O vice-governador Washington Oliveira (PT) tem atuado pessoalmente nos municípios para fortalecer a possibilidade de aliança encabeçada por PT e PMDB nas eleições de 2012.
Enfrenta contraponto intenso do deputado federal Domingos Dutra (PT), que nem cogita perder o controle da fatia petista que ainda mantém em algumas cidades.
Por enquanto, no entanto, Oliveira tem levado a melhor, sobretudo nas grandes cidades.
Em Caxias, por exemplo, deve chancelar a aliança entre o PT, comandado no município por Mundico Teixeira, e o PMDB, de Paulo Marinho Júnior.
Em Pinheiro, a aliança só depende da transferência do ex-prefeito Filuca Mendes (DEM) para o PMDB. Lá, o próprio PT já manifestou interesse na coligação.
O vice-governador trabalha ainda por alianças deste tipo em Imperatriz, Bacabal, Balsas, São José de Ribamar e Santa Inês.
Em Timon, a aliança deve ser com o PTdoB, que tem o deputado Alexandre Almeida como 3ª via na disputa entre o candidato da prefeita Socorro Waquim (PMDB) e o também deputado estadual Luciano Leitoa (PSB).
Auxiliado pelo chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, pelo secretário de Articulação Política, Hildo Rocha – e com aval da própria governadora Roseana Sarney (PMDB) – Washington Oliveira vai mexendo as peças para garantir a formação das alianças em todos os municípios.
O que fortalecerá também o projeto do grupo para 2014…
O Vice Washington é experiente e têm mostrado criatividade na resolução de conflitos é flexível, foi recentemente fundamental para resolver duas greves que aconteceram, a da educação e por último a dos agentes penitenciários.
Certamente os Diretórios na base, irão entender o momento estratégico para o fortalecimento do PT.
A Estratégia do partido em nível nacional é se fortalecer nas eleições de 2012 e garantir reeleição em 2014 de Dilma. As alianças deverão ser com os partidos que compõe o leque de aliança nacional, no entanto, em função da aliança Nacional e Estadual, a discussão inicialmente será com o PMDB.
AS ELEIÇÕES DE 2012 EM SÃO LUIS,CAXIAS,BALSAS EM TODO O ESTADO,O PT VAI TRABALHAR PARA REALIZAR ALIANÇAS COM TODOS OS PARTIDOS DA BASE DO GOV.FEDERAL E ESTADUAL,SENDO QUE NOSSA PREFERENCIA E PARA AS CANDIDATURAS DO PT E PMDB,SABEMOS DA LIDERANÇA DE NEY JEFFERSON CAXIAS,FRANSUILA EM BALSAS ETC,MAIS VAMOS COM BASTANTE CUIDADO, NOSSO DESAFIO E BUSCAR ALIANÇAS EM TODOS OS MUNICIPIOS .
JOAB CASTRO
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO PT-MA
Não causa nenhuma estranheza “[…] Oliveira tem levado a melhor”. Estranho seria o contrário, tratando-se
de um partido que, hoje está claro, só esteve na oposição porque não lhe restava outro caminho sendo, na verdade, um partido sem coerência, sem ética. Doido por um troquinho.Vide os Zé Dirceu, Os Palocci e outros e outros…
Em conversa recente com um aliado de Dutra fiquei sabendo que o Vice abandonou um dos melhores quadro que o partido tem, disse Augusto Lobato “O companheiro Washington abandou talvez o melhor quadro humano, técnico e pessoal do PT em todo o Maranhão e ele vai voltar a compor com a gente”, se referindo a um companheiro de Santa Inês.
matéria paga essa tua pois o vice gonvernador tá queimado demais, e dá pra ver o absurdo que vc fala qnd vc cita algumas cidades onde ele claramente enganou os “companheiros” nessa eleição passada, é o caso de Santa Inês, nessa cidade ele teve a maior adesão à sua candidatura sem se quer tirar um centavo do bolso e o que está acontecendo é uma debandada dos ex aliados dele, mudando pro lado de Dutra ou mesmo mudando de partido, isso pq nessa cidade ele se quer atende o telefonema dos “companheiros”, fiquei sabendo que em Santa Inês ele vai e se encontra as escondidas com um vereador e uma vereadora do PMDB e a turma do PT fica de canto, Assim que ele vai compor alguma coisa??? em 2012 o vice vai continuar sendo apenas um mero vice;
Caro Marco,
Penso que em 2012, os projetos locais estão em disputa. Embora não se possa esquecer da conjuntura estadual em que nos encontramos, não podemos cometer automatismos de posições políticas.
