Do blog Um Olhar Crônico Espotivo
É prematuro para publicar esse post, dirão muitos, mas eu não penso assim.
Vou além: ele já estava mais ou menos desenhado em minha cabeça há uns vinte dias, por aí. E o resultado do jogo de anteontem, em Santiago do Chile, somente consolidou minha certeza.
É provável que o Corinthians sagre-se Campeão Brasileiro de 2011 neste domingo, com todos os méritos. É possível, talvez não tão provável, que o Santos sagre-se Campeão Mundial em poucos dias, no Japão.
Serão grandes feitos e, talvez, ninguém mais que o atual Campeão da Copa Libertadores de América merecesse o título de Time Brasileiro do Ano de 2011, principalmente se conquistar o Mundial.
Penso de forma diferente, porém.
Para mim, para a visão que tenho do futebol brasileiro hoje e do futuro e, independentemente do resultado de seu jogo final no Brasileiro e de conquistar ou não o título de Campeão Brasileiro, o Time do Ano é o Vasco da Gama.
É o Vasco de Ricardo Gomes. Que também é o Vasco de Cristovão, Juninho, Felipe, Dedé, Diego & Cia. É, igualmente, e digo com satisfação (apesar de algumas ressalvas e frustrações), o Vasco de Roberto Dinamite.
Ora, mas por que Time do Ano, ainda por cima com maiúsculas? Só porque venceu a Copa do Brasil? A mesma que você diz ser uma competição secundária?
Não, irritado leitor não-vascaíno; é o Time do Ano porque honrou todas as suas disputas, enobreceu-as.
Porque não entrou em férias depois de uma conquista. Pelo contrário, foi à luta em duas frentes, diferentes e extenuantes por si só, e muito mais, muitíssimo mais quando somadas, quando simultâneas. Como fez o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, em 2003, numa outra época bem diferente da atual, mas de forma igualmente nobre.
É o Time do Ano porque deu um bom exemplo de como um clube pode, mesmo com dificuldades e orçamento apertado, montar um bom elenco, mesclando novos e veteranos e dar condições à sua comissão técnica para realizar um bom trabalho.
E, finalmente, por último, mas não menos importante, é o meu Time do Ano por ter jogado bonito, por ter jogado futebol com jogadores que pensam e sabem armar, por jogar com meias e não somente meia-dúzia de volantes – os tais “de contenção” – usando e abusando do triste e monótono “jogo aéreo” que domina o futebol brasileiro desse começo de século.
Para mim, portanto, não é relevante que o Vasco vença o Flamengo e conquiste o Brasileiro por conta de um tropeço corintiano.
Seria, ou será, somente a cereja extra do bolo que já é bom…
Vasco sempre vãscao , mesmo já tudo armado para corinthians ser campeão , o nosso vãscao fez bonito e com certeza a libertadoura será nossa.
q eu saiba time do ano é o corinthians vc está equivocado pegou 2 cascudos em uma semana !!!
Não importa se o Flamengo tem mais vice campeonatos do que a coisa, o que importa é que em confrontos diretos a coisa sempre foi, é e será vice. Simples assim.
Com relação ao texto, desculpa antecipada para derrota.
Tambem acho que o vasco é o time do ano, mas o campeão é o TIMÃO.
03/12/2011 18h10 – Atualizado em 03/12/2011 21h14
Fla ironiza vices do Vasco, mas chegou mais vezes em segundo
Caso não leve a taça, time da Colina chegará em segundo lugar pela 36ª vez, contra 40 do rival. Rubro-negros levam vantagem no confronto direto
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Muitos torcedores do Flamengo que vão ao Engenhão neste domingo estão empolgados com a possibilidade de cantar “vice de novo” para os vascaínos. A melodia ecoa em estádios do Rio desde o tricampeonato estadual conquistado pelos rubro-negros sobre o time da Colina em 1999/2000/2001. O Vasco não vence o Flamengo em decisões desde o Carioca de 1988 (veja o vídeo), mas, na estatística geral, pode provocar o rival quando o assunto é o número de vices em todas as principais competições disputadas na história. O Flamengo já terminou em segundo lugar 40 vezes. O Vasco, 35.
No confronto direto, no entanto, a vantagem é do Flamengo. O time já foi 12 vezes campeão com o rival como vice. O Vasco já comemorou 11 vezes com o Flamengo em segundo.
No levantamento, não foram consideradas finais de turno do Campeonato Carioca. No estadual deste ano, por exemplo, o Flamengo deu a volta olímpica diante da torcida do Vasco na decisão da Taça Rio (veja o segundo vídeo), mas o vice da competição, contando toda a campanha, foi o Fluminense. Nesses critérios, a última vez que o Flamengo foi campeão sobre o Vasco foi na Copa do Brasil de 2006.
Em alguns anos, por conta do formato das competições, existe polêmica sobre quem foi o vice. No Torneio Rio-São Paulo de 1957, Flamengo e Vasco terminaram empatados na segunda colocação , com 11 pontos. O Rubro-Negro é considerado vice por ter melhor saldo de gols (8 contra 3). Porém, o Vasco aparece como vice em algumas publicações por ter vencido o Flamengo no confronto direto na competição (1 a 0, no dia 08/05/57).
Situação parecida acontece no estadual de 1961. Fla e Vasco terminaram na segunda
colocação com o mesmo número total de pontos (30), mas os rubro-negros tinham maior saldo de gols.
O meia Felipe, campeão carioca pelo Flamengo em cima da equipe cruz-maltina em 2004, não gosta quando os rubro-negros chamam o Vasco de vice.
– Para ser vice, tem que chegar à final. Se chegou, é porque tem mérito. Infelizmente, só um pode ganhar e na nossa cultura, o segundo lugar não serve. O Vasco é um time grande, e isso vem de berço. Essa é uma final diferente, porque só o Vasco está buscando o título, mas não depe
Comentariozinho xinfrim…
O amor é mesmo cego, surdo, mudo e doido!
Marco, realmente para os que entendem de Futebou, o Vasco superou todos os times brasileiros no ano de 2011, entretanto para quem torce para o Corinthians, Fluminense, Flamengo, Santos, Etc. Parabens!!!! pelos verdadeiros e bons momentos que seus times proporcionaram para todas as torcidas. Esperamos que as torcidas fiquem cada dia mais “parceiras” das suas rivais, pois somente assim conseguiremos torcer todos juntos, idosos, adultos e criancas. Que no Campeonato Brasileiro de 2011 venca o melhor…
Sim… E vai ser vice de novo… Que sina hem!?!?!?
resp.: Ele já é vice, seu tolo, independente do jogo de hoje. Ninguém mais pode alcançá-lo. Além disso, pode ser campeão, mas vice já é desde domingo, quando venceu o flu.
Marco, O Vasco fará grande partida contra o Flamengo e seremos penta campeão brasileiro. Amanhã, seremos os vitoriosos.
Acredite nas minhas palavras
UMA VEZ MENGÃO SEMPRE MENGÃO…
Amigo Marco, não tem jeito, TIMÃO PENTA!!!
hehehehehehehehe tu vai é ser vice outra vez………..kakakakakakakakakakak