Um grupo de aut0ridades convidadas pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) acompanharam o chefe da casa Civil, Luís Fernando Silva, ontem em uma visita ao Liceu Ribamarense II, no Parque Jair.
Encantaram-se com o projeto.
No grupo estavam o sub-procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, a promotora Lítia Cavalcanti, os secretários de Esportes, Joaquim Haickel, e de Educação, Olga Simão, os reitores Natalino Salgado, da Ufma, e José Augusto Oliveira, da Uema, o presidente da Associação de Jovens Emprerários, Rafael Sombra, e outros convidados.
– Este é um exemplo. Deveria ser levado, inclusive, para São Luís, pelo alcance social que representa – disse Lítia Cavalcanti.
Liceu Ribamarense é um projeto da gestão de Luís Fernando Silva em Ribamar, que teve continuidade com o prefeito Gil Cutrim.
Trata-se da primeira escola em tempo integral do Maranhão.
São duas unidades. A primeira, na sede do município, foi entregue ainda na gestão de Luís Fernando. A outra, do Parque Jair, foi inaugurada por Gil Cutrim. Há projetos de outras escolas do tipo em várias localidades ribamarenses.
– Aproveitamos o aniversário do projeto, iaugurado com o primeiro Liceu, para mostrar aos demais municípios maranhenses uma forma de educação moderna, que pode ser levado para todo o estado – disse Cutrim.
A escola em tempo integral tem sido referência na área de Educação maranhense – inclusive para municípios de outros estados.
Para os presentes, não há reparo para o modelo.
– Este é o futuro da Educação. Acho que btodas as escolas devem funcionar deste jeito – disse o secretário Joaquim Haickel.
Segundo ele, é satisfatório ver um projeto tão brilhante e bem sucedido na forma de fazer educação.
Provavelmente seu nome da noite deve ser mesmo Margarida, aliás, a única verdade dita. O resto é tudo mentira, fruto de dor de cotovelo.
Nunca São José de Ribamar viveu tão bem quanto agora.
E isso não é preciso ninguém dizer, é só vê. Todos os projetos implantados em São José de Ribamar funcionam, e muito bem por sinal, de forma eficiente como em nenhum outro município do Maranhão. Educação, Saúde, Social, Produção, Lazer…todos são aprovados pela população e por números oficiais.
Exemplos: se você sabe o que é IDEB, vai descobrir que o Liceu Ribamarense teve 6.6, índice de escola particular do Sul do Pais. E as demais escolas têm índices supeiores não com relalção as do Maranhão, mas superior ás escolas do Nordeste. Na produção, Ribamar, sem vocação para produção agrícula, foi uma das dez do Brasil que mais cresceu; Justiça Restaurativa, projeto implantado por Luis Fernando foi premiado pela ONU, a única do Brasil… e por aí vai.
Só não vê quem não quer porque até cegos vivenciam projetos implantados por Luis Fernando em Ribamar com a escola para deficientes. Onde existe isso no Maranhão?
A escola do Miritiua está em pleno andamento e será mais uma entre as dezenas construidas por Luis Fernando que Gil está dando continuidade.
Transparência é uma das marcas fortes na forma de gestão de Luis Fernando, ao contrário de todos os ex-prefeito de Ribamar ao qual voce deve fazer parte.
Meu amigo, conheço esse seu discurso! Seu Câmara já morreu e com ele foi-se o grupo que mais maltratou nossa cidade junto com aquele outro lá, demagogo.
Trabalho com esporte na nossa cidade e conheço o Maranhão todo. De fato, é difícil de acreditar que existe uma cidade com tudo isso no Maranhão, em virtude do que não existe em todo o Estado.
O que existe em Ribamar é difícil de se encontrar até em cidades do Sul do País. Quem duvidar, venha a São José de Ribamar que vai se surpereender. Tem muito mais coisas do que dizem os aliados do prefeito e do ex e do que diz a própria mídia.
Enquanto isso, Meu Caro D’ITALYANO uma escola que está sendo construída há quase dois anos ali próximo do Parque Jair, no Miritiua, da Prefeitura de São José de Ribamar está paralisada, por problemas de mau-planejamento da Contratante e ineficiência da empreiteira. E ninguém diz nada e nem tampouco faz nada.
É verdade que esta escola está sendo construída por uma das empreiteiras do “esquema” do ex-prefeito Luís Fernando Silva, a mesma é de Fortaleza e já foi agraciada (favorecida) com inúmeros contratos com essa prefeitura. Pois lá se simula licitações. A Avenida que dá acesso a pretensa futura escola, localizada próxima da sede do Sampaio, está uma lástima. Quase intrafegável. E depois a imprensa só fala da prefeitura de São Luís.
