical, o dia-a-dia nas empresas, as negociações, a busca e os produtos de um sindicalismo propositivo e sério. Muitos preferem pautar o capital e o poder hegemônico. Fazer o quê?
    Queremos mesmo discutir o destino da Caema e do saneamento básico no Maranhão. Gostaríamos muito que todos os blogs, todos os jornais, enfim, todos os meios, pudessem abrir espaço para socializar dados honestos, informações sérias, análises e opiniões plurais sobre o tema, antes de expressar opiniões como porta-vozes de determinados interesses obscuros.
    Não há dúvida de que a Caema está afundada numa crise gravíssima e com problemas de gestão. Também não é segredo para ninguém que tem sido cabide de empregos (especialmente cargos comissionados) e escoadouro de dinheiro público. No entanto, há muitas dúvidas sobre a origem e a intenção de algumas “informações” contidas na matéria, como:
    1. Os trabalhadores e os sindicalistas se beneficiam desse quadro.
    É estranho que só o jornalista Marco d´Eça não saiba quem realmente se beneficia com essa situação: quem tem cargo comissionado, quem apadrinha e quem é apadrinhado, quem desvia recurso público…O Sindicato pode melhor informar o jornalista, que, por sua vez, não pode comprovar qualquer beneficiamento de sindicalistas.
    2. O Governo tem feito esforço para fornecer o básico para a empresa.
    Esta afirmação é, no mínimo, inusitada. Quem conhece verdadeiramente a Caema e a relação que o Governo mantém com a Companhia sabe que isso não é verdade. O Governo não discute saneamento, não planeja políticas públicas para o saneamento, não injeta os investimentos necessários na Companhia, não explica para ninguém para onde vão as verbas federais do saneamento e, principalmente, usa a companhia para fazer politicagem e apadrinhamento.

    Os trabalhadores e o Sindicato conhecem, acompanham, analisam e discutem os problemas da Caema. Buscam diálogo constante com a diretoria da empresa e o Governo do Estado. Já construíram, com apoio de especialistas, uma proposta para a Caema, intitulada “Um novo modelo gerencial para a Caema”, considerando tanto as questões técnicas quanto as questões administrativo-financeiras. Já socializou esse material com a imprensa, tentou discutir com todos os governantes do Estado por diversas vezes, mas não encontrou nenhum interesse por parte destes.

    O sucateamento da Caema não interessa ao Sindicato, aos trabalhadores e a sociedade. Nós temos uma proposta de Caema pública, com gestão eficiente e competência técnica. Não acreditamos em privatização como solução para o problema do saneamento, porque não estamos falando apenas de uma empresa, estamos falando de um bem universal, essencial à vida, de valor imensurável, que merece uma discussão séria, responsável e ampla sobre seu destino que está diretamente ligado à própria preservação da vida.

    O Sindicato dos Urbanitários está iniciando uma nova etapa de sua permanente Campanha em Defesa da Caema, que inclui seminário externo e interno para promoção dessa discussão. Desde já, convidamos os jornalistas para participar, na esperança de que possam usar os preciosos espaços de informação e formação de opinião pública de maneira mais responsável, produtiva e enriquecedora, cumprindo assim o papel social da comunicação.

    Sindicato dos Urbanitários do Maranhão

  13. Mil desculpas. Esqueci de mencionar um setor publico que a muito tempo não serve pra nada. E que deveria ser privatizado levando-se em consideração os pensamentos das pessoas que são a favor da privatização. O setor seria ou melhor os locais seriam: CÂMARAS DE VEREADORES, ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, TODOS OS MINISTÉRIOS E POR FIM A PRESIDÊNCIA DO PAÍS. Uma empresa particular ia gerir o nosso país bem melhor que todos os presidentes. Não é isso seu Marco Aurélio? Vc e todos que são a favor das privatizações não sabem da missa a metade. Vcs são pobres de senso crítico e com as privatizações serão ainda mais pobres.

