7

Competição desnecessária entre governo e prefeitura pela homenagem aos 400 anos de São Luís…

A Revista PH, suplemento do jornal “O Estado do Maranhão”, trouxe , em sua edição de domingo, a informação de que emissários  da Prefeitura de São Luís estavam em contato com agentes da escola de samba carioca “Grande Rio”.

O objetivo era o mesmo  que tem o Governo do Estado com a Beija-Flor de Nilópolis: transformar os 400 anos de São Luís em enredo a ser apresentado no Carnaval de 2012.

Ainda de acordo com o suplemento, as articulações da prefeitura arrefeceram após a divulgação de que o governo fecharia com a Beija-Flor.

Seria, sem dúvida, uma bela homenagem se duas escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro “decidissem” homenagear a capital maranhense em seus quarto-centenário.

Mas o que não dá para entender é essa disputa entre os dois entes federativos pela prerrogativa de trabalhar pela cidade.

Não seria mais barato que prefeitura e governo rachassem os custos de um contrato como este da beija-Flor? A participação de governo e prefeitura nas negociações não fortaleceria mais a cidade?

O problema do Maranhão sempre foi este: os grupos que se engalfinham pelo poder há décadas acostumaram-se a não fazer e nem deixar o outro fazer.

E é por isso que, em matéria de festa, folclore e cultura, São Luís é retratada, quase sempre, em seus aspectos mais primitivos.

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. O IDEAL É QUE A PREFEITURA E ESTADO ESQUEÇAM DE UMA VEZ POR TODAS ESSA LOUCURA DE GASTAR NOSSO DINHEIRO COM BICHEIROS DO RIO. QUEREM HOMENAGEAR SÃO LUIS? É SÓ TRATAR A CIDADE E OS CIDADÃOS DE FORMA JUSTA, DANDO QUALIDADE DE VIDA A POPULAÇÃO SOFRIDA E ESQUECIDA DESTA CIDADE.

  2. Marco,
    Não creio que isso seja verdade. Mas se estiver acontecendo, o Prefeito João Castelo, que é um homem pragmático e de elevado bom senso, vai mandar abortar isso. O que devemos fazer, (e já estamos atrasados) é unir esforços para brindar a essa nossa velha senhora quatrocentona com uma festa magnífica. A começar, devemos presenteá-la com a melhoria de seus logradouros históricos, com soluções alternativas para o seu caótico transito e, porque não, com a recuperação de suas ruas e avenidas. Isso só, já valeria por muitas “beija flores” e “grande rios” caças grana da vida (carioca). Um abç do Milton Calado

    Resp.; Muito bom, meu caro.

  3. Não existe disputa entre dois entes federativos pela prerrogativa de trabalhar pela cidade. Simplesmente porque o Governo do Estado Não faz nada pela Cidade.

  4. Não existe disputa dois entes federativos pela prerrogativa de trabalhar pela cidade, simplesmente por que o Governo Do Estado não faz nada pela cidade!

  5. Competição? Eu chomo isso é de vaidade e incompetência.

  6. Marco,
    Perfeito o seu comentário!. O atrazo do Maranhão é cultural, de mentalidade. Vivemos ainda o período do Homem de Neardenthal, no que se refere as regras mínimas de civilidade, entendimento.etc…

  7. A PRIORIDADE DEVERIA SER A SAÚDE, EDUCAÇÃO… RUAS ASFALTADAS… Vergonha total!

Comments are closed.