13

Desinformação e fraudes no Jornalismo…

O bom Jornalismo é aquele que informa e não deforma.

E a boa informação, longe dos conceitos ultrapassados de imparcialidade e objetividade, é aquela que deixa claro ao leitor o porquê e o que ele está lendo.

Por isso, é fundamental que seja delineado, editorialmente, a opção política, a ideologia, a visão de mundo e o local de fala de cada jornalista.

A boa informação também deixa claro suas fontes – quando não protegidas pelo direito ao sigilo – e dá os créditos a quem de direito.

A boa informação é aquela que, ao reproduzir textos de terceiros, diz quem é o terceiro; que ao reproduzir imagens, diz de onde elas foram tiradas.

E o bom jornalismo tem obrigação de informar se um texto, um gráfico ou uma eventual imagem foi ou não manipulada.

Informar as alterações no produto original é obrigação do bom jornalismo.

A omissão destes dados – inadivertida ou criminosamente – leva o leitor à desinformação e acaba induzindo ao erro de interpretar algo manipulado como fato verdadeiro.

Um crime contra o Jornalismo e contra a sociedade…

Ilustração disponível no google   

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. O tema dessa semana e sobre a insipidez do jornalismo de games no Brasil. Como e uma escolha dos melhores jogos de 2009 pela critica supus que ai estaria o creme de la creme do jornalismo de games do Brasil. Mas parece que o resto do jornalismo brasileiro quando nao e engracaralho se limita a simplesmente soltar noticias como se fosse um clipping do que recebe por e-mail das assessorias de imprensa ou do que le no Kotaku.

  2. Marcos,ultimamente vc tem criticado muito seu amigo de profissão pq sera? inveja?

    Resp.: Que amigo? Inveja de que ou de quem ou por que???

  3. Oh querido, esse texto devia servir inclusive para todos os prifissionais da comunicação que deveriam amadurecer as suas práticas jornalisticas que servem somente á um grupo político. Ah! mais uma coisa, imparcialidade e objetividade não são termos ultrapassados. O jornalista pode e deve seguir uma linha editorial, mas o compromisso com veracidade dos fatos não deve ser deixada de lado por causa disso. O que descredita o jornlismo maranhense, são os pésimos profissionais que seguem os interesses de outrem e se esquecem do seu papel para com a sociedade, que é expor cada faceta dos fatos, para que a polpulação chegue á um a propria conclusão, não plantar ideias prontas na cabeça das pessoas.

    Resp.; O qeu tem a ver “veracidade dos fatos com imparcialidade”? De que forma a imparcialidade garante a “veracidade dos fatos”? Vc pode explicar tecnicamente esta afirmação, apresentando fundamentação teorica?

  4. Prezado Marcos,

    O seu texto está irretocável. Simples assim…

  5. “O Grupo Mirante nunca participa de campanhas para enaltecer ou desacreditar pessoas nem serve a interesses particulares de partidos políticos, grupos ou tendência ideológica”.
    O dia que esse parágrafo acima for norma no seu jornal, eu passa acreditar no que você escreve.
    Resp.: É, né? Então tá!

  6. Pow Décio Sa .. Vacilou veio!!
    Agora vai pegar malha dos próprios amigos de profissão!! Se queimou feio com seus leitores!! Logo ele que sempre mostra que o blog dele e um dos mais acessados..

  7. RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ FAZ O QUE EU MANDO MAIS NÃO FAZ O QUE FAÇO. BOA ESSA…..MESMO ASSIM EU ADMIRO VC.

  8. A montagem com a foto de senador foi ridícula! Merecia pegar um processo nas costas o blogueiro acima nominado

  9. O que, afinal, Décio Sá te fez?
    Em post de 31/12/10 vc o qualifica como “amigo e aliado”. Nos últimos dias, pelos menos dois posts são direcionados (implicitamente) a ele, criticando-o duramente. (Para bom entendedor, meia palavra basta…)
    O que fez vc – que é sempre tão convicto em suas opiniões – mudar a respeito de alguém em menos de 3 meses?

    Resp.: Não há citação a quem quer que seja em nenhum dos textos aos quais você se refere. Este blog faz questão de reafirmar suas posiçõies – sempre. É com estes “institucionais” que demarca a diferença entre este espaçõ de informação e debate jornalístico e os demais. Os textos revelam – claramente, sem rodeios – as posições e convicções do titular do blog. Uma forma de mostrar ao leitor o que, e quem, ele está lendo. Só isso! As demais interpretações ficam por conta das suas próprias idiossincrasias.

  10. Vc viu, no site do Décio, a montagem grosseira do Aécio como se ele estivesse bêbado e sendo preso??? Isto caberia processo…alguém mande para o Aécio, por favor e aguarde o careca se ferrar… ([email protected])

  11. Parabéns Marco Deça, acho que esse texto deve ser enviado urgentemente ao seu colega de profissão DÉCIO SÁ, pois os interesses particulares deste cidadão estão ultrapassando o profissionalismo e caindo no discrédito.
    Muito boa.

  12. “O bom Jornalismo é aquele que informa e não deforma.”
    Pena que quase nenhum jornalista maranhense segue a afirmação acima.

    Resp.: Ainda bem que você botou o “quase”. Há muitas exceções…

Comments are closed.