  14. Para os que acham que as privatizações são as soluções dos problemas públicos vou falar o seguinte. Sou funcionário da CAEMA e sou de São Luís (MA). A CAEMA estar jogada na lama; assim como a educação publica municipal e estadual; assim como a segurança pública; assim como o transporte público municipal; assim como a SAÚDE publica municipal, estadual e federal; assim como os aeroportos e portos; assim como as ruas, estradas e rodovias; assim como as politicas publicas voltadas ao homem do campo; assim como a justiça pública e por fim as várias áreas de lazer (parques, praças e outros) públicos da nossa capital e do nosso Estado . Então senhor Marco Aurelio e demais fãs das privatizações peçam para os políticos privatizarem tudo isso ai. Quero ver qual maranhense vai ter condições financeiras de bancar: pedágio, mais plano de saúde, mais segurança privada, mais colégio particular, mais prestação do carro e a gasolina, mas uma prestação de um clube privado ou de uma academia e mais um advogado pra processar tanta empresa particular.
    Diga ai para todos se o maranhense tem condições de bancar tudo isso ai? Órgão público é meu, é seu, é de todos. No momento que vendemos, nós perdemos um bem.
    Então na próxima vez não esqueça de colocar junto com CAEMA, os SOCORRÕES, os PONTOS DE SAÚDE, as AVENIDAS, as ESTRADAS, as RUAS, as RODOVIAS ESTADUAIS E FEDERAIS (queria ver quem ia sair todo feriadão para o interior do estado se tivesse que pagar 5,00 reais para passar no campo de perizes ou melhor no campo da morte e não esqueça de avisar para os moradores da área Itaqui-Bacanga que eles vão pagar um pedágio de 3,00 reais pelo uso de uma rodovia privada ), o DNIT, o INCRA, a SECRETARIA DE SEGURANÇA, a SECRETARIA SMTT (agora não vai existir mais engarrafamentos em São Luís); a PM; o INCRIM; as PRAÇAS e por ai vai. Não esqueça por favor. Pois tudo isso ai estar na lama como a CAEMA. Ou estou errado.

  15. Não estou querendo confusão ainda, por isso não vou escrever meu nome.
    Aqui onde trabalho em Santa Inês,os “coordenadores´´só se preocupam em fazer diárias.O “gerente´´ que é um pau mandado passa mais tempo em São Luis do que aqui e quando vem pra cidade inventa que tá doente.Os funcionários não tem direito de opinar e só tem o direito de ouvir pois não são formados em nivel superior.Na Caema tem tantos “engenheiros´´ que se acham melhor que todo mundo mas não sabem fazer um projeto pra melhorar a distribuição de água.
    Pra terminar eles dizem assim:“Cuidado com a privatização quem não estudou´´

  16. To fazendo um exercício mental pra encaixar a responsabilidade dos trabalhadores e trabalhadores sindicalistas no insucesso da gestão da Caema. Não faz nenhum sentido meu caro. Dizer que o chão de fábrica é que é responsável pela falta de gerência na empresa acusa falta de gerência mental de quem fala. Normal, postura reacionária de quem se diz contra todo e qualquer sindicato. Voltemos no tempo e façamos tudo novamente, pessoas como você já foram superadas pela luta organizada do mais fraco contra o capital. Certas coisas não dá pra negar. Você só pode falar o que pensa – inclusive uma asneira como essa – porque muitos pereceram por esse direito que, por ser difuso, lhe acomete. Você, digitando ou abrindo a boca para dizer tal coisa, se afoga na incoerência.

  17. Privatizar a CAEMA significa repassar para uma empresa privada o controle do abastecimento de água e esgotamento sanitário. O problema é que uma empresa privada tem como objetivo o lucro, caso contrário não terá como se manter. A experiência nos mostra que privatização não significa melhoria na qualidade do serviço, pois em todos os lugares do BRASIL onde ela ocorreu causou prejuízos à população. Privatização resulta no aumento de tarifa, o que afetaria, principalmente, a população mais carente. Quem não tiver dinheiro ficará sem água.

