Não há polêmica alguma na impossibilidade da candidatura do advogado Samir Murad ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A lei e as resoluções dos conselhos da Ordem dos Advogados do Brasil dizem que ele não pode ser nomeado por ser cunhado da atual governadora. Ponto.
A polêmica, na verdade, é feita por quem tenta argumentar que ele pode ser escolhido, mesmo sendo cunhado de Roseana Sarney (PMDB).
Sem dúvida, Samir Murad tem credenciais para o posto de desembargador. Como advogado tem prerrogativas e está no lugar certo para pleiteá-lo.
O que o Conselho Federal da OAB faz, ao tentar convencer a seccional maranhense a nem aceitar sua inscrição como candidato, é tentar evitar polêmicas que desgastem a categoria.
Inscrito como candidato – e eventualmente escolhido – é provável que advogados recorram à Justiça para tirá-lo do TJ, numa polêmica demorada e desgastante, que fatalmente chegará ao Supremo Tribunal Federal.
É por isso a proposta do Conselho, de impedir sua candidatura já no nascedouro.
Outros advogados, no entanto, consideram que, por causa da polêmica, a governadora Roseana Sarney recue de nomear o cunhado – se ele conseguir a inscrição, for incluído na lista sêxtúpla e ficar entre os três na votação do TJ.
Roseana teme mais um desgaste nacional do Maranhão…
NEM CONHEÇO ESSE ADVOGADO SAMIR MURAD, MAIS SÓ O FATO DE SER IRMÃO DE RICARDO, E JORGE MURAR NÃO INFLUENCIA; E SE ELE TIVER O MESMO PIQUE PARA O TRABALHO, E FOR UM GRANDE CONHECEDOR DE DIREITO E DE JUSTIÇA, JÁ MERECE SER CONSIDERADO NESSA DISPUTA PARA A DESEMBARGADORIA DO TJ-MA. E ESSES OUTROS COMO O INSIPIENTE ADV. RIODINHO E OUTROS INHOS QUE SE CUIDEM!
EU NÃO CREIO Q VC QUEREM FAZER ESSE IRMÃO DE RICARDO BRICADEIRA MARCO
Anota aí, o Samir vai ter 22 votos no conselho seccional, o Samir é maior que o parentesco dele com a governadora pois goza de prestígio político na OAB que não é muito chegada a Sarneyzada mesmo sendo o primo da gov o presidente.
Caro Marco,
Não entendeu, primo pobre é aquele personagem de Brandão Filho, que só o primo rico, (representado por Gracindo Junior) poderia almejar dias melhores.
resp.: mas por que ele seria este primo? E de quem ele seria este primo pobre?
Sensato seu comentário,a sumula vinculante 13 do STF,é clara.Muitos sabem disso mas,insistem em “tocar fogo em água”.Agora:”Riodinho”nessa lista,é brinacadeira.A OAB-Ma.tem profissionais da maior competencia para o exercício na nossa côrte maior.
´caro Marco
O Dr. Samir é o “Primo Pobre”?
Um abraço
rsp.: Não entendi.
Deça, Quem será o interessado no desgaste de Roseana?? Vc pode falar?? Roseana, não é menina, e participa de todas as decisões importantes. Tudo estar ao seu controle, ou melhor, ao seu conhecimento, porque controle é muito forte. Há, Muito legal a sua atitude em defender a legitimidade de Marcos Caldas como Governador. Olha só como Roseana sabe das coisas…kkk
Não é muito mais fácil, controlar Marcos Caldas, do Décio Sá e Ricardo Murad????? Tem leitor seu que não sabia desse complô.kkk
Marco Deça. Excelente análise a sua.
É exatamente isso que está acontecendo no seio da OAB.