O episódio com o navio Vale Beijing, no porto da Ponta da Madeira, expôs ao mundo a falta de estrutura portuária do Complexo do Itaqui.
Apesar da capacidade do Porto do Itaqui para atracação de grandes navios, o complexo formado também pelo porto da Vale seria uma especie de “arremedo”, evidenciada com o grave episódio.
Um dos problemas principais do Itaqui é a incapacidade de receber cargas. Tanto Ponta da Madeira, que pertence à Vale, quanto o Itaqui, estão preparados apenas para carregar.
Fruto da política mercante desenvolvida para o estado – que apenas manda suas riquezas em estado bruto para fora, sem preparação para receber outras riquezas.
Conteiners, então – como Pernanbuco e Ceará – nem pensar!
O episódio com o navio mostrou que grandes toneladas de cargas avulsas não podem ser descarregadas no Maranhão. Isso é necessário para salvar o navio coreano, mas impossível de ser realizado aqui.
Isso responde também por que o Maranhão nunca se transformou em receptor de cargas de valor agregado.
São portos para mandar embora, não para receber…
Marco quem manda no Maranhão voce sabe, no Governo anterior dois grupos queriam implantar Estaleiros no Maranhão mais precisamente no complexo portuário do Itaqui em função das encomendas para ampliação da frota da Petrobras e daVale mas, não houve um gesto no sentido de consolidar a implantação desses estaleiros o governo na época não teve poder politico para definir essa localização , foram para oRio de Janeiro e Suape em Pernambuco.Outro fato interessante foi com relação ao Terminal para descarga de Gás Natural Líquido de grande importancia para servir como redutor na siderurgia em geral no consumo direto carros , onibus, taxis, reduzindo consideravelmente os custos assim como, a poluição mas ninguem deu um empurrão politico ,o Terminal foi para o porto de Pecem no Ceará . Quanto a estrutura portuaria voce tem razão a Vale ocupou os melhores espaços para o Retroporto e agora a Termica do Itaqui foi construida em cima do porto que poluirá tanto quanto uma Siderurgica, visto que, a qdade de ENXOFRE no Carvâo mineral é preocupante,mas estamos a deriva com um navio sem ter condiç~~ao de ser reparado no Maranhão e a Baia de São Marcos a receber o lixo e as contaminações baquiteriológicas atraves da Água deLastro do mundo e o minério de ferro indo gerar emprego na China. Temos exemplo desse tipo de exploração A Serra do Navio no Amapa o que resta da grande reserva de Manganes para o Povo de lá? A Baia de São Marcos poderá se transformar num grande Cemiterio de Navios. O povo a ver Navios na Miseria e com Fome.
Concordo com vc em alguns pontos. Porém, acredito que devemos melhorar a única rodovia que permite saída de São luís e mais a ferrovia carajas.
Caso os políticos tivessem interresse na contrucão da Transnordestina aqui no maranhão ligados os estados do nordeste, certamente, o porto ponta da madeira não serviria apenas para embarque de produtos sem valor agregado.
Discordo do ponto de vista do nobre jornalista e explico edm seguida as razões…
1 – Temos que lembrar ao escritor que devemos olhar o sistema portuário maranhense como um todo, ou seja, é um complexo de portos formados pelos atracadouros do Itaqui, Ponta da Madeira (VALE) e Alumar, sendo que cada qual tem sua administração própria, sendo o o Itaqui o único que está sob tutela administrativa do poder público.
2 – O porto do Itaqui está perfeitamente adequado tanto para exportar como importar cargas sólidas e líquidas, e o porto da ALUMAR, situado na cabeçeira do Rio dos Cachorros também é equipado para carga e descarga da produção de aluminio e alumin ia e de seus insumos de fabricação.
3 – O jornalista deveria se referir a falta de estrutura para operacionalizar as embarcações que aqui aportam e que por ventura necessitem de qualquer tipo de reparo, ou seja, estamos falando de algo que se chama ESTALEIRO, coisa que por essas bandas de terra sem governaça não existe.