  18. O maranhão tem os piores indicadores do saneamento básico conforme dados do IBGE, somente um pouco mais de 13% dos domicílios possuí coleta de esgoto, quando se relaciona ao abastecimento de água esse índice fica em torno de 75% dos domicílios com água encanada. Para garantir a universalização dos serviços e consequentemente as melhorias nas condições de saúde e vida da nossa população só existe uma forma é o financiamento público, fortalecendo a CAEMA, pois mesmo com todos os problemas ela ainda é entre os prestadores de serviços de saneamento no maranhão a que tem uma atuação mais eficaz e mais barato para os usuários. Em se comparando com os sistemas autônomos de águas dos municípios. Então quais os problemas? Penso que à ingerência negativa do governo e a inoperância da direção do sindicato do urbanitarios que a mais de 20 vive as custa dos trabalhadores da categoria com mentiras e calunias contra aqueles que ousam ameaça as vidas de rei que eles levam. Agora penso que essa politicagem por parte de Castelo e a incapacidade do governo de Roseana em solucionar esse problema esta perto de chega ao fim.

  19. Sr. Wellington Diniz. O senhor tem razão, a CELPA é do grupo REDE, é privada sim, cometi um erro pois escrevi o artigo de cabeça.
    Mas não existe outro caminho que não seja vender a CELPA a outro grupo mais capitalizado e profissional.
    A própria CEMAR passou pela mão de 3 empresas, A Pensilvânia Power and Light PPL, um grupo Chileno e por fim o grupo do GARANTIA/AMBEV que fez dela um dos melhores modelos de gestão juntamente com a CEMIG e ELETROPAULO, no setor elétrico brasileiro.
    A CELPA do Pará, A CEAL de Alagoas , A CEPISA do Piauí, A CERON de Rondônia e a termelétrica de MANAUS precisam de um gestor eficiente urgente e ele não é a ELETROBRÁS nem os governos estaduais.
    Quanto a demissão de pessoal da CEMAR, um dos defeitos do modelo de gestão GARANTIA/AMBEV é uma espécie de darwinismo corporativo violento que só ficam os melhores e demite os que não suportam a pressão. Infelizmente funciona pois este grupo é dono da INBEV/ANHAUSER BUSH e agora dos restaurantes BURGER KING, simbolos do capitalismo americano, entre outros negócios.

  20. Privatizar?
    Duvido muito!
    Como vão ficar os sucessivos governantes que usam a CAEMA com um eterno ralo do dinheiro público?
    E meu caro Marco, Saneamento sempre teve um custo muito alto que só as contas de água e esgoto não cobrem.
    O estado sempre vai ter que investir subsidiando o sistema, e o investimento em saneamento é por força de sua própria característica um investimento a fundo perdido, no qual os estudos de viabilidade para implantação de projetos de saneamento sempre tem que levar o lado social para se tornar economicamente viável. Consulte o BID.
    Principalmente a CAEMA que tem uma perda no sistema de mais de 60%, ou seja , em todo o esforço da CAEMA mais da metade é jogado fora. Como privatizar isto?

  21. Gostaria de registrar também que a mesma CAEMA é também uma das grandes poluidoras do nosso Rio Anil, junto com a MERCK, por jogar esgotos em uma das nascentes do rio, perto da Cohab. O Ministério Público Federal fez a denúncia , mas até agora nenhuma providência foi tomada.

  22. Marco,

    Vai atras do que diz o comentarista “ALGOZ DE CASTELO – 23/07/2012 – 19:43”.
    Matou a pau o comentário sobre o lixo!
    Ninguém viu e os que viram tiveram vendas pagas para deixar de ver; Foi um negócio da China!

  23. Essa incógnita que se esconde sob o pseudônimo de John Doe,para não demonstrar o que é, precisa mesmo se esconder atrás de um apelido para expor suas idéias. Ao mesmo tempo nos leva a deduzir ser ele(a) altamente desinformado quanto ao setor elétrico, principalmente no seguimento DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
    A CELPA, é uma empresa privada, na verdade foi uma das primeiras empresas privatizadas no seguimento distribuição, ela juntamente com a CELTINS e a CEMAT compôem o GRUPO REDE. A CELPA Empresa foi vendida há 14 anos no auge do Governo FHC e ainda no mandato do Jatene sob argumento de que o serviço iria melhorar e tarifa baixar. Doze anos depois o que se vê é a precariedade da rede de distribuição de energia do Estado. A empresa atualmente em recuperação judicial, é uma das que implora ajuda do Governo Federal para uma reestatização. Quanto à CEMAR, que o Senhor(a) tanto defende, ela atualmente é uma das empresa de distribuição que mais demite trabalhadores(as), sendo cerca de 40 ao mês, serão todos eles ou elas vagabundos? Ao mesmo tempo, ela premia seus diretores com b”onus de partipaçãoao dos lucros em quase R$ 1.000.000,00, enquanto os trabalhadores e trabalhadoras mendigam migalhas.
    Seja respeitoso com as pessoas, exponha seu nome, se informe, antes de ofender.

