Em meio ao estilo folclorizado das músicas maranhenses, o cantor e compositor Mano Borges se destaca com sua levada pop e seu estilo contemporâneo. Ele é uma das atrações de hoje da Vila Junina, no São Luís Shopping.
Mano Borges é um dos melhores cantores maranhenses – senão o melhor.
Mantém o estilo característimo da MPM, mas inclui pitadas de sonoridade da Word Music, o que dá as suas músicas um estilo sofisticado, cosmopolita.
A belíssima “Você é Tudo”, por exemplo, não deixa nada a desejar em comparação com sucessos nacionais de Djavan, Lulu Santos e Samuel Rosa, só para citar alguns exemplos.
A canção, inclusive, é cogitada para ser incluída em dicos de artistas baianos.
Letrado, culto, mais do que um cantor maranhense, Mano Borges é um artista pop – no estilo musical, nas letras, nos arranjos e no visual.
Qualquer uma de suas músicas caberia perfeitamente em trilhas sonoras de novelas.
Desde as mais antigas, como Bangladesh, que caberia, por exemplo, na trilha de “Caminho das Índias”, recente sucesso da Globo, até as mais novas, como “Fácil de entender” ou “Os Nós”.
Eclético, Borges se reinventa a cada carnaval, a cada São João, mantendo um estilo próprio e adequado para cada época do ano no Maranhão.
Com a veia pop dos grandes artistas nacionais…
Conheci as musicas de Mano Borges atraves de um amigo meu do Piaui que veio morar aqui em Goias que tinha um CD dele, todas as musicas de Mano Borges sao lindas principalmente Bangladesh.Mas o que me deixou intrigado foi quando fui passear em S. Luis MA e procurei pelo CD e os vendedores nao o conheciam, perguntei tambem a varias pessoas que tinham carro com som mas ninguem tinha o CD dele e tambem nao o conhecia.
Léo. (CHEIROSO)
Quem decide não é ele, se a ordem vem dos gorvernantes qual o poder que ele tem de exigir, te tocar rapaz , continua ai vendendo tuas quentinhas no restaurante de cecé, pq tu não fizeste um abaixoassinado , ou pq tu não fizeste sozinho como andas dizendo que fazia antes ?
Mano Borges gosta tanto da cultura maranhense que nem fez questão de exigir o arraial do viva aqui no renascença l isso que é gostar!!!
FESTEJOS JUNINOS DE PINDARE
Os festejos juninos do município de Pindare Mirim vem perdendo o seu brilho a cada ano que passa. Antigamente quem visitava Pindaré pra participar das festas de São João e São Pedro saía falando muito bem do evento devido ao grande número de apresentações folclóricas e da programação destas festas. Desde que o Prefeito Henrique Salgado assumiu a prefeitura a festa vem piorando a cada ano, principalmente neste ano de 2011. Sem atrações e sem investimentos a festa perdeu aquele brilho de outrora. O público sumiu definitivamente. E os comentários ruins são muitos. A decoração e a programação dos festejos estão muito aquém de anos anteriores. Mesmo assim, podemos encontrar boas atrações nesta temporada festiva em Pindare, que são as apresentações das turmas de bois do Pé de Axixá e Pé de Galinha mas que nada tem haver com o arraial do município. Diferentemente, a vizinha cidade de Santa Inês vem realizando os melhores festejos juninos da região, mas não tem a tradição de Pindare Mirim.
