17

O carnaval de São Luís, na visão de Ricardo Murad…

O secretário de Saúde e deputado licenciado Ricardo Murad comentou em seu perfil no facebook sua avaliação do carnaval de São Luís.

– Cidade desanimada, festa sem brilho e até as nossas praias desertas – comentou o líder político.

A opinião de Murad ganha mais relevância por se ele um dos mais entusiasmados defensores do carnaval de São Luís.

Mas, de fato, o secretário não foi visto durante os quatro dias da folia. Nem em bailes, nem nas ruas, nem na passarela do samba. Viu tudo, como explica no facebook, pelas imagens da TV Mirante. E detona:

–  As imagens da festa do Cordão do Ponto Com são de dar dó. Não entendi.

Comentaristas opinam sobre post de Murad

A opinião do secretário foi comentada por outros 46 memros da rede social. Praticamente todos concordando com ele, embora as opiniões tenham se dividido em relação ás soluções para o problema.

“Maurício Lima”, por exemplo, acha que a solução está nas atrações “estilo Marafolia”. Já o comentarista identificado pelo perfil “Flávio Roberto”, acha que “a cultura popular precisa de apoio para mostrar a sua face mais alegre”.

Outros membros do feacebook apontaram a falta de segurança como fator de afastamento dos foliões da ilha.

-Acredito mesmo que a população não está se sentindo segura em ir brincar o carnaval nos circuitos de rua – disse “Marcos Lima”, opinião compartilhada também pelo perfil de “Flávio Roberto”.

E há ainda os saudosistas, como Graça Andrade, para quem”carnaval bom era na Deodoro… rua do Passeio, regado a Maizena”.

De qualquer forma, Ricardo Murad abriu o debate sobre o balanço do carnaval de São Luís.

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Marcos, não vou polenizar nisso ou naquilo, apenas informar que há 22 anos realizamos na porta do Laborarte uma atividade chamada de Carnaval de 2ª, onde convidamos várias brincadeiras para se apresentarem e recebem um troféu. Este ano o tema foi da personagem carnavalesca colombina e aproveitamos para homenagear as mulheres. Pois bem, além dessa atividade na segunda, temos o Baile da Chupeta, dedicado aos adolescente e crianças que no futuro estarão aprofundando mais sobre o carnaval, fora isso temos as prévias carnavalescas que antecedem o folia momesca.
    Se a mídia não veio cobrir, não foi por falta de informação, mais este ano tivemos um saldo positivo em números, imagine: cerca de 6 mil pessoas, divididas entre o nosso casarão é a rua, as brincadeiras, bares e o comercio informal, sem uma briga, famílias inteiras se divertindo, nosso vizinhos apoiando, esse é nosso carnaval de rua. Ano que vem quando estaremos completando 40 anos de atividades ininterruptas essa festa vai ser muito melhor, afinal serão quarenta dos 400 anos de São Luis.
    Desde já convido você, o deputado, os foliões, os que torcem contra o nosso carnaval a se fazerem presente nessa festa, pois aqui não temos pré-conceito, todos são bem vindos e serão bem recebidos.
    O Carnaval de 2ª é do povo e esta incorporado no calendário cultural da cidade.

  2. Sou de Balsas, passei o carnaval em São Luís e tive uma certa decepção, realmente deixou a desejar no quesito empolgação. Existe muito espaço para crescimento mas infelizmente as pessoas com poder de decisão parece se mostrar com certa dificuldade nesse planejamento. A questão não é política, carnaval não pode compor plataforma política desse ou daquele partido, tem que ser traduzida para política de estado, em todas as esferas, uma vez que o resultado final deve ser traduzido em engrandecimento cultural de seu povo, pela valorização de sua auto-estima, sua integração como cidadão. O carnaval da litorânea foi um fiasco pelo menos no domingo qdo lá estive. O Bloco da Bandida( o que me atraiu pra lá), desfilou realmente com menos de 100 participantes, um outro bloco denominado Sem Limites, percorreu toda a avenida sem um unico brincante, de causar dó a qualquer um que lá estava. Isso nos leva a repensar o carnaval de São Luis, é bobagem querermos transformar a litorânea numa Farol da Barra de Salvador, nós não conseguiremos. Se todo o aparato que se gastou na Av. litoranea: segurança, saúde, e etc. estivesse somado ao que se fez no circuito Madre Deus e adjascencia teríamos tido um resultado muito mais eficiente e com qualidade em todos os quesitos.
    Acredito que São Luis deveria se espelhar no carnaval de Recife-Pe( recife antigo), como base para resgatar seu carnaval, material humano temos de sobra só temos que saber utilizá-lo. O Carnaval tem que ser uma festa popular, apartidária, tem que ser desvinculada de partido político. Sugiro portanto que as pessoas que hoje descidem em nome dos governantes, que acabem de imediato com essa bobagem de litorânea e tragam tudo para o centro histórico: Deodoro, Madre Deus, Ceprama e Centro histórico. Aí sim, teremos como resgatar o carnaval de São Luís que segundo dizem já foi considerado o 4º melhor do Brasil.

