16

A mídia a serviço dos opressores…

As garras do império sobrepujam a América Latina

Alguns jornalistas têm a tendência de se posicionar sempre ao lado dos poderosos, dos opressores.

É uma postura elitista, típica da formação acadêmica, geralmente influenciada pela convivência com o poder.

A cobertura do caso Osama Bin Laden é um exemplo desta subserviência aos donos do poder.

As redes de todo o mundo vendem as versões americanas sobre a execução do terrorista e formam a opinião pública contra tudo o que vem do Oriente Médio. 

Alguns, sem capacidade crítica, se deixam manipular

E, nas províncias, alguns jornalistas de menor senso crítico, menor formação cultural e menor capacidade intelectual, chegam a aceitar como verdade inquestionável tudo o que é dito pelo imperialismo ianque.

Nada questionam porque dito “pelo presidente americano, que não seria irresponsável”.

Aceitam a sucessão de versões dos opressores por que – alienados pelo serviço de informação imperialista – vêem aqueles que lutam contra o império como inimigos do Ocidente.

E os ianques se divertem com o apoio incondicional dos incultos

Felizmente, há os que pensam, os que questionam e os que querem saber mais.

Estes são donos dos porquês que fazem a história da formação jornalística.

Não se conformam com a versão oficial e vão buscar explicações.

E fazem o contraponto à mídia que está a serviço dos opressores.

Aqui e em qualquer lugar…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Estamos esperando alguma notícia, denúncia, reportagem contra alguém da família sarney.

    Ou realmente vamos achar que vc está incluido na sua própria frase.
    “Alguns jornalistas têm a tendência de se posicionar sempre ao lado dos poderosos, dos opressores.”

    Resp.; Eu não tenho preocupação com o que você pensa de mim, não, meu amigo!!! Pode ter certeza disto! Não escrevo para agradar você. Portanto, não espere nada a este respeito. A menos que eu considere necessário. Por mim mesmo, não por que você quer.

  2. Deça,

    acho que nos dois primeiros parágrafos vc construiu o seu autoretrato. Parabéns, finalmente conseguiu se olhar no espelho.
    abs
    demóstenes jr

  3. marco sei que voce e um jornalista impacial,coloque um post sobre o indiciamento pela policia federal de seu fernando sarney,pra mim tira minhas duvidas sobre essa historia. vou esperar,desde já obrigado…

    Resp.: Quem disse que sou um jonralista imparcial??? Não existe jornalista imparcial, amigo.

  4. parabens pelo comentário. A alienação é ponto marcante no brasileiro. Qualquer besteira produzida nos Estados Unidos é tomada por verdade.

    Resp.; Pior são os jornalistas que acreditam em tudo o que o presidente dos EUA diz, como se o fato de ele ser presidente o impediria de mentir.

  5. Marco, você faz certo de não endossar “versões” que visam manipular a opinião pública. Tem muito que ser esclarecido. Ainda vão surgir muitas histórias escabrosas, pode esperar.

  6. Mais uma farsa dos Estados unidos.
    Bin Laden, vive. E viverá para sempre nos sonhos e pesadelos dos norte-americanos.
    Abaixo os ianques!!!!

  7. Reavive nossa memória e cite um post contra SirNey!

  8. tua credibilidade tá bem em baixa. Se é que tú já teve!

  9. O exemplo nao noticiou nada a respeito do prefeito ze mario pq sera em ?

    Resp.: estes assuntos são para os blogs de fofoca. Tem muitos por aí. Aqui se fala apenas de coisa séria.

  10. Baboseira pura teu post. Quer dizer que ser um incrédulo questionador demonstra independência e não subserviência, é??? Olha, logo, quem está falando? Um dos maiores propagandistas da elite oligárquica desse Estado. Voltando ao assunto da morte de Osama Bin Landen. Ok, está com peninha, é? Você é mais um daqueles esquerdóides, anti-americanos? Pois, está parecendo. Não vejo nada de independência no teu post. É mais uma baboseira esquerdopata. Não tem por que ficar questionando ou desconifando das informações passadas pelo governo americano, Marco D’eça. O cara morreu mesmo, se não ele já teria aparecido para desmentir o fato. Até mesmo o Taleban já lançou nota lamentando a morte de seu líder. É cada uma. D’eça “o crítico” sem razão alguma de sê-lo. Te faço um desafio: faça um post sobre as mentiras propagadas pelo teu chefe sir ney, faça!

    Resp.: Incredulidade é uma coisa, independência outra e subserviência outra. A pessoa pode ser incrédulo e subserviente, incrédulo e independente, mas nunca subserviente e independente ao mesmo tempo. Eu acho qwue você está troando de blog quando fala de “propagandista da elite loigarquica deste estado”. A menos que mostre aqui uma propaganda da elite oligárquica. Volsto a insistir: você deve estar trocandod e blogs. Só quem não tem por que ficar “questionando ou desconfiando das informações passada pelo governo americano”, é quem se submete a ele – por interesse, como as elites midiáticas, ou por alienação, como os que se deixam pautar por esta elite midiática. Com relação ao chefe “sir ney”, volto a repetir que, mais uma vez, acho que você está trocando de blog.

  11. Muito engraçado seus 2 primeiros parágrafos.
    “Alguns jornalistas têm a tendência de se posicionar sempre ao lado dos poderosos, dos opressores.
    É uma postura elitista, típica da formação acadêmica, geralmente influenciada pela convivência com o poder.”

    Falou bem!!!

  12. O próprio povo americano, por tradição, é meio desacreditado em versões oficiais. Recente pesquisa feita por lá, mostra que um percentual significativo da população não crê que o homem tenha pisado na lua uma vez sequer. Muitos vêem o 11 de setembro como uma tática de Bush pra acelerar a economia de guerra norte-americana. E muitos outros duvidam da nacionalidade do próprio presidente Barack Obama.
    Versões oficiais pra muitos americanos não valem muita coisa!

    resp.; É, mas tem muito jornalista incauto daqui que acha que, só porque o “presidente Barack Obama” falou, é verdade.

  13. “Alguns jornalistas têm a tendência de se posicionar sempre ao lado dos poderosos, dos opressores.”
    “E, nas províncias, alguns jornalistas de menor senso crítico, menor formação cultural e menor capacidade intelectual, chegam a aceitar como verdade inquestionável tudo o que é dito pelo imperialismo”
    – Marco, parabéns! Autocrítica é muito importante! Mas dá tempo de mudar!

    resp.; Se você me acha assim é por que não lê meu blog.

  14. Deça, vc também faz parte dessa lista imunda, vc é um fiel representante dessa elite, escreve coisas que se fossemos acreditar estaríamos LASCADOS.

    Resp.; Mostre um exemplo aqui.

  15. EXTREMAMENTE PERTINENTE O SEU POST, ESSE É UM RETRATO DE ALGUNS JORNALISTAS BRASILEIROS, O QUE ACABA SE ENTRANHANDO, INFELIZMENTE, NA CONSCIÊNCIA NACIONAL. É TRISTE, POIS ALÉM DO FAMOSO “COMPLEXO DE VIRA-LATAS À SOMBRA DAS CHUTEIRAS IMORTAIS”, CANTADO E DECANTADO PELO SAUDOSO DRAMATURGO, POSSUÍMOS OUTRO, O DO MARIA VAICOM AS OUTRAS.
    SAUDAÇÕES RUBRONEGRAS

Comments are closed.