Mas o que mais chama atenção nesta estória é que o prefeito do município, Henrique Salgado, publicou no Diário oficial do Estado do Maranhão o extrato de INEXIGIBILIDADE DE LICITACAO abaixo, dispensando a licitação pra contratação das bandas que irão animar os festejos. São trezentos mil reais. Ninguém sabe o porque da dispensa nem porque tanto dinheiro pra contratar estas bandas já que são apenas duas e nenhuma delas deverá custar esse absurdo. Vamos ficar de olho pra ver quais bandas são essas. Cabe ao ministério público saber porque são contratadas sem licitações já que não são exclusivas. Aliás, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) do município vem sempre adotando esta prática criminosa.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARÉ-MIRIM/MA
INEXIGIBILIDADE DE LICITACAO a). ESPECIE: Inexigibilidade:
b) OBJETO: contratação de banda para animação dos festejos de São João e São Pedro desta cidade de Pindaré-Mirim/MA. c). FUNDAMENTO: Lei n° 8.666/1993, art. 25, inciso III; d). COBERTURA ORCAMENTARIA: 13 Cultura – 13 392 Difusão Cultural – 13 392 0170 Promoção de Eventos Culturais – 13 392 0170 2026 Manutenção das Atividades Culturais – 30 00 00 DESPESAS CORRENTES – 33 90 39. Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica; e). VALOR ESTIMADO: R$ 300.000,00 (trezentos mil, reais); f). RATIFICACAO: Em 01/06/2011; g). AUTORIDADE RATIFICADORA: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO – Prefeito Municipal.
(Pg. 22. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 03/06/2011)
A SAÚDE DE PINDARE MIRIM VAI DE MAL A PIOR… PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA
Sempre me lembrei de fazer um comentário sobre o estado da saúde em Pindaré e o tempo passando, porque acho desumana, e lendo um texto de uma leitora neste Blog, uma coisa me chamou atenção. Ela se referia à péssima situação da nossa saúde e dizia mais: “Eu não elegi o prefeito Henrique Salgado pra ser meu amigo, eu quero um prefeito que invista na saúde, na educação e acima de tudo seja honesto”. Noutro trecho ela diz: “O prefeito comprou a honestidade e até a língua de algumas pessoas de Pindaré”. E assim lembrei-me de fazer meu próprio comentário.
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
A população de Pindaré parece que desaprendeu a reivindicar seus direitos e contestar os erros da administração atual. Conterrâneos não é mais tolerante a situação da saúde pública do nosso município. Não consigo aceitar que pessoas ainda morram de parto nos dias de hoje num hospital. Não consigo aceitar que pessoas morram à míngua na porta deste hospital por falta de atendimento médico. Não consigo aceitar a falta de médicos no nosso hospital. Não consigo aceitar a falta de material e medicamentos porque o dinheiro vem todo mês. Encheram a cidade de pequenos “pontos de atendimento”, onde nenhum funciona. Tudo propaganda. Muitos são pra agradar politicamente ao dono do imóvel pela cortesia do aluguel. Um verdadeiro absurdo. E tome fachada bonita com a logomarca do município estampada. Para um visitante de fora que não conhece a realidade deve imaginar que a saúde do município é uma maravilha, completo engano, aqui é uma calamidade total. Um verdadeiro flagelo.
Quando o governo do estado construiu, ampliou e equipou este lindo prédio do Hospital Governador Sarney, com a pomposa cifra de R$ 2.657.755,93 (dois milhões, seiscentos e cinqüenta e sete mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e noventa e três centavos), eu fiquei imaginando, será se vai funcionar adequadamente ao padrão da construção. Meu pensamento não me enganou, imaginei que nas mãos da administração local não deveria funcionar a contento, e pior ainda, está funcionando com intensa precariamente, muito aquém da minha imaginação. O que se vê é um verdadeiro descaso com a saúde pública da população. A população sabe muito bem mais não reclama. Anestesiada! Ninguém sabe o que está acontecendo com a memória do povo. Calado! Desta forma estão fazendo um grande mal a si próprio. Um mal a ser combatido, não no hospital.
Quando algum paciente precisa dos serviços médicos neste hospital, seja para um simples procedimento, precisa ser levado de ambulância para Santa Inês, isso corriqueiramente, porquê neste nosso hospital falta tudo. Faltam médicos, faltam materiais de primeiros socorros, faltam medicamentos básicos, e às vezes falta também a ambulância pra transportá-lo à vizinha cidade, só não falta é gente na porta do mesmo à espera de ser atendido e tragando o sofrimento de não ter o que fazer a não ser esperar um milagre. Nos casos onde a situação é mais grave o paciente costuma ir a óbito. Isso mesmo, morre!