  3. Marco,
    Ricardo Murad tem que se preocupar com a saúde Pública do Maranhão e não com cultura.
    Esse rapaz gosta de se meter em tudo mesmo, hein,? Credo em Cruz.

    Por falar nisso, olha aqui um vídeo Postado no Youtube e que retrata o descaso com a Saúde do Maranhão.

    Abraço e bom Trabalho!
    eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=WGDcbkIMSgU

  4. Vejo com alegria a decadência do Carnaval, uma festa pagã onde são permitido todos os excessos e pecados. O Brasil é do Senhor Jesus!

    Resp.; É mesmo??? E quem é este Senhor Jesus? Onde ele está???

  5. o carnaval de São Luís foi o maior fiasco de todos os tempos. a MIRANTE fez um esforço enorme para tentar mascarar a informação. O certo é que, quem foi, sabe do fracasso. esse cordão do ponto com só dá os funcionários graduados do estado e que são bancados pelos contribuintes, não é um baile popular. o baile de gala que o diga. o que sobra é madre deus com o bicho terra, que não faz o carnaval legítimo de rua. somente toca quando é pago pelo Estado. esse negócio de trio elétrico em litorânea nao pega em São Luís, pois, aqui nao é a Bahia. o certo é que o Ricardo Murad tem razão. esse carnaval de São Luís foi um FIASCO.

    resp.; Vocês agora usam a opinião de Murad para desqualificar o carnaval achando que, assim, estão atacando o gov erno. Pura tolice. mais uma vez repito: Ricardo Murad viu o carnaval pela TV, como ele mesmo diz em seu facebook.

  6. Marco
    O Ricardo tem razão no que diz. O problema começa quando o secretario da cultura, que é dono do bicho terra, faz de tudo para que somente o bicho seja reconhecido como bloco de carnaval do maranhão. Super estimar o bicho em detrimento de outros grupo. O bicho está nos melhores espaços, nos melhores horários, com a maior publicidade, é o único que é enaltecido pela Mirante, é o único que recebe a governadora como bailarina etc. Dá nisso. Quando o governo faz a opção por apenas um bloco, fica sem os outros, pois todo mundo tá de saco cheio do bicho. E o pior, tem que pagar para sair no bicho. Só falta levar o João Alberto para dançar no bicho que tá pegando, matando e comendo toda a cultura popular do maranhão. O pior que o S. João é a mesma coisa. Dá-lhe barrica em detrimento dos verdadeiro grupos de boi do Maranhão. Tudo que é demais é sobra.
    Raimundo.

    resp.: Mas como o Ricardo pode ter razão assistindo pela TV? Era preciso que ele acompanhassse de perto parra fazer sua análise crítica. Eu acompanhei de perto e acho que ele está errado.

  7. O Secretário Murad, talvez ainda não tenha percebido que o povo de São Luís já esteja cansando de ter somente pão e circo.

  8. Meu caro jornalista, e juntando tudo isso, ainda tem os comerciantes desonestos, que estavam vendendo cerveja a R$ 5,00, ai fica dificil, uma verdadeira exploração e ainda tem que se pagar estacionamento em vias publicas a flanelinhas que tomam conta de todas as ruas da cidade.

  9. Antes de se buscar culpados, acho que é preciso repensar o carnaval de São Luís. A juventude, principalmente, prefere o interior do estado. Alguma coisa está errada. Na Litorãnea, por exemplo, os blocos desfilaram com pouquíssimas pessoas. Como se explica que a Bandida, que costumava arrastar milhares de pessoas no Centro, não tenha conseguido reunir nem cem brincantes na Litorânea? É preciso encontrar formas de reativar o carnaval da nossa cidade. Não adianta ficar criticando quem aponta a realidade.

    resp.: Gente, vocês estão todos indo no mesmo argumento, como se a opinião de Ricardo fosse a definitiva. É só a opinião dele. E eu não concordo. Achei o baile de Gala maravilhoso. O Cordão do Ponto.com foi animado. A Litorânea levou o melhor do carnaval de rua e a Madre Deus fervilhando todos os dias. Portanto, meus caros, esta é a opinião de Ricardo. Que, como ele mesmo disse, viu tudo pela TV. É curioso o comportamento de rebanho que existe nas redes sociais e blogs – quando um diz uma coisa, vai todo mundo atrás, dizendo o mesmo. para mim, o carnaval e São Luís foi espetacular.