  24. Concordo PLENAMENTE com seu raciocínio,caro Marco.Tem q privatizar SIM e,é um setor essencial rentável à qualquer empresa.”O Estado não pode ocupar o espaço que é da iniciativa privada”a função do Estado é somente normativo e fiscalizador.O Estado é gigantesco,corrupto e paternalista como também é esse sindicato q sempre viveu fazendo greves somente em interesse proprio,nunca do público.Q a empresa “vencedora”pegue recursos no BNDES.Parece q ninguém olha um palmo à frente dos olhos:estamos em estado de calamidade pública,sem água e com muito esgoto não tratado interditando TODAS as praias,agora mostrado ao Brasil todo pelo “Bom Dia Brasil”.Foi sucateada por várias administrações,rebeu uma fortuna da C.E.F.no governo do hoje sen.Cafeteira,para resolver o problema de água até 2022.Me desmitam srs.do sindicato.Se ninguém notou o nome CAEMA outrora era:Companhia de Aguas e Esgostos do Maranhão.Hoje “chama-se”Companhia de Saneamento do Maranhão.O que fizeram com a outra razão social,endividada até “os cabelos”?.Faça-se como a CEMAR:vendam por R$1,00(hum real),vale mais que isso?

  25. Prezado Marco D’Eça,
    Saneamento é Básico.
    Temos defendido a urgente necessidade de criarmos um Fórum de discussão sobre o saneamento básico no Estado do Maranhão, dada a gravidade do quadro sanitário que se apresenta com impacto direto na saúde e bem estar da população, bem como dos baixos indicadores sociais decorrentes. A esse Fórum, preferencialmente coordenado pelo Governo do Estado, caberá apresentar um diagnóstico do problema e os cenários possíveis para a sua solução (prognóstico). Os prestadores de serviços, dentre eles a CAEMA, serão obviamente analisados dentro do estudo proposto.
    Sôbre a Privatização dos serviços de saneamento:
    A água passou a ser um objeto de disputa econômica global, já que é uma mercadoria estratégica, portanto as grandes empresas e grupos transnacionais precisam ter seu controle. Já observastes os rótulos das garrafas de água que bebes? As grandes corporações, estrategicamente, compraram inúmeros terrenos em áreas de mananciais, com grandes reservas de água.
    Os serviços de saneamento básico são monopólios naturais, de utilidade pública em que a existência de mais de um produtor mostra-se anti-econômica. A lógica é a redução dos custos pelo aumento da escala de produção permitindo a prestação do serviço com tarifas mais baixas que em regime de concorrência. O problema, quando o monopólio é privado, é atingir uma produção em escala necessária para equilibrar as tarifas acessíveis, o retorno dos investimentos e a geração de lucros, sem considerar os subsídios estatais, a exemplo do que está ocorrendo com a privatização dos serviços de água e esgoto de Manaus-AM, (acesse comentário no endereço) : http://pcbmao.blogspot.com.br/2009/09/manaus-agua-e-caso-de-policia.html
    A Privatização mostrou resultado em outras áreas da infraestrutura (estradas, setor energético, telecomunicações, etc), ocorre que os serviços de água e esgoto além de monopólio natural, portanto não sendo possível a livre concorrência, a água é vital ao ser humano e constitucionalmente um direito de todos, tenha ou não condições de pagar pelo seu uso. As empresas estatais operam com subsídio cruzado (o preço mais baixo cobrado de uma classe de consumidores é compensado por preço mais alto cobrado dos demais consumidores), assim é que cidade como São Luis, ajuda a custear os serviços de outras cidades menores.
    A existência de Agência Reguladora bem estruturada é imprescindível e fundamental para uma boa prestação de serviços por parte das operadoras. A recém criada ARSEP do Maranhão está longe disso. Portanto, sem regulação ou controle, a empresa privada poderá elevar o valor da tarifa de água e de esgoto como quiser.
    No caso da privatização do lixo, somos favoráveis, não da maneira como está sendo feita pela Prefeitura de São Luis, visto que trará sérios prejuízos ao cidadão e à Municipalidade. É aguardar e conferir.
    O Modelo de gestão mais adequado a ser adotado para o saneamento básico em São Luis ou no Maranhão precisa ser amplamente discutido seus limites e perspectivas no que tange os aspectos da universalização do acesso aos serviços e a preservação da qualidade do meio ambiente.

