Coube ao secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel, a articulação que, de uma forma ou de outra, aproximou o governo Roseana Sarney (PMDB) da família Leitoa, de Timon.
Haickel acaba de assinar convênio de R$ 550 mil com um instituto ligado aos Leitoa, para execução do prjeto “Resgatando a Cidadania”, lançado sábado, com a presença do próprio secretário.
A família Leitoa, que tem como líder o ex-prefeito e ex-deputado Chico Leitoa (PDT), tem ainda o deputado estadual Luciano Leitoa (PSB). Os dois sempre fizeram oposição ao governo Roseana; e garantem que continuarão na mesma posição.
Mas não deixam de reconhecer:
– Sou de oposição ao governo. Esse convênio não mudará minha posição, mas tenho que reconhecer que foi uma atitude de grandeza da governadora Roseana Sarney – afirmou Luciano Leitoa.
Seu pai, Chico Leitoa, foi ainda mais incisivo:
– Estamos inaugurando nesta solenidade um novo momento na política do Maranhão. Vivemos a era da civilidade política, onde grupos opostos podem, sim, se unirem e colocarem os interesses da população acima dos seus próprios. Este convênio é a prova maior de que as diferenças políticas podem conviver sem ferir os interesses da população – afirmou Chico Leitoa.
Operador do convênio, joaquim Haickel reafirmou o compromisso da governadora Roseana Sarney, de não deixar que os interesses políticos possam atrapalhar o trabalho do governo pela população maranhense –
– O que nós estamos fazendo aqui hoje não é política, mas ação de governo. É determinação da governadora Roseana Sarney que não devemos boicotar nenhum projeto que possa beneficiar a população, independente de quem ele possa estar ligado – frisou Haickel.
O evento foi um dos mais importantes momentos da atual história política do Maranhão.