O Ministério Público municipal é conivente com tudo, faz vistas grossas, pois o promotor público Samarone possui familiares que têm intermináveis contratos de locação de máquinas pesadas e caçambas com a prefeitura. O juiz Márcio Brandão é também muito “simpático” ao Lulu.
Corre, à boca pequena, que lá os fornecedores e empreiteiros (apaniguados e rebelados) vivem a pão e água: a prefeitura deve todo mundo. Ao ponto de pagamentos atrasados passarem de um exercício financeiro a outro, por falta de planejamento.
Gil Cutrim, você é incipiente, se quiseres mostrar uma administração progressista, eficiente, se livre imediatamente dessa gente toda do Luís Fernando. Essa tal escola de tempo integral é uma farsa, meu amigo. Assim como esse ex-prefeito Luís Fernando é uma das maiores farsas da gestão pública que o Maranhão já conheceu. A mentira tem pernas curtas!! Pobre do povo! Quem viver verá! O mesmo não tem cacife para enfrentar o Lobão, numa disputa cristalina para ver quem será o melhor candidata ao governo, nas proximas eleiçoes.
Até a nossa aguerrida e mal remunerada imprensa vive amordaçada por esse farsante, pois uma boa parte dos nossos pobres jornalistas recebe direta ou indiretamente benesses desse “modelo revolucionário de gestão”, implantado pelo Luís Fernando.
Não quero ser candidata a nada, é apenas uma indignação de uma cidadã Ribamarense esclarecida. Em breve eu volto!!
enquanto isso no parque vitoria este prefeitinho não apareceu. As rua estão uma calamidade. se não fosse os enpresarios do local hoje não passava carro por lá. será que este menino que está prefeito não ver isso?
Essa pessoa que se apresenta com o nome D’Italyano ou é maluco ou vive no mundo da lua ao chamar de engodo uma escola que foi avaliada pelo próprio Ministério da Educação com o índice Ideb de 6.6, que é um dos melhores do Brasil. Esse projeto do ex-prefeito de Ribamar Luis Fernando, que construiu as duas únicas escolas de tempo integral do Maranhão, é o que há de melhor em matéria de educação. O atual prefeito Gil Cutrim que é um jovem e inteligente político teve a sorte de assumir a Prefeitura já com essas duas escolas construidas, a primeira já funcionando e a segunda pronta para inaugurar, inaugurou, e já anunciou que já vai começar a construção da terceira, com projeto pronto e terreno comprado ainda na administração de Luis Fernando. E assim, nós professores da rede municipal de Ribamar, aplaudimos a gestão vitoriosa do dr. Luis Fernando e estamos apoiando e aplaudindo também o Gil Cutrim pela coragem e dedicação de continuar de forma competente o trabalho do grande Mestre. Será que Caostelo e os outros prefeitos não vão construir nenhuma escola dessa qualidade?
O o blogueiro intelectual, sabedor de tudo, desde fisica quantica até politica aero espacial cometendo um erro infantil desses de portugues, e ainda disse q foi um lapso. Se fosse um leitor ou uma autoridade que faça oposição à patroa dele, seria logo taxado de analfabeto.
MARCO DEÇA ENQUANTO A EDUCAÇÃO MELHORA AQUI EM SÃO LUIS AS ESCOLAS ESTÃO SUCATEADAS, E NEM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA QUIMICA,FISICA ETC FUNCIONAM. O CASO DAQUELA ESCOLA QUE JÁ FOI MATERIA DO SEU BLOG, O COELHO NETO DA IVAR SALDANHA TEM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM 40 COMPUTADORES, MAIS SÓ 10 FUNCIONAM, CAVALOS E BURROS PASSEAM NORMALMENTE NO PÁTIO DA ESCOLA, PROFESSORES NÃO TEM APOIO DIDÁTICO E NÃO TEM UMA DIREÇÃO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS MAIS SIMPLES. TAMBÉM ACABARAM O CURSO PROFISSIONALIZANTES DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS TURISTICOS, A MERENDA ESCOLAR É IRREGULAR E OS ALUNOS AINDA NÃO RECERAM LIVROS DIDÁTICOS, QUE ESTÃO ENTULHADOS EM DEPÓSITOS.E PAULO AVELAR, PROMOTOR DE EDUCAÇÃO ESTÁ INERTES ÀS DENUNCIAS MUITAS VEZES FEITAS EM SEU BLOG.PIOR É A POSTURA DA SECRETÁRIA PARIA OLGA SIMÃO,QUE NÃO SE SABE O QUE ELA FOI FAZER MESMO NA SEDUC, SE ELA DEIXA TODO MUNDO MANDAR NA SECRETARIA COMO É O CASO DE MUITAS DAS SUAS ASSESSORAS QUE ESTÃO ENCHENDO AS ESCOLAS DE PESSOAL CONTRATADO, APADRINHADOS,GANHANDO MAIS DO QUE PROFESSOR E NÃO FAZENDO NADA. ABRA O OLHO ROSEANA!!!
nao é mais que obrigação de um gestor público , e se vc nao sabe sao poucos alunos da comunidade que conseguiram vagas nessa escola, a maioria sao de outros bairros que vergonha, faça uma pesquisa para vc ver quantos alunos moram no Parque Jair de verdade.
