O Conselho Nacional de Justiça abriu sindicância para apurar a demora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na conclusão do julgamento de cassação do vereador Alderico Campos, de Paço do Lumiar.
Ele foi cassado pelo próprio TRE em maio do ano passado. Entrou com recurso especial até no TSE, mas perdeu.
Agora, se mantém no cargo graças a embargos de declaração, que nunca foram analisados na corte eleitoral maranhense. O relator dos embagos é o juiz José Carlos Sousa Silva.
O CNJ quer saber o porquê da demora na efetivação da cassação do vereador.
A estranha movimentação do processo de Alderico Campos envolve vários membros da Corte Maranhense, incluindo a presidência e a corregedoria eleitoral.
Numa destas últimas movimentações, o TSE encaminhou ofício para a própria titular da Zona Eleitoral de Paço do Lumiar.
A juiza ouviu do corregedor eleitoral, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que aguardasse a devolução dos autos suplementares pela Corte Superior.
Os autos chegaram no dia 14 de julho. Três dias depois, o presidente Raimundo Cutrim determinou que fossem publicados os acórdãos da cassação, abrindo prazo – de novo! – para novos embargos, mesmo com a decisão já transitada em julgado.
Uma aberração jurídica que só acontece no Maranhão…
Qualquer criança de Paço do Lumiar sabe quem está segurando esse rapaz no cargo. Tem muitos interesses por trás disso. Se o nosso judiciário fosse uma corte séria, esse rapaz já estaria fora do mandato e preso.
Marcos, se dessa vez a nossa Justiça não der uma resposta, pode esperar é noticia Nacional. é insensata a justiça manter um vereador cassado e ainda mais com contratos com o TRE/MA, esperamos que ele saia, pois é vereador cassado e entrou no Municipio de para- quedas.O CNJ está de olho, hoje a PF, invadiu o TJMA,amanhã pode ser O TRE/MA, o Juiz relator José Carlos Sousa Silva, tem que resolver logo esta questão, empossando a suplente e tem que colocar os Embargos ,último recurso que resta e fundamentar o seu voto, basta ele levar o que está sendo noticiado por toda imprensa local. Que o TRE agora em tempo faça Justiça,para que amanhã não aconteça com outro processo. Que afaste JÁ , esse Vereador que pousa de galã da camara de paço do Lumiar.
O CNJ vai ter que designar um Conselheiro só para apurar as bandalheiras do Maranhão, porque igual esse caso de Alderico existem muitos outros, a exemplo do caso de Urbano Santos, em que Abnadab já está a quase três anos no cargo, porque o TRE deferiu o registro de candidatura mesmo com váiras contas rejeitadas pelo TCE. No julgamento pelo TSE os ministros pediram para o relator não relatar todas as falcatruas – quando ele começou a falar os outros ministros disseram basta, já é o suficiente (o prefeito comprou até cachaça com dinheiro do FUNDEB)…
No caso de prefeito, até dá pra entender o interesse político, e outros intere$$e$…. Mas no caso do vereador de Paço… é muito estranho a Corte correr o risco de se submater a uma investigação (esperando que haja um esquecimento do caso, um deixa pra lá…) É muito complicado… Mas um dia isso muda…Já começou, Dra. Oriana vem aí
Alderico Campos está desmoralizando o Judiciário maranhense, em especial o TRE-MA. Esta Corte precisa urgentemente tomar uma decisão e mostar a sua isenção sobre esse caso. A população luminense aguardar uma posição há mais de dois anos. É um absurdo isso, só aqui no Maranhão mesmo!
Isso é uma vergonha para o nosso Judiciário. O TRE precisa dar uma resposta, e a melhor é com a cassação deste senhor. A população luminense aguardar ansiosamente uma posição justa e dura contra esse bando que se instalou na Camara Municipal. E Décio, na minha opinião, eles chantagearam e colaboraram para que a Bia não fizessem um bom governo.
A Decisão da Magistrada já diz tudo, o que mais a Justiça quer para tirar esse Vereador do cargo, onde ocupa Ilegalmente, fazendo contratos como um fora da lei. Esperamps Justiça.