Nos aliamos ao PMDB em 2010, e certamente nos aliaremos em 2012, nos municipios onde houver conveniência e oportunidade politica para ambos.Não há alianças automáticas, não há imposições.
Portanto, cada caso deve ser visto com cuidado, com responsabilidade.
Seu texto não reflete bem a correlação de forças da aliança PT-PMDB no Maranhão, apenas sinaliza o pensamento do grupo Sarney em relação a 2012.
O PMDB tem interesse, e nós do PT também temos.Dai, nenhuma aliança se dará somente sob argumentos da aliança nacional ou da aliança estadual. Cada proposta de aliança será decidida mediante a perspectiva de crescimento do PT em cada cidade maranhense, e isto pode se dá com em aliança com o PMDB, com o PDT, PC do B ou outro partido que não seja o DEM e nem o PSDB. Ainda neste casos, precisam ser analisados com criticidade.
Abraço,
Paulo Romão
Dirigente Estadual do PT
De modo algum, isto pode significar aliança automática, apoio automático, como nas entrelinhas sugere seu texto.
Caro Marco D ‘Eça tenho acompanhado suas análise eleitorais para 2012 e em grande parte tenho concordância, porem discordo em muito quando se refere a Balsas, Caxias e a sensação de que o vice-governador irá impor alianças por conveniências; Balsas em função de ser desprezada a pré-candidata do PT e candidata a deputada estadual mais votada em 2010 Fransuila Farias que, a meu ver, com aliança terá boas chances. Caxias em função do PT local ter um histórico de candidaturas próprias 1982, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012 seguirá a mesma trajetória e já com pré-candidatura de Ney Jefferson e nossas alianças não se restringe ao PMDB, consideramos fora de nosso leque de alianças só DEM e PSDB. E com relação à sensação de que o vice-governador irá impor alianças por conveniências, devo lhe afirmar; Conheço o companheiro Washington de longas datas, não é afeito o atropelo, sempre busca soluções consensuadas sem entrar no mérito da autonomia que os Diretórios Municipais detêm. Washington na função de vice-governador junto com a governadora Roseana tem a tarefa de apoiarem candidaturas e alianças que permitam a população ter acesso as políticas publicas Federal da presidenta Dilma e estaduais da governadora Roseana em seus municípios.
Mundico Teixeira. É Secretário de Finanças PT-MA
Resp.: Não há no texto nem sequer qualquer indicativo de que as alianças sejam impostas por conveniência do vice-governador, como o senhor afirma. Mas o seu comentário enseja uma pergunta: o pré-candidato Ney Jefferson é o mesmo Ney Teixeira, seu filho? Se a resposta é “sim”, por que escondeu esta condição no comentário? Se é, por que não comentou em texto que trata especificamente deste aspecto da disputa em Caxias? (justificando, inclusive, com o histórico das candidaturas do PT caxiense) Seria mais apropriado, haja vista que a sua insinuação – de que há conveniência do vice-governador na montagem das alianças – é apenas sua, e não foi sequer sugerida neste blog.
No mais: muito grato e honrado pela qualificada participação.
MARCO, CONHECI ESSE SENHOR NA ÉPOCA QUANDO EU ERA CRIANÇA, CIRCULANDO PELO BAIRRO DE FÁTIMA CAINDO DE PAU NA OLIGARQUIA SARNEY E OS DESMANDOS PEPETRADO POR ELA (ELE AINDA ERA DO PC do B). ME LEMBRO AINDA QUE NO PERIODO DA NOVA REPÚBLICA SEGUNDO OS MAIS ANTIGOS DE PC DO B, O PARTIDO APOIOU SARNEY APÓS A MORTE DO SAUDOSO TANCREDO CAUSANDO BRIGAS E DIVERGÊNCIAS INTERNAS, LUIZ MACAXEIRA ERA UM DOS CONTRARIOS A ALIANÇA MAS FOI VENCIDO E DE QUEBRA ABOCANHOU UM CARGO PÚBLICO NA NOVA REPÚBLICA E DAI EM DIANTE A GENTE SABE O QUE OCORREU, SE ENTREGOU DE CORPO E ALMA À FAMÍLIA SARNEI… QUEM TE VIU QUEMTE VÊ!!!!
ALIANÇAS POLÍTICAS PARA GARANTIR PODER E NÃO TRAZEREM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO SERVEM PARA QUEM?
SOU ELEITORA E ESTOU DE OLHO!