  26. Este parasita mal informado do sindicato da CAEMA fala besteiras pois não lê, é mais um alienado a serviço de uma causa.
    A CEMAR é uma das mais eficientes e lucrativas empresas de energia elétrica do Brasil, e mais, está em vias de adquirir a CELPA do Pará que não foi privatizada e sucumbiu a incompetência dos governos do estado paraense até ser essa a única e mais sensata opção.
    A CEMAR é um exemplo de gestão, ela aprendeu como modelo GARANTIA/AMBEV de metas, pressão por resultados e distribuição de poupudos lucros aos melhores.
    Certamente se for privatizada a CAEMA vai deixar de ser a vaca leiteira deste parasitas do sindicato e vai demitir muitos incompetentes que se acomodaram lá dentro.Por outro lado haverá espaço para os melhores e mais inteligentes.

  27. Concordo a parte que vc diz que todo sindicalista é o que ha de pior na sociedade, bando de desocupado que só pensa em ficar na boa sem trabalhar. ô raça nojenta.

  28. Se CARLINHOS CACHOEIRA tivesse feito um pequeno ESTAGIO com a competente ”EQUIPE DE ESTUDOS”, de CASTELO, agora coordenada por ZE REINALDO, certamente estaria livre, leve e solto. Essa EQUIPE vem ha bastante tempo tramando uma CONCESSAO PUBLICO-PRIVADA da CAEMA. Como aconteceu com a PPP do LIXO, denunciada pela ABES e ignorada pela CAMARA MUNICIPAL pela OAB e pelo MP, claramente direcionada as empresas LIMPEL/VITAL e finalmente contratada com essas empresas, passando dos ja superfaturados 8,2 milhoes mensais para 15, talvez 20 milhoes mensais, o mesmo devera acontecer com a CAEMA. Anotem; se isso acontecer, a grande vencedora sera a empresa QUEIROZ GALVAO, do mesmo grupo empresarial da LIMPEL/VITAL.

  29. Alo alo governadora…. Faltou pedro fernandes lá! Nao levou ele pra la deu no que deu!

  30. Finalmente caiu a mascara do privatista tucano caostelo ,através dos seu apaniguados e subserventes, colocando o mesmo discurso da privatização da CEMAR e a população viu no que deu. O Sindicato dos Urbanitarios sempre denunciou nas suas Assembleias e na imprensa, que tinha uma manobra para vender a CAEMA, mas infelizmente tinha idiota tranvestido de radical de esquerda, que fazia o discurso que era invençao do Sindicato. Agora que a farsa foi descobertada, esperamos que o mesmo tenha a humildade de vir a publico e pedir desculpa aos Caemeiros e afirmar que o Sindicato tinha razão .
    Vamos todos se juntar na luta contra a entrega do patrimonio publico aos aventureiros de plantão.
    Fernando Pereira
    Secretario de Finanças do Sindicato dos Urbanitarios

