42

Copa do Mundo: mais uma chance para São Luís…

Castelão terá estrutura nos moldes dos grandes estádios

A capital maranhense tem mais uma chance de conseguir participar como sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Em 2008, a cidade sequer se inscreveu para o sorteio, dado o descaso do então governo Jackson Lago (PDT) pelo assunto.

Agora, com a possibilidade – cada vez mais real – de o Estádio das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte, não ficar pronto a tempo, São Luís ganha mais uma oportunidade, já que está a todo vapor com as obras do estádio Castelão.

E como os próprios secretários Max Barros (infra-estrutura) e Joaquim Hiaickel (Esportes) garantiram, a nova arena maranhense terá padrão internacional exigido pela Fifa.

Leia mais:
Governador em Exercício vistoria obras do Estádio Castelão

Mas, para se habilitar, é preciso que o governo Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito João Castelo (PSDB) demonstrem vontade e interesse no assunto.

Arena das Dunas: extremamente atrasada

Antes de tudo, é fundamental ficar atento e articulado com as autoridades do Esporte.

Neste aspecto, nada melhor que que a vantangem de ter o vice-presidente da CBF, que é maranhense e irmão da governadora.

Pode ser que nada dê certo e São Luís continue fora da Copa do Mundo.

Mas não se pode dizer que não se tentou – como ocorreu no governo Jackson.

Isto sim, será feio para a cidade em seus 400 anos…

Marco Aurélio D'Eça

42 Comments

  1. Só uma correção, Rio Branco nao será sede da Copa..São sedes: Rio Janeiro, Sao Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiaba, Brasilia, Fortaleza, Natal, Salvador, Recife, Manaus.

  2. De fato achei que São Luís vacilou solenemente (aí incluído povo, prefeitura e governo do Estado) em sequer pleitear a uma vaga. O problema é que me parece muito em cima. Eu te garanto que não torço contra. Só acho que não daria tempo. Daria? Vemos dois governos apáticos, municipal e estadual, se digladiando ao melhor estilo do “quanto pior melhor”, do tipo “tu barra minha litorânea que eu tento barrar a tua via expressa”. Quem ganha com isso?

  3. Se fôssemos incluídos na disputa, seria um longo e árduo caminho, mas acho que teríamos claras condições de sediar com sucesso.
    Nossa rede hoteleira, criticada em muitos comentários, não é tão ruim se comparada com outras capitais do norte/nordeste. Talvez, os autores dos comentários, nem conheçam essas outras cidades/sedes, e assim sendo, acreditam em tudo que vêem na TV.
    O Estadio que já está sendo reformado – uma vergonha essa demora, diga-se de passagem – nos moldes da Fifa, segundo este blog, seria um problema a menos. Precisaríamos, apenas, melhorar o entorno do estádio.
    Talvez, com isso, resolveríamos logo o problema do nosso aeroporto, abandonando de vez essa “aerotenda” que foi montada.
    De resto, é melhorar a engenharia de trânsito, o transporte coletivo, limpeza das praias, entre outros pontos que devem ser apontados por especialistas da área.
    Esse meu pequeno texto, é apenas para dizer que uma cidade para sediar jogos da copa ,não precisa de nada sobrenatural, e sim, apenas, de serviços básicos de saúde, locomoção, hospedagem, segurança e etc. Se a FIFA exigisse fora da realidade, essa copa não seria no Brasil. E poucos lugares no mundo atenderiam a tais exigências.
    É preciso ressaltar que ninguém espera um jogo do Brasil aqui em São luís. Com certeza, seríamos sede de seleções com pouca expressão, com isso o número de visitantes seria menor e não teríamos essa “invasão” que os desavisados acreditam.
    E se nada disso desse certo, ficaríamos, como tu falaste blogueiro, com as melhorias para a população.

  4. ACREDITAR É UMA COISA E VIVER A REALIDADE É OUTRA, EU CONCORDARIA PLENAMENTE CONTIGO SE ESTIVESSIMOS EM OUTRO LUGAR, MAIS VEJAMOS SÓ A REFORMA DE UM SIMPLES AEROPORTO JÁ DURA MAIS DE UM ANO, OS NOSSOS GOVERNANTES DEIXAM A VAIDADE DA POLITICA PARTIDARIA SER MAIS FORTE DO QUE A POLITICA PUBLICA, SE NOS OUTROS ESTADOS QUE TEM PROJETOS E JÁ ESTÃO EM EXUCUSSÃO ESTÃO ATRAZADOS IMAGINE AQUI QUE NEM PROJETO TEM, EU QUERIA MUITO TAMBEM PODER ACREDITAR MAIS A RALIDADE NÃO ME PERMITE ESSA PROESA.