Chamar o Liceu Ribamarense de engodo, só vindo de alguém que tem raiva de si mesmo. Meu amigo, falar uma asneira dessas, é sinal que você está no fim da linha, mesmo que você seja pago para só falar besteira na internet. Quem dera se aqui em São José de Ribamar descobríssemos quem realmente você é. Não iríamos linchá-lo, pode ter certeza disso. Melhor: levariamos você para a sala de aula, cujo estabelecimento você nunca deve ter apreciado e apreveitado. Que o nosso santo padroeiro te proteja.
e a propaganda para o executivo municpal de 2012 esta pegando fogo!!!
ELE DEVERIA TER MOSTRADO AS OUTRAS 99,99% DAS ESCOLAS DE SJR.
D´ITALYANO, eu mesma lhe respondo. Antes de ser promotora de justiça sou cidadã, e nessa condição fui convidada para a visita. Trabalhei por seis anos junto à Promotoria da Infância e Juventude de Caxias. Meu vínculo com a infância/juventude nunca foi cortado. Sinceramente, dentre tantas tristezas que se vê todos os dias em nossa estado, este modelo de escola muito me impressionou, por isso acredito que o projeto do Liceu deva ser multiplicado, não só aqui no Maranhão, mas em todo o Brasil. É uma forma da administração pública mudar a vida e o futuro de muitas crianças que não possuem, hj qualquer esperança. Nunca violei minha consciência mas a verdade deve ser dita: é um projeto extraordinário.
Sobre a questão da titularidade, continuo na Promotoria do consumidor, no entanto permaneço de férias até o dia 10 de julho. Caso vc tenha alguma dúvida, meu e-mail é [email protected].
Lítia Cavalcanti
CARO MARCO DEÇA, ME DIGA O QUE DRª LÍTIA CAVALCANTE FAZ METIDA NESSA COMITIVA QUE FOI VISITAR O LICEU RIBAMARENSE, SE A PROMOTORIA´ENVOLVIDA É A DA EDUCAÇÃO, CUJO TITULAR É O INCOMPETENTE DR. PAULO AVELAR, OU JÁ HOUVE MUDANÇAS NOS TITULARES DESSAS PROMOTORIAS, E ME DISCULPEM SE EU ESTOU ERRADO, E LÍTIA NÃO É MAIS TITULAR DA PROMOTORIA DO CONSUMIDOR? TAMBÉM QUERO SABER POR QUE OLGA SIMÃO NÃO FOI CONHECER ESSE ENGODO QUE É O LICEU RIBAMARENSE.
Quem conhece Luis Fernando, sabe da sua paixão por esse projeto. Quando ele começa a falar, não quer mais parar. Nas solenidades, aqui em Ribamar, quando ele começa a falar das escolas em tempo integral, pode preparar o ouvido, que a palestra é grande. Mas, uma coisa é certa, o tamanho da palestra de Luis Fernando ainda é menor do que sua paixão por Educação. Esse sentimento, deveria, na verdade, dominar pelo menos a metade dos prefeitos do Maranhão porque assim a coisa iria funcionar de fato. O projeto das escolas em tempo integral em São José de Ribamar é realmente algo que só ouvindo a gente não acredita. Precisa ir lá mesmo para perceber o que de fato ele representa para a Educação o nosso município.
Vc escreveu: “A projetos de outras escols do tipo em várias localidades ribamarenses”.
O certo seria: “Há projetos de outras escols do tipo em várias localidades ribamarenses”.
Há no sentido de existir.
Resp.: Exatamente. Foi um lapso. Obrigado pela correção.
pergunta, o que há de diferença entre Ribamar e São Luis? Gestão, Gil Cutrim faz uma adminstração quase perfeita a secretaria Olga deveria aprender com ele e fazer alguma coisa com a gestão da educação não só na ilha mais em todo MA
Grande iniciativa destes dois gestores. São exemplo para o Maranhão. É Gil reeleito e Luis Fernando governador do Estado.
Assim que gosto de ver: a obrigação sendo cumprida!