  10. Esse Ricardo é um louco, só pode falar isso pq não estava aqui igual A Governadora e o Prefeito estavam, ele deve ter ido pro Rio De Janeiro!!! Carnaval daqui foi sucesso!

  11. Tem segurança de sobre na madre deus, estava tranquilo, nao vi nenhuma briga. O problema é que o carnaval daqui foi se desgastando, nao existe mais trios eletricos na madre deus, houve a descentralizacao (litoranea e varios palcos na madre deus) o povo foi indo pro interior. Falta agora um trabalho de revitalizacao pra reconhecerem que o carnaval daqui é bom sim e nao morreu.

  12. POR QUE O SECRETÁRIO NÃO PERGUNTA PARA A GOVERNADORA QUE ELE AJUDOU A ELEGER???

  13. Marcos,

    Não posso dizer se foi animado ou triste como afirmam alguns, pois não sair durante esses dias de folia. Uma coisa é certa: as nossas manifestações culturais sofrem com a falta de incentivo e de valorização por parte das autoridades e dos empresários que preferem divulgar coisas de outras paragens.
    Faz muito bem a Governadora quando vai ao encontro do povo trajando-se com fantasia criadas por nossos artistas dando uma prova inequívoca de que se identifica com a cultura da sua Gente e da sua Terra. É pena que faz isso sozinha e não se percebe os seus auxiliares enganjados em torno dessa causa que precisa ser bem gerenciada para produzir os resultados que tanto se espera.

    Parabéns Govrnadora! Agora vamos planejar melhor a alocação dos recursos de forma a promover o desenvolvimento sob vários aspectos, inclusive aquele que é o mais urgente que é a geração de renda para a população que vive e faz a cultura popular do nosso Estado.

  14. Engraçado….durante o governo Jackson disseram a mesma coisa, e o argumento era de que o Jackson não gostava de festa, saía da cidade durante o carnaval. E agora, o que foi que deu errado??.A governadora adora festas, enche as brincadeiras dos seus aliados de dinheiro(barrica, bicho terra e outros), porque então o carnaval estava desanimado. Acho que o Estado deve contratar um especialista para avaliar o que realmente aconteceu, isso não pode acontecer, logo no melhor governo da vida da “BRANCA”, não, mil vezes não. Chamem o Bucão façam um seminário para discutir o problema, liguem pro Godim, será que a verba não foi disponibilizada?. Tem algo de errado nessa história, esse é um problema grave, onde já se viu o carnaval maranhense ser tão desanimado???, logo no governo da Roseana. Que coisa meu Deus.

  15. Marco,
    É cada vez mais crescente a debandada de maranhenses no período de carnaval. O Rio tem a maior preferência, seguido de Luís Correia. O secretário Ricardo Murad, colocou o dedo na ferida. Não vamos fulanizar a discussão. É preciso repensar o carnaval de São Luís. Essa visão doméstica, rasteira e provinciana tem contribuido para afundar o nosso carnaval, com um AGRAVANTE, estão matando o espírito carnavalesco do folião maranhense. O carnaval da maranhensidade da época do Jackson e tão criticado, apenas mudou de nome, porque a desanimação é a MESMA.

  16. Foi triste, sem empolgação, deu pena ver as pessoas sem graça na Rua do Passeio,parece que estavam indo só pra conferir o que tinha lá…o Centro Histórico estava um breu…

  17. o secretário com certeza não sabe o que eh Bicho Terra,e pra se promover fala um monte de asneiras,e os babões seguem sua linha de raciocínio no facebook! secretário Ricardo,procure sair do ar-condicionado,e no próximo carnaval brinque com muitos de seus eleitores,ao contrário do que muitos disseram,o carnaval aqui na ilha foi bom,n vi violencia,e pra finalizar,Parabéns a Governadora Roseana,que deu um show na rua do Passeio saudando os foliões,antes de falar sem saber secretário,siga o exemplo da governadora,q estava no meio da folia,mesmo poucos dias depois de operada,e pergunte a ela se tinha pouca gente na rua do passeio,quando o bicho passou!

    Obrigado Marco,pelo espaço cedido,melhor blogueiro do MA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *