Este blog segue a linha de raciocínio do jornalista Roberto Kenard com relação à dinâmica do assassinato de Décio Sá.
A própria polícia já reconhece oficialmente que, para matar Décio, o assassino contou com uma logística envolvendo outras três pessoas – uma numa moto, outro a observar a área e um terceiro, de carro, aguardando em outro local.
A questão está exatamente neste ponto.
Com estes dados já comprovados, não há como duvidar de que, mais do que seguido – ou perseguido – até o local do crime, Décio Sá fora vítima de uma emboscada.
Para montar uma rota de fuga com tantos detalhes, os bandidos necessitavam saber que Décio Sá iria estar, exatamente, no restaurante Estrela do Mar.
Por isso montaram a estratégia: o executor chega na garupa em uma moto, atira, volta pro veículo, segue até antes da barreira eletrônica – para evitar ser filmado – e sobe o morro, onde um carro o aguardava do outro lado.
É assim que a polícia conta.
Mas, e se Décio Sá não fosse para o Estrela do Mar? E se ele resolvesse jantar com o colega Luís Cardoso no Dona Maria? Ou optasse por comer o macarrão com Fábio Câmara, no Sushibar?
Os bandidos montaram a tocaia por que tinham convicção de que ele sairia mesmo do jornal diretamente para o Estrela do Mar.
E para isso, teria que ser atraído pra lá…
Carlos a questão de acreditar na instituição, você acertou, não acredito em nenhuma do nosso estado, tenho esse direito, a questão da arma ser da polícia isso é relativo, ela pode ser da polícia, mais no momento não estar na polícia, vou te dar um exemplo: várias armas da polícia já foram roubadas,tomadas de assalto, perdidas em serviço e estão na mão de bandidos, assim como um policial bandido que agente sabe que tem, pode ter fornecido a arma para o assassino, viu Carlos, hoje eu posso comprar uma pistola pela Taurus, para o meu uso pessoal, toda legalizada e registrada depois de estar de posse, vai da minha índole, usar para o bem ou para o mau, por isso é que repito, a questão da arma ser da polícia é muito relativo, até breve na paz do senhor.
Pois é CLIK. Pena que até você que faz parte da polícia não acredita na instituição. Se a arma do crime é da polícia isso é um indício ou estou errado? Como um pistoleiro mata um pai de família com arma de uso exclusivo da polícia? O pior é que a arma da polícia é comprada com dinheiro público.
Carlos concordo contigo, sou policial também e estava na greve, mais essa altura do campeonato tem que investigar todo mundo, do presidente ao pescador, inclusive você.
Carlos R. está ERRADO ! As barreiras eletrônicas de SÃO LUIS não fotografam motos. Pesquise antes de comentar.
Marco, para que esta tese seja a mais aceitável, há dois elementos a serem analisados. O primeiro é o de que, segundo informações de dois colegas, apesar de convidado estar em outros dois locais, Décio teria insistido em ir ao Estrela do Mar, porque queria comer caranguejo. Assim, acho que ele poderia, expontaneamente, ter ido ao bar. Outro ponto é se saber quanto tempo levou entre sua chegada ao bar e o crime. Se houve um tempo razoável, por exemplo, 30 minutos, seria tempo suficiente para que os criminosos organizassem a fuga, desde que o esquema principal (moto/carro/agentes) já estivesse pronto. O que acha?
Prezado, Marcos!
Mesmo que haja muito interesse por parte daquelas pessoas pela recompensa oferecida pela captura do executor e chegar-se ao (s) mandante (s). Creio que a Polícia Civil deve levar em conta todas as informações que lhes forem repassadas pelo disque-denúncia. Apenas uma coisa podemos afirmar: essa recomepnsa de R$ 100 mil está também atrapalhando todas as linhas de investigação, porém, filtrar todas elas é imprescindível. Ou seja, desde a quebra do sigilo telefônico do Décio pelo menos 30 dias antes da sua execução. Além disso, mediante os testemunhais dos populares, porque até agora, a polícia não divulgou ou não quer divulgar o retrato falado do assassino? Portanto, para mim, o Décio foi sondado via celular por alguém a mando de alguém interessado em dar cado à sua vida nesse dia, a fim de saber a que horas ele sairia do trabalho e. quando foi seguido também por pessoas que estavam à porta do jornal O Estado do Maranhão. E por celular o seguriam até o local da execução. O executor já devia estar à sua espera nas proximidades do local para daí executá-lo sem perguntar para ninguém quem era o Décio Sá. Na segunda parte dessa tramoia, é que entra a logística do crime que deu todo o suporte ao pistoleiro de aluguel para empreender sua fuga! Evitanto assim, que as câmeras localizadas naquelas imediações pudessem filmá-los e gravá-los, dificultando de uma vez por todas as linhas de investigação.
Devem investigar o envolvimento de delegados, policiais civis e militares, uma vez que há arma dessas entidades no crime. Ele bateu forte na época da greve.
Erado está Errado.
As barreiras eletrônicas fotografam motos acima da velocidade permitida. A polícia sabe disso. Quem não sabe é Erado que está Errado.
O crime poderia ser cometido de várias maneiras, pois analisem caros amigos e vejam se não tenho razão, como por exemplo: atirar nele em um sinal parado com o atirador de capacete, seguir-lo ate sua casa e atirar em qualquer ponto. Eu não entendo porque foi escolhido o restaurante pra cometer tal crime, isso a policia deveria responder, porque la, na frente de todos, afrontando em demasia o estado, a sociedade. Quem fez isso, tanto quem mandou como quem executou, não tem medo do Estado, ou o considera fraco, desrespeita a sociedade e queria que todos vissem o recado: Que todos vissem o quanto não teme os poderes do estado, afrontando-o desta forma violenta e que os jornalista vissem isso para amedronta-los. Será????????????????????
INDEPENDENTE DE BARREIRA ELETRONICA A LINHA DE INVESTIGAÇÃO AQUI MENCIONADA BEM COMO OS ARGUMENTOSPROCEDEM
E MOSTRAM QUE TUDO FORA REALMENTE BEM EXECUTADO POIS NÃO QUISERAM SABER SE A BARREIRA FILMAVA OU NÃO. SE PRECAVERAM.
A comentarista HELENA, abordou uma palavra que pode ser chave para desvendar o crime. Lembro-me que o Dep. Raimundo Cutrin, recentemente denunciou uma industria de grampos ilegais que estariam ocorrendo. Uma pergunta se faz necessário: será que telefone do Décio estava grampeado ilegalmente, possibilitando aos algoz saberem todos seus passos?
MARCO!!! QUAL LINHA DE INVESTIGAÇÃO VAI EM DIREÇÃO À CÚPULA DO TJ QUE MANTEM PISTOLEIROS E BANDIDOS EM CARGOS DE ASSESSORES DE DESEMBARGADORES.TAMBÉM PORQUE ESSES DELEGADOS NÃO RELACIONAM ESSE CRIME A UMA LINHA DE INVESTIGAÇÃO RUMA A PAÇO DO LUMIAR, E OUTRA LINHA RUMO À REGIÃO SAO JOÃO DOS PATOS.
Marco, acho esse raciocínio bastante coerente. Não podemos afirmar que é óbvio para não corrermos o risco de pecar por excesso, mas desde o começo, suspeitei que o Décio na verdade foi conduzido para uma cilada. Pelo que já li em outros blogues, parece que ele não tinha costume de ir a esse bar, ainda mais numa segunda-feira, e agora com todos esses detalhes que levam a possibilidade dos assassinos terem a certeza de que ele iria para lá, sei não. Agora uma perguntinha básica: a polícia já ouviu as pessoas que conversaram com o Décio durante esse intervalo de tempo que culmina com a sua morte?? Não somos políciais, nem detetives, apenas “gorilas diplomados”, mas talvez a polícia já tenha elementos suficientes para pelo menos ter alguns nomes dos possiveis mandantes desse crime covarde.
É…FAZ TODO SENTIDO!
Deixa a policia trabalhar, fica explorando o assunto a procura de audiência no blog. Ta parecendo a record e a band o dia inteiro vendendo a mesma machete, v se deixa de ser oportunista e deixa a policia fazer seu trabalho.
Mas as barreiras eletrônicas não filmam. Elas apenas fotografam e apenas os carros. As Motos NÃo são flagradas por nenhuma barreira eletronica na capital. Pergunte a algem que tem moto se ja teve alguma multa em barreira, não tem. Mas talves o assassino não soubesse disso ou a intenção era outra.
http://www.acessepiaui.com.br/pol-tica-brasil/cerca-de-70-dos-assassinatos-de-jornalistas-no-brasil-ficam-impunes/16610.html
Outra questão: As barreiras eletrônicas não filmam, elas fotografam, e apenas aqueles que passam acima do limite de velocidade. E MOTOS NÃO são flagradas de forma alguma por nenhum tipo de barreira eletrônica aqui de São Luis. Acho que todo motoqueiro sabe disso. Talvez a policia não.
Marco, peço que você analise o seguinte:
A vítima foi o Décio Sá, assim como poderia ser qualquer um dos blogueiros que diariamente fazem sérias denúncias. Será que esse assassinato foi planejado como forma de calar vocês? Sei que todos estão muito abalados. É apenas meu ponto de vista e gostaria de merecer o seu comentário
Resp.: É justamente por isso que ansiamnos tanto por respostas da polícia. E se houve uma lista de próximas vítimas? E se a questão não era pessoal com Décio, mas com a imprensa? Por isso, só posso achar que o sigilo se deu após descobrirem de onde veio a ordem.