4 – Isso fica claramente demostrado pela falta de iniciativa do inoperante poder público executivo estadual em criuar condições para que nossos ortos sejam a entrada de matérias primas e ebns de consumo que venham do hemisfério norte para o Brasil. Se contabilizatmos somente a população dos estados do Maranhão, Piaui, sul do Pará, Tmocantisns e oeste da Bahia, alé, do leste dos estados de Mato Grosso e Mato grosso do Sul, Goías e DFf teriamos mais de trinta milhões de habitantes,o que é algo perfeitamente visível como de potencial economico viável para suprir as demandas de necessidadese das populações destes locais.
4 – Porém, como temos um governo que se preoucupa apenas com o bem estar de uma minoria bajuladora de sua política cruel no trato da coisa pública, temos a situação que ai está, e que se estende para as areas de educação (VER MAPA ENEM 2011), segurança (ESSA NÃO TEM NEM DEFESA), saúde (ESTAMOS NA UTI JÁ A BASTANTE TEMPO, OU MELHOR, ESTAMOS MORTOS E ESQUECERMA DE NOS AVISAR) e todos os demais indíces socias que foram divulfagos pelo censo 2010 (E SO CONSULTAR PARA VER NOSSO LUGAR NO RANKING, OIU SEJA, QUANDO É ALGO BOM SOMOS OS ÚLTIMOS, QUANDO OS NUMEROS SE REFEREM A ALGO RUIM SOMOS OS PRIMEIROS).
5 – Retrato nú e cru do MELHOR GOVERNO DE MINHA VIDA … (Defendam o contrários mais mostrem argumentos convincentes, não balelas)….
Caro Marco, infelizmente, aos maranhenses só engodos!
Para que descarregarmos aqui, sem a devida capacidade logísitica de transporte (Seja rodoviário ou ferroviário, ou ainda, o hidroviário!) em nosso Estado?
Caríssimo, só temos uma artéria “estrangulada”, que é a BR-135, para uma ilha que está fadada ao congestionamento até em sua saída!
Infelizmente para os maranhenses não houve e não haverá outro maranhense Estadista e com tantas oportunidades e que pense o Maranhão, como pensou e planejou o Presidente Sarney! Infelizmente, para os maranhenses.
Forte abraço.
E quem tem sido responsável pela administração dos portos nesse Estado desde priscas eras, hein? Eles até podem não saber (querer?) implementar políticas no sentido de mudar tal realidade, mas por outro lado, são exímios gastadores do alheio…..final de ano chegando e as cestas de natal, devidamente abastecidas com mimos de outras terras, já estão preparadas…. e o interesse público? bem, o interesse público, nesta terra, é o interesse de quem está no púlpito…
É esse o Brasil de Lula/Dilma e Sarney.
CONCORDO COM O MARCO… MAS O PRIVILÉGIO GEOGRÁFICO DO PORTO SE PERDE QUANDO A CARGA CHEGA ATÉ AQUI. ESTRADAS DE PÉSSIMA QUALIDADE, SEM FALAR NO DIFÍCIL E ÚNICO ACESSO QUE É SÃO LUÍS. AQUI LITERALMENTE É UM FINAL DE LINHA. SOMA-SE ISSO À DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA. TRAZER CARGA PRA CÁ E DAQUI DISTRIBUIR SE TORNA INVIÁVEL SOB O PONTO DE VISTA MULTIMODAL. VÁRIOS ESTUDOS JÁ FORAM FEITOS E TODOS CHEGAM A CONCLUSÃO DE QUE NÃO POSSUÍMOS VOCAÇÃO E NEM ESTRUTURA PRA CENTRO DISTRIBUIDOR.
Fruto de politicas publicas equivocadas… qual é a grande industria de transformação que temos aqui? Que eu me lembre, nenhuma…
Talvez esse fato se dê pela falta de uma política administrativa em nosso porto caro Marco, em menos 6 anos estamos no 3 gestor diferente , fora o de outros tempos , realmente a nossa estrutura portuária precisa ser melhor administrada o que creio que deva acontecer com esse novo gestor. No entanto a notícia não está 100% correta, o nosso porto se não estou enganado ja realiza a Cabotagem , no entanto em pequena escala é algo novo pra nós e carece de estrutura e Suape (PE) pode ser um bom modelo.
Ah! é tudo pela privatização dos portos….entendi.
Falou e disse…
A mais pura verdade caro Marco, é um grande desperdício em nossos portos, que são privilegiados geograficamente.
Disse tudo. Nossos portos são de araque. É por isso que devemos defender a privatização dos nossos portos.