13

Avenida Metropolitana terá faixa para transporte de massa…

Max analisa projeto apresentado pelo colega do Rio de Janeiro

O secretário de Infra-estrutura, Max Barros, reuniu-se hoje com o secretário de transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Fontes, para conhecer o projeto de transporte de massa naquele estado.

Barros quer trazer para São Luís a experiência do modelo BRT (Bus Rapid Transit), espécie de ônibus bi-articulado, com capacidade para 200 passageiros que está sendo construído no Rio.

Conheça aqui o que é um BRT

O secretário quer implantar o corredor exclusivo para transporte de massa na Avenida Metropolitana, que vai ligar a Zona Rural ao litoral de São Luís.

A avenida, com previsão de inauguração para 2013, sairá das proximidades do Aeroporto Cunha Machado, na BR-135, e passará pelos bairros do São Raimundo, Cidade Operária, Maiobão, Paço do Lumiar e Araçagi, na Avenida dos Holandeses.

– Nosso projeto ainda está em gestação e é importante conhecermos experiências como essas, que já estão em fase mais adiantada, para podermos executar a obra com mais qualidade – avaliou Max Barros.

O secretário carioca disse estar aberto para cooperar com o governo maranhense.

Modelo de ônibus bi-articulado para transporte de massa

– Nós estaremos à disposição do Governo do Maranhão para trocar informações e experiências, até para que vocês aprendam com os nossos erros e não os repitam na Avenida Metropolitana – declarou Alexandre Fontes.

A Avenida Metropolitana é uam das três obras anunciadas para São Luís durante a campanha eleitoral de 2010.

Além dela, o governo Roseana pretende construir a Via Expressa, que ligará o Jaracaty ao Vinhais e ao Maranhão Novo, e a Ponte do Quarto Centenário, que ligará o cais da sagraçao à região das praias, na Ponta D’Areia.

As obras são uma homenagem ao aniversário de 400 anos de São Luís…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Mais um grande projeto do futuro prefeito de São Luís, Max Barros.

  2. Não vou me animar com projetos e nem promessas, vou primeiro esperar a entrega das Obras para o Sociedade ai sim vou pensar se voltarei acreditar nos nossos políticos.

  3. Ora bolas, se não fizeram nem o Hospital de alta complexidade do Ipem, nem entregaram os 72 hospitais, Nada de Castelão, Costa Rodrigues, recuperação da Lagoa da Jansen, somente para mencionar as mais recentes promessas, que idiota acreditaria nessas novas. Eu não.

  4. tomara que saia realmente do papel, no Maranhao tudo é possível!

  5. Quem acredita nesses projetos aperte aqui

  6. Uma boa iniciativa. Temos que parar de pensar pequeno e começar a seguir os bons exemplos que já estão implantados por aí. Fortaleza e Pernambuco seria boas opção. Atitude louvável a do sec Max Barros

  7. Mais uma fábula do governo. Fora os incautos de sempre, alguém acredita nessa avenida? E a tal Ponte do Quarto Centenário? Cadê? De onde vai sair o dinheiro?

  8. Metrô nem pensar. Sómente cidades que tenham políticos comprometidos e que tenham amor a sua cidade é que podem se beneficiar com metrô. Com esses políticos o mais próximo que podemos almejar é andar de busão mesmo por avenidas esburacadas. Sejam elas velhas ou novas. Os buracos chegarão na primeira chuva.

  9. Por falar em avenida e “transporte de massa” bem que a prefeitura poderia construir ciclovias ao longo dos grande corredores e das avenidas que ela ora inaugura.
    Esse modelo de só fazer avenida para quem anda de automóvel é de uma perversidade sem tamanho, pois em todas as avenidas que o prefeito constroi só existe espaço para quem ando de automóvel, os pedestres e os ciclistas não têm vez.
    Em todos os lugares do mundo civilizado existem politicas que valorizam esse meio de transporte tão popular, que além de econômico contribui sobremaneira com a saúde da população evitando doênça provocadas pelo sedentarismo além de ser um meio de transporte ecologicamente correto, pois não emite poluentes.
    Espero que a Governadora não comenta esse mesmo erro que o Prefeito João Castelo insiste em cometer, que o de construir ruas e avenidas sem contemplar os espaços para os ciclistas e os pedestres.
    A construção desses espaços além de contribuir com a população dos bairros mais afastados vai proteger vidas que são ceifadas diariamente nas ruas e avenidas dessa Cidade, que acaba de figurar em mais uma dessas pesqueisas como sendo de trânsito mais violento. Frequentemente se toma conhecimento de ciclistas que perdem a vida, por desputar espaços com veículos nas ruas e avenidas de São Luís, e não são poucos os casos trágicos que poderiam ser perfeitamente evitados, se medidas simples fossem tomadas.
    Inaugurar uma obra que só atende as necessidades de que tem e anda de automóvel é de uma insensibilidade sem tamanho e demonstra falta de sintonia com o mundo atual.
    Tomara que o Governo do Estado não siga esse mau exemplo e construa as avenidas contemplando espaços para todos.

  10. É triste… o negócio ainda não é nem ovo… e ja quer ser galo. Ô tristeza… só aqui nesse estado mesmo, onde uma enrolação é esquecida com outra. Cadê os 72 Hospital ? Temos que antes de pensar em uma utopia, dar prioridade aos problemas emergênciais. Será que só eu vejo isso ?

  11. Um ato de grande coragem a realização dessas obras, mas, a principal Avenida de São Luis, Av. Geronimo de Albuquerque deveria receber atenção especial. Com mais coragem ainda, é possivel criar mais uma faixa de rolamento do Calhau até o retorno da Forquilha, como fez Roseana na Av. Guajajaras. Mesmo pagando preço alto por desapropriações, esta obra é necessária, e pra já !

  12. Não achei o endereço do Blog de Decio aqui na sua pagina. Vc reformulou recentemente o Blog. Todo dia leio vcs dois. Primeiro ele noticia e depois vc analisa. Cade Decio.

    Resp.: Não sei. Deve estar por aí…

Comments are closed.