  5. Kkkkkkkkkkkk… Que dizer que será preciso a Copa do Mundo vir pra cá para que os problemas estruturais sejam resolvidos? E se não vier? Continuará tudo do mesmo jeito? Me compre um bode…

  6. Caro Marco, concordo com vc, em todos os pontos amigo. se não tentarmos não saberemos, melhor errar por excesso do que por omissão. Se vão roubar ou não, não é momento de pensar nisso, temos é que nos concentrarmos no momento e o momento é tentar, cada coisa no seu logar, o que perderíamos com isso: as reformas necessárias saindo a conta gota, quem sabe no próximo seculo. o que ganharíamos com isso: As obras necessárias saindo em dois anos, já imaginou um aeroporto de vergonha, estradas com reformas a todo vapor, emprego, entrada de investimentos e outras coisas muito necessárias para o evento e que ficaria para nosso uso, quem sabe até um metrô, se há tempo: Basta que os governantes tenham vergonha e façam o necessário. O que não pode sou eu achar que não devo nem tentar. Já imagino, se eu não tivesse apostado em mim eu ainda era uma quebradeira de cocô, e não teria o padrão de vida que tenho e que ofereço a meu filhote lindo. Temos sonhos e devemos lutar por ele. PARABÉNS MARCO, AGORA SE O GOVERNO QUISER TEM TODOS OS MEIOS PARA FAZER E ACONTECER, VAMOS FAMÍLIA SARNEY FAÇAM ALGUMA COISA DE REAL PELO POVO DO MARANHÃO

  7. ESSA É A DIFERENÇA DO POVO PARAENSE E CEARENSE PARA O MARANHENSE, SE ESSE POST FOSSE EM OUTRO ESTADO PRINCIPALMENTE NO PARÁ, DUVIDO SE UM BANDO DE IDIOTAS ATRASADOS COMO ESSES QUE COMENTARAM AQUI FOSSE CONTRA. É BRINCADEIRA ESSES MARANHENSES PUXADORES DE CARROÇAS.
    TODOS ESSES COMENTÁRIOS IDIOTAS É TIPICO DE MARANHENSES, QUE SÃO EXTREMAMENTE PROVINCIANOS, NÃO DÃO VALOR AS COISAS DO MARANHÃO, PRA ESSES IDIOTAS O BOM E BONITO É O QUE A GLOBO MOSTRA NO RIO E SÃO PAULO, TENHO CERTEZA QUE SE A GLOBO MADAR O POVO COMER BOSTA, OS MARANHENSES, NEM TODOS, POIS MUITOS PROCURAM O DESENVOLVIMENTO DE SEU ESTADO, MAS ESSES IDIOTAS QUE COMETARAM NESSE BLOG SERIAM OS PRIMEIRO A COMER BOSTA, POS FOI A GLOBO QUE MANDOU, Ô! POVIM ATRASADO.

  8. O JUIZ DA PRIMEIRA PARTIDA DA COPA DO MUNDO NO MARANHÃO VAI SER RICARDÃO,NÃO E MAIS O MARANHÃO DA MIRANTE EO MARANHÃO DO COMPUTADOR, CONTA OUTRA,FALA SERIO BLOGUEIRO.

  9. Seria ótimo para São Luís. Contudo, o que quis dizer foi o seguinte. Só temos 2 anos. Não há mais tempo.

    Resp.; Quem estabeleceu isso? Se não há mais tempo para São Luís, também não há para Natal, Rio Branco e Belém, que estão atrasadíssimas. Qual o preço de se tentar?

  10. “Alô, alô, Terra chamando! Marco Aurélio, perdemos seu contato! Responda!”
    Brincadeiras a parte, tudo seria bom, é verdade. Também seria bom…
    Que as nossas praias estivessem limpas, aliás, elas não estão sujas por conta dos últimos 5 anos ou menos, nós é que “só soubemos disso agora”!
    Que tivessemos compromisso sério entre poderes estaduais e municipais para a revitalização do centro histórico.
    Que tivessemos um aeroporto que atendesse a demanda já prevendo o crescimento de 10 anos a frente; o nosso quando pronto não atenderá nem a demanda atual.
    Que tivessemos políticas publicas sérias para transporte de massa e mobilidade urbana; indiferente se há ou não Copa do Mundo.
    Que tivessemos água boa e tratada, e claro, esgotamento sanitário com o mesmo trato em toda a ilha.
    Que tivessemos políticas de ordenação correta para o lixo.
    Que a Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen estivesse em condições de uso.
    e por ai vai… a lista de “impedimentos” é um pouco grande demais, não achas? Acho que temos outras “coisinhas” para nos preocuparmos, não devemos inflamar os olhos gordos dos nossos políticos locais!
    Abs,

  11. O Maranhão tem chance? Com esse transito, com aerotenda, com as praias cheias de coliformes fecais, a BR campeã de acidentes. Com toda essa estrutura o Maranhao nao tem chance de sediar nem campeonato de botão.

    Resp.; Eu só direi se tem chance ou não quando a Fifa disser. Antes disso, acomodar-se é acovardar-se. E covarde, certamente, ewu nunca fui.

  12. E vai todo mundo se hospedar na casa do Marco Deça… Rsrsrs
    Falando sério. O maior obstáculo, dentre tantos, é justamente a rede hoteleira. Para abrigar um evento desse porte, precisaríamos construir pelo menos 10.000 quartos de hotel com padrão aceitável pela FIFA, o que daria mais ou menos 100 novos hotéis de médio porte, com padarão quatro estrelas. Devemos lembrar que hospederíamos de 15.000 a 25.000 pessoas, boa parte estrangeiras.

    Resp.; Muitas das coisas faladas na mídia, é a Globo quem cria para centralziar tudo no Sudeste. E apenas os amestrados por ela aceitam isso como argumento. São Luís sendo sede, certamente não abrigará mais do que os jogos da primeira fase. Não ´haverá jogos decisivos por aqui. Portanto, as regras são menos rigidas. Mas tudo isso só é esclarecido se, pelo menos, a cidade tivesse feito a inscrição para tentar ser sede. Desistir por antecipação é que é uma covardia, digna de gente colonizada, acostumada a ser sempre menor. Como eu não tenjo este complexo, sempre terei a confiança de que poderemos, sim, pleitear uma vaga de sede da Copa. Até que se diga o contrário, oficialmente. É simples assim.

  13. Este estádio é um enorme elefante branco. Não serve para nada, não tem jogos, só gastos e despesas.
    No governo Jackson Lago entregaram dezenas de milhões para a PETRA CONSTRUTORA reformar, mas na realidade o dinheiro foi para a campanha de Clodomir Paes para Prefeito.

  14. A seleção francesa embarcará em um ônibus em Paris direito para São Luís, afinal, não temos sequer aeroporto, o que falar da infra-estrutura minima para receber um evento deste porte. Não viaja.

    Resp.: O aeroporto ficará pronto em 2013. A BR-135 terá duplicação até 2014. Prefiro viajar a ser mediocre e me acomodar, covardemente.

  15. Marco,
    Copa do Mundo em São Luis? e o aeroporto?; e os hotéis?; e os restaurantes?; e as vias de deslocamento; e os trens? e o tudo? Logo, Copa do Mundos erá mesmo pela TV. Um abç do Milton Calado

    Resp.: Calado, só será pela TV se nos mantivermos calado. O que custa lutar e acreditar? Afinal, há uma sede com graves problemas de construção das arenas e das obras de infra-estrutura. Por que, pelo menos, não se informa à Fifa que pretendemos ser sede? Custa alguma coisa? São Luís vai perder receita com isso? Se disserem “não!”, a gente já não sabe que seria esta a resposta??? Mas, e se disserem “sim!”. se não tentarmos, nunca vamo saber, certo?

  16. MARCO:

    SÃO LUÍS DO MARANHÃO NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE SEDIAR JOGOS DA COPA DO MUNDO DE 14. A REALIDADE DEMONSTRA ISSO. O ESTADO E A CIDADE NÃO DISPÕEM DE INFRAESTRUTURA PARA TANTO.

    Resp.: Quem te disse isso? A Fifa? Pois pra mim ela não disse. E não disse por que o prefeito sequer teve a coragem de inscrever a cidade como pretensa sede. E se a Fifa não disse que não dá, eu continuo acreditando que dá. Não tenho complexo de inferioridade.

  17. Marco,
    São Luis não tem condições de receber jogos da copa do mundo. Nada funciona nesta cidade. O estádio pode até atender as exigências impostas pela Fifa, agora a cidade não oferece condições, seja em transporte, em infraestrura, na rede hoteleira que é mínima, a orla marinha não oferece serviços de qualidade, alem da segurança que é precária. O melhor é agente ficar sonhando com o futebol mundial aqui, até que se prove o contrário.

    resp.; Não sou acomodado de ficar sonhando o tempo inteiro. Gosto de realizar os sonhos. E enquanto não tiver uma resposta oficial dos órgãos competentes, de que São luís não pode ser sede, acreditarei que pode. E se a resposta for negativa, pelo menos eu terei o orgulho de ter tentado, e não a vergonha de ter me acomodado covardemente e me derrotar por antecipação.

  18. Marco, às vezes vc faz cada post idiota… Sério: SLZ não tem nenhuma chance, porque além do estadio ser muito peba, pois ficará bem longe do padrão FIFA, a cidade é muito deficiente em todos os quesitos exigidos no caderno de requisitos mínimos. Vc é bipolar exponencial: às vezes genial, às vezes um boçal ao cubo …

    resp.; Idiota é quem se conforma com tudo e se derrota por antecipação. Sou um vencedor, meu caro. Contra tudo e contra todos. Sem sobrenome importante, sem parentes em funções de comando e sem família rica. E me considero bem-sucedido na minha carreira, mesmo assim. Não poderia ser medíocre a ponto de me derrotar por antecipação. Só os covardes agem assim. E não acredito que você seja tão covarde, como demonstra neste comentário.

  19. Seria um sonho ter São Luis como sede da Copa. Aí sim valeria o esforço do Governo e Prefeitura. Em vez de pagar escola de samba do Rio eles deveriam batalhar por isso.

    resp.: Taí um comentário otimista, de alguém que não se derrota por antecipação, de alguém que não se aceita como sub-classe, de alguém que acha que tentar vale a pena.

  20. Deça, vc sabia que o deputado federal Chiquinho Escórcio é o único maranhense a fazer parte da comissão parlamentar da Copa de 2014?
    Conhecendo ele como o povo conhece, saberá que o deputado não medirá esforços para que o Maranhão participe dessa festa maior do futebo mundial. E necessário então que se deixe de lado as diferenças e se vista de verdade a camisa do maranhão nessa busca. Já tem até slogan: ” Com Max, Chiquinho e Joaquim o Maranhão vai estar na copa SIM!!!” kkkk

  21. Marco, tu estás brincando, né? São Luís não suporta nem um campeonato de botão, imagina ser sede de copa do mundo. ha ha ha São Luís é hoje uma cidade fim de mundo. Não tem aeroporto, o acesso à cidade pela rodovia é péssimo, as praias estão poluídas, o trânsito é caótico. Quer mais? Conta outra, vai…

    resp.: Continue colonizada, amestrada, alienada e subjugada pela Globo e a mídia quatrocentona. Eu não! Eu vou à luta, cobrar de quem pode tentar. Depois se verá quem tem razão: os covardes que se acomodaram ou os que tentaram, mesmo contra todas as evidências.

  22. Seria maravilhoso, mas, infelizmente, isso nao vai acontecer, primeiramente porque a FIFA relutou bastante quanto a ideia de existirem 12 sedes, eles queriam 9 ou 10 no máximo, ou seja, se natal nao cumprir, eles vão deixar somente 11 sedes. Quanto a rede hotelira maranhense, é uma vergonha, sem comentários. Por fim, apesar de ser divulgado que o estádio está cumprindo com as normas da fifa, acho muitissimo dificil que isto esteja realmente acontecendo. de qualquer forma, não custa sonhar!!

    Resp.; Perfeito! Não custa tentar, né? Afinal, não se paga nada por isso…

  23. rapaz isso é verdade mesmo? marcos você como cidadão maranhense vc acha que são luis tem realmente condições de sediar um evento desses? e o aerotenda, terminal rodoviário, vias, hotéisetc…? não é preciso só ter bom estadio é preciso ter estrutura e isso nós não temos nem o básico.

    resp.; Eu acho. Tanto quanto Fortaleza, Natal, Belém, Manaus e Rio Branco. É só ter vontade de faszer as coisas, unir-se para fazer as coisas. Ainda dá tempo. E ainda tem uma chance. Se não der, o que perderemos? Nada. Pelo contrário, somente ganharemos.

  24. Caro Marco,
    É triste concluir mas não será só estádio que permitirá São Luis como sede da copa. A cidade não tem infraestrutura: Água, saneamento, praias limpas, trânsito decente, transporte público. Não tem condições de abrigar nenhum evento médio, que dirá mundial!!!