  31. Caro Marcos D´Eça,

    Acusar sem fatos e dados é comum daquele que não detêm conhecimento, e usa do espaço jornalístico para propagar suas ideias sem nenhuma base fundamentada e sem medir as consequências.
    É muito fácil jogar nas costas dos empregados e dos sindicalistas a culpa pela má gestão da empresa, ou seja, Vossa Senhoria não irá mesmo se indispor com aqueles que indicam os gestores da CAEMA, pois quem indica é Governo do Estado, já que a empresa é uma companhia de economia mista, onde o estado é seu acionista majoritário.
    É lamentável também concluir que Vossa Senhoria ainda ache que sindicalistas sejam pessoas acomodadas, talvez porque não conheça o nosso sindicato, um sindicato classista e de luta, chamado Sindicato dos Urbanitários do Maranhão. Não é do nosso conhecimento que nos escudemos de nossas responsabilidades, e se Vossa Senhoria não sabe, a Constituição Brasileira de 1988, garantiu o direito à organização sindical, Senhor Marcos D´Eça, os sindicatos não são mais entidades clandestinas, são entidades legais e representam os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores e trabalhadoras.
    Vossa Senhoria ofende os homens e mulheres que trabalham na CAEMA, quando diz que os trabalhadores e trabalhadoras são acomodados, talvez, porque Vossa Senhoria nunca tenha entrado em um bueiro fétido sem nenhum equipamento de proteção individual, ou talvez não tenha sido agredido trabalhando na rua, como foi agredido o trabalhador Raimundo Pires, em episódio de grande repercussão nacional.
    Gostaria de saber com que dados Vossa Senhoria afirma que a CAEMA perde em eficiência para os SAAES, se não mostra qual instrumento balizou suas conclusões, nos demonstre também, qual o esforço que o governo faz, qual não seja, aquele natural e que deve ser feito pelo fato de ser o governo, o acionista majoritário da empresa CAEMA.
    Se Vossa Senhoria quer ajudar a CAEMA, ajude-nos a conscientizar muitas pessoas da alta sociedade, grandes consumidores que teimam em não pagar a conta de água e contribuem para a alta inadimplência e a consequente perda de receita da empresa. Saiba que muitos deles quando tem sua água cortada, ligam para a empresa e ordenam o imediato religamento, saiba também que muitos dos grandes devedores são órgãos públicos, municipais e estaduais.
    São essas mesmas pessoas que muitas vezes indicam parentes e agregados para cargos em comissão na empresa, são sobrenomes bem conhecidos e podemos até disponibilizar essa relação de nomes, e pedimos que Vossa Senhoria divulgue em seu blog, sem temer as represálias, pois, denunciamos incessantemente o descaso, a má gestão e o apadrinhamento, itens não citados por Vossa Senhoria, e que são eles que cooperam para o sucateamento da empresa.
    A CAEMA, senhor Marcos D´Eça, vive às duras penas com a falta de investimentos consistentes que garantam sua competitividade, é vítima de uma enorme ingerência política, mas só sobrevive graças aos homens, mulheres e ao Sindicato, a quem Vossa Senhoria agora joga a culpa
    Não nos espanta que Vossa Senhoria ofereça para a CAEMA, A PRIVATIZAÇÃO como alternativa, pois essa é uma campanha sistemática, já vimos isso e somos vacinados contra tal receita.
    Tal receita foi oferecida para a solução dos problemas da CEMAR, tendo como resultado a venda da empresa para dois grupos privados, o que resultou foi o total sucateamento da empresa, que só foi salva após terem sido aportados recursos federai via Eletrobrás, ou seja, a intervenção e o socorro financeiro veio do Governo Federal, não só na CEMAR, mas em muitas empresas de distribuição de energia elétrica pelo Brasil.
    Para a sua informação,a CEMAR não é totalmente privada, foi socorrida e hoje o governo federal, ainda detém cerca de 35% do seu capital acionário.
    Prezado Senhor Marcos D´Eça, não interessa aos sindicalistas e tão pouco aos trabalhadores e trabalhadoras o sucateamento da CAEMA, pois nós não contribuímos para tal, talvez interesse à Vossa Senhoria poder se apoderar da verdade e dar sua versão destorcida dos fatos como melhor lhe convêm, ou seja, joga trabalhadores, trabalhadoras e sindicalistas na vala comum e lhes imputa a culpa pela situação atual da empresa, talvez porque lhe seja mais cômodo e Vossa Senhoria não queira enfrentar os poderosos que tem diversos interesses dentro da empresa, procure-nos e nós lhe passaremos todas as informações necessárias para que, assim como Vossa Senhoria nos acusou, acuse também esses poderosos.
    Reveja seus conceitos, não tente ferir a moral das pessoas que Vossa Senhoria não conhece, nós sindicalistas somos pais e mães de família honrados e trabalhadores, não somos os vagabundos que Vossa Senhoria pensa, merecemos respeito, reveja seus conceitos e procure se informar melhor antes de escrever. Há muito tempo não via expressões tão preconceituosas contra sindicalistas, talvez, no tempo da Ditadura, o que suas palavras me fizeram relembrar, lamentável que tenha vindo de Vossa Senhoria, pessoa pela qual eu nutríamos certa estima e consideração.

    Atenciosamente,

    Wellington Araújo Diniz
    DIRETOR JURÍDICO DO SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO MARANHÃO- STIU-MA.

  32. CAro amigo Ricardo Murad, esse CAOSTELO esta de bromas, não tem a minima competencia nem para botar pra frente a sua Quimicanorte.Ate a fazenda Modelo que Você e Jorge pajudaram ele a construir,não consegue s
    Nenhum sucesso empresarial;nem como pecuarista mela mão. Com uma Filha Deputada,metida até o talo com agiotas picaretas, assim como essas secretarias municipais nas mãos de pseudos empresários pilantras do grupo do Glaucio Agiotao que mandou matar o jornalista Decio Sá.

    Se esse CAOSTELO não tem competência para nada,como ele pode gerir a CAEMA,que apesar das das dissonâncias técnico-administrativas vai muito bem,com esses atuais gestores.

    Agora se Ricardo quiser pode dar um choque de gestão nessa CAEMA, fazendo uma reengenharia e readministracao, e assim tirar essa empresa do Marasmo,como varias congêneres no pais, que já conseguiram sair dessa situação entropica.

  33. Acho as sua afirmações muito leviano, o quê que sindicalista tem haver com deficiência da pobre CAEMA, explorada, sucateada e vilipendiada?. A desgraça da CAEMA, é os governos corruptos, incompetentes que momeia os dirigentes desonestos da autarquia, até parece, que sãos escolhidos a dedo, para roubar e fraudar a empresa. Sai deça, e procurem outro saco de pancada para vc aliviar seus estresssss.

  34. tu é louco, grande marco?
    Não fale assim da CAEMA. Te lembra que teu patrao Ricardo Murad está envolvido nessa empresa até os dentes.
    rum…vai ja ja ter que se retratar.

  35. Discordo do jornalista. O problema da Caema esta na falta de uma politica pública por parte do governo do estado ao longo dos anos que com o estrangulamento do sistema de abastecimento d’água criado no inicio dos anos 80 não forneceu recursos necessários para manutenção e ampliação do sistema. Por outro lado, a mesma falta de politica pública novamente do governo, deixou que nossas praias se transformassem ao longo dos anos em esgotos a céu aberto, improprias para banho e para qualquer outro tipo de atividade, seja, de lazer, esporte ou até mesmo da pesca, esta, só sendo possível a km’ s de distância da costa.

  36. É um absurdo uma Capital de Estado ter esgoto a céu aberto, praticamente em todos os bairros da Cidade. Moro no Renascença e, quando saio de casa, passo em cima de esgoto escorrendo pela canaleta. No caminho do trabalho (no mesmo bairro) passo por cima de mais três transbordamentos no meio das ruas. Pra entrar na empresa tenho que passar em cima de mais esgoto a céu aberto. Mau cheiro já estamos acostumados. O problema são as doenças que vem dessa situação de idade-média…e pior…pago pelo tratamento (?) desse esgoto….

  37. Como sempre nesse país miserável (Maranhão idem), a classe política sucateia o bem público e depois vende a preço de banana para seus amigos e patrocinadores, os empresários!!! Vergonha na cara, é o que falta!!!

  38. O ÚNICO CAMINHO É A PRIVATIZAÇÃO.
    Muitas estatais deficitárias foram vendidas na Inglaterra na década de 80 por 1 libra.
    O valor das suas dívidas era superior aos ativos, deve ser o caso da CAEMA.
    Temos que ser racionais, a empresa é um monumento a incompetência, não funciona pois perde 75% da água tratada e só trata 15% dos esgotos.