Povo de Pindare! Prometeram em campanha eleitoral que a saúde iria melhorar tanto que seriam feitas até cirurgias de transplantes de rim e fígado no hospital Governador Sarney. Isso é uma falta de vergonha na cara. Quem não se lembra disso? Pura balela. Talvez estivesse sonhando quando desferiu essa imoralidade. Hoje a verdadeira realidade é outra, aqui não se faz mais nem uma simples cirurgia, tudo é levado pra Santa Inês, isso quando o paciente não morre antes. Há poucos dias, o jovem filho de José Joaquim, foi acidentado de moto próximo ao quartel de polícia e foi levado até o hospital local, mas como de costume, precisou ser levado pra Santa Inês. Estavam duas ambulâncias na porta do hospital mais nenhuma pode sair porque estavam as duas no prego. Pelo amor de Deus. Vamos acordar deste sono letal.
Lembram que estes que tratam a saúde assim faziam uma revolução majestosa na época do ex-prefeito Manoel Filho Silva? Protestavam muito sobre a saúde da época. Tudo muito bem orquestrado pelo mestre em campanhas MF. Reclamavam da equipe de médicos que inclusive era muito boa. Aliás, a saúde funcionava muito bem pros dias de hoje. Mas quem não tem compromisso com o povo a gente pode esperar o que?
Acessem o portal http://www.saude.gov.br e vejam quanto o município recebe todo mês para a saúde do nosso município. Não se espantem.
Tu que dizes é verdade, além de tudo é uma pessoa que vive exclusivamente da sua arte, sem precisar tá barganhando e nem ficar atrelado a uma boquinha ou nos órgão estadual ou municipal, e acho que isso encomoda muito outros da classe. É uma pessoa que sabe realmente se expressar e qd vai dar uma entrevista tem firmesa no que fala, e vai de cara limpa, não tem coisa pior que artista que dá entrevista atrás de um óculos escuro, e nunca sabe nem o que vai falar, realmente Mano Borges é um homem muito culto e inteligente , tem convicção no que debate. Vive pra sua arte e de sua arte.
Grande Marco D´eça!
Acordei hoje lendo seu blog, como faço todos os dias, e me deparei com seu comentário o que me deixa muito lisonjeado, Em algumas oportunidades, já pude manifestar o quanto sou admirador do seu trabalho também, pois sou do tipo que quando gosto, falo para que a pessoa saibam. Elogios são sempre bem vindos é claro, principalmente quando se trata de alguém que tem opinião e conteúdo como você, o que não significa que críticas não sejam bem vindas também. Para finalizar, fica aqui meu apreço e agradecimento, pois um comentário como o seu, em um blog como o seu, faz com que a gente acredite estar trilhando em um caminho certo e se sinta uma pessoa melhor. Ganhei meu domingo.
Saudações Vascaínas!
Mano Borges
resp.: Agradeço a simaptia, Mano. mE pode ter certezaq de que a admiração do seu trabalho é muito grande. Conseidor seu trabalho perfeito. E mais uma vitória pro nosso vascão, subindo na tabela. Abraços.
Essa matéria faz justiça a um grande maranhense. Reconhecido por todos pelo seu talento, Mano Borges é também uma grande figura humana. Parabéns!!!
Roberto Rocha.
facil de entender é uma das musicas maranhense mas bela que conheço, mas tem outras que merecem destaque, como ave de arribaçao,ilha magnetica,cajueiro velho,oraçao latina,todas de mestre antonio vieira,panaquatira,flor de maracuja,bia,capital do boi, sao tantas musicas lindas mas como dizia joao do vale muita gente desconhece olara,viu, muita gente desconhece, infelismente.