8

Gastão Vieira responde a José Reinaldo…

Gastão rebate a artigo de José Reinaldo

O deputado federal Gastão Vieira encaminhou mensagem ao blog na qual pondera pontos do artigo de José Reinaldo Tavares (PSB), publicado semana passada no Jornal Pequeno.

É o segundo deputado a contrapor os  argumento de Tavares, segundo os quais o Maranhão cersceu entre 2004 e 2009 gaças ao seu governo e ao de Jackson Lago (PDT).

Ilude-se o ex-governador ao considerar como inteiramente seu o crédito pelos avanços obtidos pelo Maranhão no período que foi chefe do poder executivo. Como homem público experiente ,sabe que o desempenho do Estado em um dado período é resultado, principalmente,das reformas estruturais adotadas anteriormente, que demoram para frutificar – argumenta Gastão Vieira.

No sábado, o deptuado Pedro Fernandes (PTB), também em entrevista neste blog, já havia mostrado, com dados técnicos, os fatores que contribuiram para o crescimento do Maranhão. (Releia aqui)

Leia abaixo, a íntegra da resposta de Gastão Vieira:

“Caro Marco D’Eça

A respeito do artigo do ex-governador José Reinaldo, que tem como base o discurso que fiz recentemente na Câmara dos Deputados,quero ponderar alguns pontos:

1) A tecla é sempre uma só: o Maranhão é dominado por uma “oligarquia”,responsável por tudo de ruim que ocorre no Estado . Quando a “oligarquia”está no poder,nada dá certo,o PIB não cresce,a pobreza aumenta,educação e saúde sofrem e por aí vai…..quando a “oligarquia”está fora,tudo vai bem.Quanta ingenuidade! Que argumentação simplória, mesmo assim resta prová-lá, o que ainda não vi ninguém fazer.

2)Para todos os defensores desta “tese”,inclusive o ex-governador, o que ocorre no Maranháo nada tem a ver com o que ocorre no Brasil e no resto do mundo. Nada tem a ver com o processo histórico de crises,em prazo mais remoto,que remonta ao fim do século 19 e início do século 20.Nada tem a ver com as características específicas da região( o Nordeste que também enfrenta muitas dificuldades para crescer). Nada tem a ver com reformas   que demoram
muitos anos para frutificar (freqüentemente excedendo o período de uma gestão de governo).A única variável relevante para definir o desempenho do Maranhão é a tal da “oligarquia”.

3) De fato, seria ocioso negar que, segundo indicadores importantes, o Maranhão exibiu desempenho bom no período 2004-2009, assim como já tinha exibido bom desempenho em outros períodos.Nenhum maranhense em sã consciência pode ficar descontente quando vê o seu Estado crescer e avançar, independentemente de quem ocupa no momento o Palácio dos Leões. Mas, já é tempo de abandonarmos este conceito simplório de achar que o que ocorre ao longo de um período é fruto exclusivo das ações adotadas naquele período.Ilude-se o ex-governador ao considerar como inteiramente seu o crédito pelos avanços obtidos pelo Maranhão no período que foi chefe do poder executivo. Como homem público experiente ,sabe que o desempenho do Estado em um dado período é resultado, principalmente,das reformas estruturais adotadas anteriormente, que demoram para frutificar.

 4) Quanto a questão da renda monetária de boa parte da população rural, uma coisa é dizer que ela é contabilizada como inexistente , nula pelo IBGE,nenhuma novidade aí de que isso distorce a medida do
PIB. Trata-se de opinião técnica de especialistas da ONU, do Banco Mundial e do própio IBGE, e considerados como fatos na literatura relevante.Outra coisa muito diferente é dizer que a população rural ” vive bem , apenas não utiliza dinheiro….”. ignoro a razão e a metodologia que autorizou o ex-governador a identificar as duas situações como idênticas.

 5) A premissa que presidiu meu discurso é de que o debate sobre a situação do Maranhão é necessário e saudável , mas deve ser mantido em nível elevado, respeitoso , sem preconceitos e ressentimentos pessoais. Infelizmente, náo foi o que vi na mal feita reportagem da Veja. 

Com respeito e estima ao seu blog e ao ex-governador,
                                    Cordialmente,
                                     Gastáo Vieira”

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Ainda há alguem que leia as baboseiras desse cara. isso não tem moral nem pra ser juiz de briga galo.

  2. Não entendo o fato de você está publicando a carta do parlamentar quando o artigo que gerou a discussão saiu no JP.
    Ele não tem penetração no JP? Ou você fez um favor a ele?

    resp.: Nem uma coisa, nem outra. Este blog repercutiu o artigo de José Reinaldo, fez o contraponto com Pedro Fernandes e mantém o assunto com Gastão Vieira. Só isso…

  3. Carolina do sul do estado, doida varrida, ex-amante de Nero e prima de Messalina. Teve variola quando criança, febre amarela quando jovem e dengue hemorrágica na menopausa

  4. Que moral tem vc Gastao, que so gasta.Vc defende sarney pq vc e como ele, prefere ver maranhao pobre ,a seus servico e desta desgraca que familia sarney, vc e peste que maranhao que nao tem vergonha ainda elegem pessoas como vc.
    vc e esse bando sao responsavel pela pobreza pq vc que estao no comando do estadoa 50 anos.mas ja se foi tanto politico embora em 2011, vc e os sarney nao farao falta.

  5. Deve ser por isso que Zé Reinaldo foi um, “verdadeiro espoca urnas” o senador mais bem votado do Maranhão!

  6. Muito bem colocado, Deputado Gastão. As pessoas se preocupam tanto em folclorizar a situação do Maranhão que esquecem de defender nosso Estado quando outros nos rebaixam ao nada.Vamos parar de perder tempo ruminando quem fez e quem não fez e olhar pro futuro. O futuro é um Maranhão cheio de potencial, independentemente de quem o governa, o ouro está com a gente!Esqueçam a gerra fria e vamos defender o que é nosso!Na hora de conseguir a verba nacional o Maranhão não presta, mas na hora de ocupar as nossas vagas nas novas obras, todo o Brasil quer.vamo lá, deputado,ponha mesmo os pingos nos “is” e vamos trabalhar pensando em uma nova realidade.

  7. Só o Zé ainda não se deu conta de que já saiu do baralho faz tempos.Muito me admira sua cara dura!Seus feitos mais memoráveis quando estava no Governo foram as festas riquíssimas que dava no Palácio para encher a barriga do VIPS queridos da Alexandra.Ah, e o incentivo polpudo a uma escola de samba local para homenagear sua então amada.Agora, depois que tiraram ele da brincadeira e lhe tomaram os brinquedos, ele vem gritando “Fui eu,fui eu!” E vai ser assim, toda vez que cantarem um índice positivo, os pesos mortos da oposição vão querer assinar a autoria.Puro desgaste desnecessário e exposição ao ridículo.

Comments are closed.