D’Eça. Ajude-me a entender o que escreveu o Sr. Pedroza. Ele diz: …”Motivo menos nobre para o assassinato”…
Ah! Então existe motivo que justifique tirar a vida de alguém?
É isso?
resp.: Parece que, pra este boçal, matar um “gorila diplomado” é nobre. mas já disse e repito: Pedrosa é só um covarde recalcado, que merece o desprezo dado aos medíocres e vazios de coração.
O que a Helena citou tem fundamento. Lembro que a poucos dias o deputado Raimundo Cutrim denunciou na tribuna da assembleia legislativa o uso indiscriminado do aparelho “guardião” da secretaria de estado da segurança.
MISTÉRIO!!!
Pergunto: 1. Qual é a certeza que de fato alguem desceu de uma moto e subiu o morro ? Testemunhas viram quando o suspeito desceu da moto ? Testemunhas viram quando o sujeito deixou cair o tal cartucho de balas ? 2. A dona ou algum garçom do bar afirma que toda segunda Décio comia carangueijo por lá ? Porque seria impossível tal emboscada sem essa certeza, a não ser a tese de que ele teria sido atraido por contato telefônico, neste caso, só o celular dele pode ‘falar’ ? 3. Se o Décio foi seguido desde a mirante, porque o assassino esperou ele descer do carro, andar até o bar e sentar, para então matá-lo ?!! Logicamente porque o assassino estava por perto e foi avisado, ou de fato ja sabia que o Décio ia para lá. 4. Décio Sá mexeu com gente de muito dinheiro, e hoje na imprensa nacional o que mais se vê é o caso Cachoeira, que mandava granpear gente da alta e depois extorquir. Será que apolicia ja pensou que Decio poderia estar sofrendo grampo telefônico Clandestino ??! São apenas algumas perguntas porque estou realmente sencibilizado com esta barbaridade contra o Décio.
Só não consigo entender , porque até agora a polícia não tem o retrato falado deste assassino, já que foi visto por várias pessoas e filmado pelas câmaras de prédios.
Não existe crime perfeito.
A polícia tem que investigar com métodos modernos de inteligência policial.
Quem tinha interesse na morte do Decio. Vão lá no blog e investiguem um a um dos que ele denunciou, são todos suspeitos até os magistrados entram na lista.
Botem a policia na rua e refaçam todos os movimentos dele.
Vão em todos os hotéis, pousadas e inferninhos desta ilha, para saber se teve alguém que deu baixa em sua hospedagem na noite do crime.
Procurem todos os marginais desta ilha, pois, algum deles hão de saber de qualquer coisa.
Procurem todos os pistoleiros deste Maranhão, algum deles pode ter sido procurado antes para fazer o serviço, ou mesmo sabem de alguma informação.
Batam canela sem cessar. Alguma pista este infeliz deve ter deixado.
A vizinhança dele , alguém deve ter visto alguma coisa suspeita. Ninguém mata uma pessoa sem antes estudar todos os seus hábitos e rotina.
Procurem dentro da própria policia, porque até ela mesma é suspeita, ou na Companhia telefônica na qual o Decio tinha conta de celular, pois algum funcionário pode ter grampeado ou clonado o celular do Decio e o assassino sabia de todos os seus passos.
Enfim, a milhares de hipóteses ,e todas tem que serem investigadas.
O que eu não aceito e a sociedade maranhense também não, é simplesmente a polícia dizer que é um crime de difícil solução, e por conta disto entregar os pontos e desmotivar toda a polícia do Maranhão. Tem que ter alguém dentro desta polícia que seja melhor que este Secretário, não é possível. Não podemos aceitar este caso ficar sem solução.
É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será que ele recebeu a ligação de alguém dizendo que queria tratar de algum assunto com ele e que não poderia deixar para depois? Como você diz, será que ele foi levado para lá pelo próprio mandante do crime? Realmente a averiguação das ligações por ele recebidas naquele dia podem elucidar mais do que acreditamos. Espero que a polícia esteja com foco também nessa possibilidade de tocaia.
Realmente, D’eça…tem fundamento.
Grampeado!!!???
Concordo.
Bastante logico essa linha de raciocínio.Se ele saiu do trabalho as 22 horas e em menos de 40 minutos depois foi morto no bar, com toda essa estrategia de fuga, é porque o assassino tinha convicção que ele iria pra lá. Cai por terra a tese de que ele poderia ter sido seguido do trabalho até o Estrela do Mar.Não tenho duvidas de que as ligações telefônicas do Décio nesse dia é maior fonte pra se elucidar esse crime bárbaro e covarde.
Marcos, boa tarde!
Essa é exatamente a pergunta que faço desde o dia do crime.
Tudo haver!!