  39. Se a justificativa para privatizar um patrimônio publico é a incapacidade de gestão, então vocês vão privatizar todo o governo do Estado e estatizar o sistema mirante. Como justifica um estado com o 8ª areá territorial, 15º PIB e um conjunto de riqueza riquezas naturais e ao mesmo tempo somos vive-campeão em falta de politicas sociais o que nos coloca em 26º lugar no ranking IDH. O problema do saneamento básico no maranhão tem haver com a má vontade do governo em fazer investimentos para solucionar a questão. Agora é verdade que a CAEMA esta estagnada mal consegui administra uma crise histórica do setor pois essa oligarquia e suas variantes sempre se utilizaram da mesma para se beneficia politicamente e financeiramente. Por fim penso que este debate deve ser feito com seriedade e conhecimento de causa.

  40. Companheiro, nao entendo porque voce tá acusando os sindicalistas pelo fracasso da caema; os sindicatos são os representantes legais dos trabalhadores, assim com vc tem seu sindicato…acho suas acusações infundadas e sem o menor amparo legal. Acho que nós seus eleitores merecemos um reparo da sua critica aos sindicalistas.

    Resp.; Meus eleitores? Não tenho eleitores, amigo. Não sou candidato a nada – e nem tenho intenção de ser. Mas entendi. Você quer dizer leitor, não é isso?. De qualquer forma, está feito o seu registro, mas mantenho a crítica aos sindicalistas – não só estes, mas todo e qualquer um soindicalista, ionclusive os da nossa categoria.

  41. Marco,
    Perfeita a sua colocação. Esse é um problema que precisa ser resolvido. Nós pagamos caro por um serviço ineficiente ou até inexistente como é o caso do tratamento de esgoto. Acredito que a terceirização seria a saída. Primeiro desmembrava o sistema de São Luis das demais cidades do estado, ficando os municípios responsáveis ou não pelos serviços. Nos municípios onde a Caema opera, todos os serviços são precários. As medidas encontradas pelo Estado para o fornecimento de água são completamente equivocadas. Eu vou postar pra você e também no facebook, a nova política adotada nesse sentido. Aguarde semana que vem.

  42. Marco em um artigo vc fala mal da coleta de lixo da prefeitura (http://www.marcoaureliodeca.com.br/2012/07/23/pros-e-contras-da-gestao-castelo-em-sao-luis/), e agora nesse artigo vc fala bem da coleta de lixo. Meu amigo me explica que incoerência é essa? Esses teus posts tão sem nexos, ou eles são encomendados, e vc ta meio perdido entre um e outro? Nós estamos de olho!!!!

    Resp.: O que falo bem é da tercirização da coleta, iniciada na adminsitração de Tadeu Palácio. O que digo é que Castelo deixou a peteca cair em sua administração. Quando volto a me referi, estou tratando da terceirização, que foi uma boa medida, infelizmente não levada a cabo pelo atual prefeito. É simples assim.

  43. O grande problema da Caema é o uso político que é feito daquela Cia por gestores inescrupulosos, que fazem uso da Empresa para dar abrigo a apadrinhados, correligionários fazendo da mesma um grande cabide de emprego, isto sem falar naqueles programas eleitoreiros, que em toda eleição são lançados com pompas como aquele última que garantia a toda família de baixa renda 25m cúbicos de água.
    Segundo dados da própria administração, mai de 40% da água captada, tratada e lançada na rede é desperdiçada e é literalmente jogada no ralo pro falta de investimentos na rede de distribuição, que é velha com grandes problemas de corrosão e totalmente inservível para atender os fins para os quais exite. Causa revolta assistir em toda área do Centro da Cidade água jorrando pela sarjeta nos dias em que é lançado água na rede de distribuição, e o mais grave é saber que não existe na Empresa um programa de acompanhamento e de reparos para corrigir essas distorções que dão cabo aos recursos dos contribuintes. No tocante ao saneamento básico dispensa qualquer comentário, pois todas as nossas praias, rios, brejos, laminas d’água e córregos estão todos consumidos pela poluição provocada pelo lançamento das redes de esgoto da Caema, que como é do conhecimento de todos a Empresa recebe para coletar e tratar os resíduos lançados na rede, o que não é feito mesmo recebendo para isso.
    A Caema precisa urgentimente passar por um choque de gestão e ter as suas ações desvinculadas dos interesses politiqueiros que é o câncer que corrói as entranha daquela Cia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *