A entrada do ex-vereador Haroldo Sabóia & Cia no PSOL maranhense, por imposição da direção nacional da legenda, resúltará em uma desfiliação em massa no partido.
Deixarão o PSOL os seus três últimos candidatos majoritários: Saulo Arcangeli (candidato a governador em 2010); Paulo Rios (candidato a prefeito, em 2008) e Saturnino Moreira (candidato a governador em 2006).
Além deles, o partido perderá o seu presidente estadual, Rogério Costa, e os militantes Rezzo Júnior, José Ribamar Novaes e Cordeiro Marques.
Sabóia & Cia tentaram entrar no PSOL pela via do diretório regional, após deixar o PT, há três semanas. O grupo que está deixando o partido protestou contra as filiações e os nomes foram rejeitados.
Mas o ex-vereador recorreu ao Diretório Nacional e conseguiu, por cima, entrar na legenda que não o queria.
Na segunda-feira, em entrevista ao blog, Paulo Rios disse que a entrada dos ex-petistas significava a morte do PSOL no Maranhão, conforme diálogo produzido acima. (releia a matéria aqui)
A desfiliação em massa deve ocorrer nesta quinta-feira.
O curioso é que, com saída dos fundadores da legenda, advinha na mão de quem o PSOL irá ficar?
Cada um tem sua opinião, sua visão de mundo. Na minha, aqueles que saem agora do PSOL estão mantendo coerência com sua visão de mundo (e com sua maneira de lutar para melhorá-lo). Acho que política não se faz somente para angariar votos – ela é feita, acima de tudo, com ideais e com conscientização das classes (os votos são consequência desse processo). Eis assim a verdadeira política, bem posto. Não aquela que nos acostumamos a ver. Alguém aí poderia dizer que raios um homem como Haroldo Sabóia tem a ver com socialismo,ideal que norteou a fundação do PSOL? Assistimos assim, com pesar, à vitória do pragmatismo sobre a coerência, sobre a força de um ideal. Quem diria, o PSOL com ranço de PT…
Não sou socialista, muito pelo contrário (não votei nos candidatos do partido na última eleição). Mas sou democrata. E não me parece uma atitude democrata o desrespeito da direção nacional do partido com as decisões da direção regional, que conhece a realidade em que vive mais que ninguém. Pena!
Abcos a todos.
Marco o motivo da desfiliação desse pessoal do PSOL é porque os três senhores não tem voto para disputar com o ex-vereador Haroldo Saboia e nem mesmo com o Flank Douglas ai se virão no mato sem coelho o unico jeito foi dar com os burros na água