  25. É muita incoerência cobrar alguma coisa de Jackson que passou dois anos e meio no governo, com todas as perseguições, equanto essa senhora tua patroa já exerce 11 anos de governo e agente não tem água, estrada , aeroporto etc… É uma vergonha !

  26. Seria ótimo, mas vamos aos problemas: 1. O acesso ao Castelão será melhorado ? Quais seriam as alternativas ? 2. A rede de hoteis é suficiente ? 3. E São Luis, será que a Roseana, o futuro prefeito, e a imprensa vão tomar vergonha na cara e definir de quem é a responsabilidade dos esgotos que poluem as praias da capital ?

  27. Marco a loja da insinuante foi fechada por fazer propaganda enganosa. Não temos estrutura para participar como sede da copa do mundo de 2014, nem que a vaca tussa

  28. É bom São Luís se candidatar para ser sede, e que todos os turista venham tomar banho com as prais cheias de MERDA, e o secretário de meio ambiente disse hoje no jornal MIRANTE que sabe do problema, mas, não tem nenhuma possível solução para o problema. Cidade de Litoral sem praia para banho.

  29. Caro Jornalista,

    O problema de São Luís não se resume apenas ao estádio. Ser sede de Jogos de um Grupo de Copa do Mundo requer uma grande infraestrutura que nossa cidade não tem: Transporte Coletivo; Rede Hoteleira de qualidade e em quantidade; Aeroporto; Campos de Futebol em boas condições para o treinamento das equipes; rede hospitalar; Restaurantes; só para citar alguns.
    LAMENTAVELMENTE.

    resp.: A simples candidatura a sede levará os governos a agir na obtenção de infra-estrutura, garantia de mobilidade urbana e outras questões lgiadas ao evento. E, se mesmo assim não conseguirmos, pelo menos fica o legado das obras, teremos um adiantamento na questão de infra-estrutura. O pleito à Copa também servirá para novas obras. Conheço Fortaleza, Natal e Belém. E garanto: nenhuma delas se compara a São luís em termo de vida cultural, vida noturna, pujança e alegria do povo. Isso já é um começo significativo. Só os covardes nãoa creditam.

  30. Ahhh, fala sério meu amigo… que isso ?? Uma cidade que o abastecimento de água é feita por carro-pipa quer sediar alguma coisa ?? copa do mundo ?? fala sério… vocês tem horas que parecem que são loucos, ou seilá o que… ou eu que moro em outra cidade… aqui as prioridades são outras…

  31. Pô Marcão, com tantos problemas que temos para serem atacados e resolvidos com a máxima urgência, não haveria de ser o futebol as nossas preocupações e prioridades. Chega de tanto se desperdiçar, torrar e gastar recursos públicos com algo, que em nada contribui para as melhorias das nossas vidas e muito menos elevar a nossa autoestima.
    Temos o Costa Rodrigues para ser reconstruído, estradas para serem recuperadas, portos precisando de ampliação e melhorias, escolas caindo aos pedaços e professores que ainda dão aulas em quadro usando giz etc, etc, etc.
    Governos inescrupulosos que nunca pensaram e muito menos se preocuparam em melhorar as condições de vida da população construíram esse elefante branco, cujo único resultado desse ato insano fui elevar a dívida pública do Estado e comprometer recursos, que se bem aplicados nas áreas que onde o Estado tem o dever de investir, teríamos atingido resultados outros, que não esse vergonhoso que nos encontramos.
    Não precisamos de circo, precisamos sim, é trabalhar muito para garantir o pão e melhorar os nossos índices de desenvolvimento, que como sabemos são vexatórios e precisam urgentemente serem equacionados e revestidos.

  32. Marco,
    nossa cidade não tem condição alguma de receber um evento desse porte! Faltariam hotéis e meios de transporte para tanta gente!
    Não temos sequer aeroporto…

    resp.; Mas se não tentarmos, continuaremos sem condição, certo?

  33. Sem chance. Não é só ter um estádio. Tem de ter um que atenda as necessidades da FIFA. Além disso, a cidade tem de investir em transporte público e privado. São Luís precisa de 10 anos para se recuperar do caos em que vive. Até 2014, São Luís não vai a lugar algum. No último estudo da FIRJAN São Luís foi considerada uma das piores capitais do país em relação à qualidade de vida. A FIFA é negócio e São Luís não oferece bons negócios para a FIFA.

    Resp.: A simples candidatura obriga à abertura de projetos em todas essas áreas. Só isso já vale a pena. Ou voc~e acha que não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *