Me incomodou a reação da torcida do Sampaio Corrêa, ontem, durante a vitória em cima do Santo André – apática, desanimada e sem confiança.
Esta postura explica o fato de boa parte dos torcedores terem deixado o Nhozinho Santos ainda com 20 minutos do segundo tempo, apenas por que o time paulista havia feito o primeiro gol.
O resultado é normal de jogo.
A equipe boliviana cansou no segundo tempo e permitiu o avanço do Santo André – tanto que alguns jogadores pediram substituição. Coisas absolutamente normais.
O Sampaio tem todas as condições de vencer também no ABC paulista.
Mas sou acostumado com torcidas como a do Vasco, que, mesmo perdendo por 10X0 – e faltando apenas dois minutos para o fim do jogo – ainda acredita na virada.
A torcida do Sampaio precisa acreditar no time e gritar até o final da partida. Até porque, desafios ainda maiores virão.
E ficar sentado na cadeira como platéia de ópera não ajuda a equipe em campo…
Eu fui ao estádio no jogo contra o Sport e também contra o Santo André e infelizmente a torcida ñ estava empolgante, por um lado entendo pq a muito tempo que o futebol do maranhão anda em queda, o TUBARÃO ainda é um único aqui que ainda dá alegria em relação ao futebol , tenho certeza que o Sampaio ainda é favorito mesmo jogando lá.
Sobre o comentário do Marco concordo plenamente sobre o exemplo de apoio em que a torcida do Vasco dá msm com o time perdendo, como sempre tem que ter comentarios de lixo de flamenguistas, affs vamos ser mais coerentes e dechar rivalidades de lado.
Com todo respeito a torcida do Sampaio , mas é coisa é certa e de conhecimento da imprenssa e da própria torcida do Sampaio , que a as torcidas organizadas do Moto Club é mais EMPOLGANTE isto é uma certeza
Eu não vi o mesmo que voce, eu vi foi a torcida incentivando até o fim. quando levou os 2 gols a torcida calou um pouco, mais a TTF gritou até o fim!
de fato os modinhas ( aqueles que so vão em jogos importantes, não comparecem no maranhense, e muitos nem na serie D ) ficam calados, por costume de não ir aos jogos, os de idade tbm, mais por costume, e muitas vezes mandam quem ta em pé sentar, e nem batem palmas…
mais nesse jogo a torcida compareceu, e quem viu, viu… a torcida incentivou até o fim..
Meus caros, com aquele caldeirão, não precisa gritar o tempo todo, o Santo André se apavorou com a massa tricolor e a torcida maranhense em geral. Apesar deles estarem acostumados em jogar com grandes times no Morumbi, etc & tal, mas, como o Santo André não tem torcida, o máximo que eles conseguem é contra a Torcida do Corinthians que vai em grande número.
Eles nunca viram um verdadeiro caldeirão como no Nhozinho, não precisa cantar e só pressão psicológica e nóis ganha aqui de qualquer um.
Há uma razão para isso: a maioria estava lá somente pela oportunidade de ver um time maranhense disputando um campeonato nacional – é tão verdade que o campeonato maranhense, que acontece na mesma temporada, não mobiliza o mesmo número de torcedores. Exigir paixão de um torcedor esporádico é perda de tempo. Não dá. Metade do público de ontem não sabe nem quem é Rodrigo Ramos. É triste.
Em contrapartida, quem torce(u) de verdade saiu de lá rouco. Basta lembrar do mosaico, dos sinalizadores, dos gritos, da energia da Tubarões. Essa galera aí não pode ser desmerecida. Sempre estão lá, faça chuva, faça sol. Verdade seja dita. Justiça seja feita.
Resp.: Quando falo da torcida, Stefanne, falo daqueles acostumados ao jogo. E esta postura da torcida boliviana é histórica. Em qualqueer jogo é assim, infliz,mente. Não vi mosaico, os balões distribuídos ficaram baixos. Ao contrário do que você diz, foram os torcedores esporádicos os mais animados. As organizadas são muito paradonas.
Caro Décio.
(…)
Resp.: Como seu comentário é endereçado a outro blog, resolvi apagá-lo. Mande pra lá.
Perdoe meu equívoco nobre D’EÇA. Me confundi com os nomes(que são muito parecidos por sinal) pois lia uma notícia em paralelo. Desculpe-me.
eu sou da tubarões da fiel e acho que a torcida fez o seu papel sim,são vcs que estão ponde desanimo na torcida dizendo que não cantamos e vibramos como deviamos.
meu deus que palavra é essa DECEPIÇÃO?
Eu não conheço está em que lingua.
DECEPIÇÃO FOI A DO TREINADOR DO SAMPAIO QUE VOCE FEZ HOMENAGEM A ELE MAIS ACHO QUE ONTEM FICOU CLARO QUE SE O SAMPAIO TIVESSE UM TREINADOR A ALTURA TINHA GANHO POR 3X0.
resp.: Nada tem a ver com o treinador, meu caro.O Sampaio mostrou perfeita disciplina tática, fruto de Sandow Feques. O que ficou evdente foi a falta de condicionamento técnico de alguns atletas. Alguns chegaram a pedir para ser substituídos, razão pela qual o técnico obrigou-se a mexer no time. Sinceramente, não há razão para culpar nem os jogadores, nem o técnico. Se o time corrigir a deficiência física, manter o equilíbrio emocional e a disciplina tática, sairá de Santo André classificado. Eu acredito nisso.
Boa tarde Marco,
Quero lhe dizer que o publico estava deixando o estadio por simples falta de organozação e se resguardando sobre a questão de segurança, por isso estavam deixando o estadio mais cedo. Vc viu como a torcida prestigiou o time e foi em massa para o estadio, mas tanto a federação, policia militar e tantos outros outros responsáveis, deveriam ter mais respeito com a torcida seja ela qual for.
Foi provado mais uma vez que o Estado do Maranhão tem torcida e amo o futebol, queremos respeito e um direito básico segurança, que não estamos tendo quando se trata de jogos de futebol no estadio.
E que a federação olhe com bons olhos a entrada do estadio, pois é muito ruim o acesso.
OBS.
Vasco não é time e não é o melhor exemplo para vc se espelhar.
Resp.; Não é verdade. O torcedores começaram a deixar o jogo após o primeiro gol do Santo André. E mostravam visível irritação. A torcida se calou nos últimos 15 minutos. O torcedor tem incluência direta no emocional do jogador. Se vibra, o jogador ganha energia. Se cala, o jogador percebe a tensão e também fica nervoso. É verdade que todos os lugares no Nhozinho Santos estavam ocupados – o problema não é este, mas a apatia do torcedor boliviano.
Quanto ao comentário sobre o Vasco, nem merece resposta.
A torcida do sampaio comparece, vibra e grita com o time, e permanece fiel até o fim, o que falta para o futibol maranhense é organização por parte dos dirigentes. E uma meia duzia de maranhenses que torcem pra vasco, flamengo, palmeiras etc… esses torcedores são loucos por times de outros estados, porem pergunta pra um paulista, carioca se eles torcem pro sampaio, moto, mac etc… ( claro que não.) é isso que falta: o maranhense valorizar os times do seu estado.
Resp.; Isto é bobagem, amigo. Sempre fui um crítico duro do futebol maranhense, mas reconheço hoje que hoje os esforços para organizá-lo. Vi o esforço do Sampaio para garantir assento aos que compraram cadeiras numeradas. Havia segurança também – tanto da polícia quanto da Gaurda Municipal e até segurança privada. E a torcida compareceu, é verdade.
CONCORDO COM O MARCO EM GÊNERO, NUMERO E GRAU. NAO SO A TORCIDA DO SAMPAIO, MAS O MARANHENSE EM GERAL NAO SABE TORCER, NO SENTIDO DE CANTAR, VIBRAR…. A TORCIDA NO MARANHAO SO SE MANISFESTA QUANDO O TIME DA CASA FAZ UM GOL. GOSTARIA MUITO DE SABER O MOTIVO DESSA APATIA TODA. SERA QUE É VERGONHA DE CANTAR, OU O FUTEBOL NO MARANHAO NAO ESTA ACOSTUMADO COM GRANDES JOGOS???
Poucas vezes eu concordo contigo, Marco… Muitas vezes por convicções políticas ou futebolísticas! No entanto, desta vez hei de endossar suas palavras…
Fui ao Nhozinho Santos ontem – pela primeira vez nos últimos 15 anos. (Ia quando menor com meu tio apaixonado pelo futebol maranhense e que hoje reside na capital federal.)
Do lado de fora do estádio eu ja me emocionava! Poucas vezes vi tanta gente junta. Antes de entrar ouvia os gritos da torcida e o hino da Bolívia Querida tocar nos auto-falantes…
Quando entrei, a arquibancada toda colorida… Parecia uma festa perfeita!
Mas quando o jogo começou… A torcida calou, ninguem sacodia os balões que outrora eram agitados e poucos empurravam o time!
A festa antes da partida não era condizente com o comportamento da torcida durante o jogo! Tudo muito estranho… A euforia dos gols passava tão rapidamente quanto o ponteiro dos segundos!!! Muito estranho!!!
Sai do estádio sem entender o motivo de tamanha desídia por parte dos tricolores!!!
A torcida (des)organizada, chamada de |Tubarões da Fiel|, não fez absolutamente nada durante a partida… Só fizeram barulho antes do jogo começar como já declarei…
Espero que o Sampaio faça um bom jogo em SP para que recebamos o Palmeiras e que, aí sim, possamos mostrar aos paulistas como se torçe bem no Maranhão!
Por isso é que o treinador Arthurzinho chamou a torcida do sampanho de “torcida de merda”, fato que na época foi registrado pelas câmeras da mirante.
Torcida do Vasco? É a primeira a sumir dos estádios quando o time tá na pior.
Resp.: Você não conhece a torcidade do Vasco. No segundo jogo da Taça Rio, quando o Vasco havia perdido a primeira, mesmo assim a torcida lotou São Januário. Lembra da mercosul de 2000? O jogo virou 3 a zero para o Palmeiras e, mesmo assim, em pleno Parque Antarctica, a torcida não arrredou pé, cantando e gritando. Reusltado: vasco virou para 4 a3 e foi campeão. A torcida do Sampaio comparece ao estádio, mas não vibra, não canta. É muito apática.