Há uma disputa intestina nos bastidores políticos do Maranhão sobre a possibilidade de abertura de uma vaga no Tribunal de Contas do Estado – embora nem se saiba exatamente que conselheiro se aposentará.
Fala-se muito em Yêdo Lobão e Nonato Lago, que entrariam na compulsória a partir de 2011.
A escolha do conselheiro de contas é feita em votação indireta na Assembléia Legislativa. Em tese, qualquer cidadão maranhense pode concorrer, embora o jogo político pese a favor da classe política.
Vez ou outra, o assento no TCE também é usado como moeda de troca e de barganha política.
Na época em que José Reinaldo Tavares (PSB) era governador, cogitou-se a ida do vice-governador Jura Filho (PMDB) para a Corte, em troca da garantia de Tavares poder deixar o governo para disputar a eleição de senador – assumiria o Executivo o então presidente da Assembléia, João Evangelista (PSDB).
A tentativa de manipulação do TCE veio novamente à tona no governo Jackson Lago (PDT). Disputavam uma eventual indicação o chefe da Casa Civil, Aderson Lago (PSDB), e o secretário de Planejamento, Abdelaziz Santos (PDT).
Novamente agora, surgem especulações de que o governo Roseana Sarney (PMDB) trabalharia a indicação do vice-governador Washington Oliveira (PT), para que, desta forma, a governadora pudesse disputar o Senado, em 2014, tendo um aliado no comando da Assembléia Legislativa – que, automaticamente, assumiria o governo.
O problema é que, no meio do caminho, há o Ministério Público de Contas interessado na vaga…
quem não sabe que o nosso famigerado TCE sempre funcionou comoumaespecie de secretaria do parlamento estadual ? agora tem o luis fernando da casa civil mandando na maioria dos deputados, e no cutrim do tce/ma querendo garantir a qualquer custo a eleição de dezenas de prefeitos e vereadores, com vista a sua propria eleição de governador em 2014. sei o que digo
Ja comecaram a maladragem, como de sempre e de costume essa maldita familia ja iniciou o jogo pra 2014. mas ha muita coisa a acontencer temos a FICHA LIMPA,ainda o processo de cassacao , bom e melhor a governadora , nao contar com ovo no c.. galinha.que pode sujar e feder.
EM CAROLINA, JA SI INICOU A SUCESSAO, JOAO OLIMPYO(FAMILIA ALIMPA COFRE) E PEFEREIDO DO JOAO ALBERTO TIO DE ALIMPA, E NO OUTRO LADO O MILHIONARIO LUND BORGE(PMDB), QUEM DARA AS CARTAS . SO DEUS SABE MAS APOSTE NESTE
PRA 2014 E FLAVIO DINO GOVERNADOR
e ainda querem que acreditemos nas decisões do TCE,quando na verdade, esssa corte é formada por políticos indicados pelo governador.Quanta independência para julgar.
NA PROVINCIA CHAMADA MARANHAO , A LEI CHAMA-SE JOSÉ SARNEY , SE REALMENTE FOR DO INTERESSE DO GRUPO POLITICO DO CAÇIQUE , COLOCAR O VICE -GOVERNADOR PARA ATENDER SEUS INTERESSES É CAPAZ ATÉ DO MPE SER EXTINTO. VALE LEMBRAR QUE ESSE TRIBUNAL TAMBEM SERVE PARA GARANTIR ESTATUS E UMA BOA E GARANTIDA APOSENTADORIA PARA SEUS PARENTES A EXEMPLO DE RONALD SARNEY E EVANDRO SARNEY IRMAOS DO CAÇIQUE JOSÉ SARNEY , HOJE CONSELHEIROS APOSENTADOS DO TRIBUNAL. ASSIM VAMOS VIVENDO , ACREDITANDO QUE JÁ ESTAMOS NO MELHOR GOVERNO DA VIDA DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, GREVE NA EDUCAÇAO E O ANUNCIO DO IBGE , QUE CLASSIFICA O MARANHAO COMO O ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL !!! VIVA !!VIVA!!
Manoel Ribeiro governador??
Resp.: Apostaria em outro nome…
Não é que o MPC tenha interesse, ele tem o direito há uma vaga, é lei. É uma vergonha ex-politicos julgando antigos colegas, nos TC´s deveriam ser proíbido politicos como conselheiros. A metade deles não possuem capacidade, além de fazer olho branco para crimes contra o estado, apenas querem a garantia de aposentadoria e não precisar se preocupar com eleição a cada 4 anos.