Desde as primeiras horas da manhã de hoje a classe política maranhense passa pela Assembléia Legislativa, para as últimas homenagens ao deputado federal Luciano Moreira (PMDB).
Na opinião geral, uma perda inestimável para o Maranhão.
Em condolências ao correligionário, o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), cancelou toda a programação do Arraial do Gedema, que funciona no pátio do Palácio Manoel Beckman.
– Luciano representava a modernidade na política. Aliava competência técnica à experiência e serenidade, pontos fundamentais a um político. O Maranhão se ressente desta perda – disse o parlamentar.
Um dos primeiros a chegar na Assembléia foi o secretário de Saúde, Ricardo Murad, que conviveu com Luciano Moreira durante vários anos.
– A gente custa a aceitar que um homem como Luciano possa ter nos deixado – lamentou Murad, para quem o deputado foi uma referência política do estado.
Luciano Moreira foi secretário no Maranhão por vários anos, mas estava há apenas quatro meses no mandato de deputado federal.
– Ele mostrava muita empolgação com o mandato. Estava sempre atuando em todos os espaços da Câmara. E não deixava de visitar suas bases – contou o também deputado federal Pedro Fernandes (PTB), atualmente na Secretaria de Cidades.
O deputado peemedebista morreu quando voltava de Barreirinhas, após proferir palestra em um encontro do Ministério Público. Com ele, deveria estar também o colega Gastão Vieira (PMDB).
– É impressionante! Na noite anterior ficamos juntos até quase meia-noite. Disse a ele que não iria a Barreirinhas, uma viagem de carro perigosa. Ele me dise que precisava ir, pois estava no primeiro mandato. Isso não pode ter acontecido! – emocionou-se Vieira.
Amiga pessoal e entusiasta da carreira parlamentar de Luciano Moreira, a governadora Roseana Sarney (PMDB) cancelou todos os compromissos agendados para ontem e decretou luto oficial de três dias no Maranhão.
Luciano Moreira sera sepultado às 16 horas, no Cemitério Jardim da Paz…
Deputado federal Luciano Moreira PMDB estava em seu primeiro mandato no cargo.. …O deputado federal Luciano Moreira PMDB morreu na noite desta quinta-feira aps capotar o seu carro em uma estrada na cidade de Morros prxima de So Lus capital do Maranho……Ao tentar desviar de um animal na pista da BR-104 o motorista da caminhonete em que Luciano estava perdeu o controle e capotou.
Foi um homem cheio de muita bondade no coração, assim como todos da sua familia, os são. A mim só resta desejar a essa família boníssima, beijos nos seus corações e muita força de Deus por essa lamentável perda.
A morte prematura do Deputado Luciano Moreira é algo que deve servir de lição para todos nós, especialmente para aqueles que estão no poder, pois assim como a família do Deputado, que sofre com com a dor da perda do seu ente querido, milhares de famílias também sofrem dessa dor e nada é feito para que fatos lastimáveis como esse não volte a se repetir entre nós.
O seu exemplo de homem público deve ser seguido, pois mesmo sabendo dos riscos que estão sujeitos todos aqueles que são obrigados a circularem nas nossas estradas ele não se furtou às suas obrigações de homem público, como não o fez o seu colega, o deputado Gastão Vieira, que depois de desfrutar as mordomias dos diversos mandatos de deputado, já não quer mais circular nas estradas do nosso Estado por saber dos riscos e dos perigos que é trafegar nas estradas mal conservadas, mal sinalizadas e cheias de armadilhas que são as poucas estradas do Maranhão.
Como eleitor de Gastão Vieira estou decepcionado com a sua postura diante a toda essa problemática e não concebo que um homem com a sua experiencia na vida pública prefira ao conforta e as mordomias que o cargo lhe oferece nos salões de Brasilia ao enfrentamento dos graves problemas que assolam a vida do nosso povo, certamente eu vou repensar a quem confiar o meu voto nas próximas eleições, pode ter certeza.
Aproveito a oportunidade para externar os meus sentimentos de perda aos familiares e amigos do Dr. Luciano Moreira, homem que sempre cumpriu as suas obrigações com zelo e sempre lutou em defesa do cumprimento das leis prol dos menos favorecidos. Que deus do alto da sua bondade infinita dê conforto e acalanto aos seus pela dor da perda e guarde a sua alma em um lugar de sossego.
A fragilidade da vida nos remete à reflexão sobre o modo de ser do homem contemporâneo. Eis que o inesperado faz sua intromissão devastadora, tirando-nos exatamente o que rege essa busca: a vida. A forma brutal de um acidente fatal, caso do nobre Deputado Luciano Moreira, cuja memória homenageio, causa-nos perplexidade e um sentimento enorme de impotência. A saída é a única conhecida: A VIDA NAS MÃOS DE DEUS.