4

A Favela e as demais escolas de samba de São Luís…

carros luxuosos marcaram o desfile da Favela da Samba

Quem assistiu ao desfile das escolas de samba, no último domingo, tem poucas dúvidas: a Favela do Samba, do Sacavém, deve ser novamente campeã do carnaval maranhense.

É imenso o fosso que separa a escola das suas concorrentes.

Quem ainda tenta fazer frente à Favela é a Truma do Quinto, com seus carros alegóricos bem elaborados e a animação dos componentes.

Mas a concorrência é difícil.

Panorâmica mostra a bem montada estrutura da festa

O carnaval elaborado pela Favela do Samba está no nível das escolas cariocas. São fantasias luxuosas, alegorias com muito brilho e a paixão dos componentes – que chegam a representar até o triplo do número de membros das concorrentes.

Há uma explicação técnica para isso.

A Favela passa o ano inteiro organizando o carnaval. A partir do resultado do desfile, a ser anunciado amanhã, já começa a preparar o carnaval de 2012.

Assim, fica difícil a disputa.

O luxo das alegorias encantou Joãosinho Trinta

Mesmo com a diferença de nível entre a Favela e as demais escolas, não há dúvida de que o carnaval de passarela de São Luís evoluiu muito nos últimos anos.

Todas as escolas fazem um espetáculo de brilho, luz e cor, que encanta quem vai ao Anel Viário.

A festa de domingo encantou, inclusive, Joãosinho Trinta, um dos mais criativos e inovadores carnavalescos do país, detentor de vários títulos do carnaval carioca.

Basta um pouco mais de dedicação para que a disputa chegue a um nível de emoção…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marcos,

    Até quando nós vamos continuar com essa mania de “copiar coisa alheia” sem valorizar o que temos de mais precioso, que são nossas ricas brincadeiras oriundas da criatividade da nossa gente, que mesmo sendo autenticas não são tratadas com a atenção que merecem pelas autoridades. Esse negócio de querer fazer carnaval de passarela é algo que não atende aos nossos interesses, pois a pessoa que pode consumir e gosta desse tipo de entreteniment certamente não virá para o Maranhão assistir ou mesmo “desfilar” numa dessas “escolas de sambas”, que sobrevivem às custas de dinheiro do contribuinte, pois passa o ano inteiro sem fazer uma atividade que garanta a promoção e a arrecadação de fundos para promover a festa e só nas vespera do carnaval, quando o governo jorra dinheiro é que se vê a correria para “colocar a escola na avenida”. Teve uma ano que uma dessas “escolas” recebeu o dinheiro e nem mesmo desfilou, pois os “diretores” estavão desfilando no Rio de Janeiro.
    Os governos devem aplicar melhor o dinheiro do contribuinte nessas “brincadeiras”, pois da forma como as são feitas não tem gerado os resultados que se espera que é a sobrevivência das agremiações e das brincadeiras, a geração de renda para as pessoas que de alguma forma fazem o nosso carnaval. Alguém se habilita a dizer o quanto custou aos cofres da Prefeitura e do Estado a armação daquela estrutura da dita “passarela do samba”? Certamente é um dinheiro que não gera nehum tipo de retorno para a vida econômica da nossa Cidade e da nossa Gente.
    Temos que ter uma identidade cultural e só assim vamos lotar os nossos casarios, os nossos hoteis de pessoas em busca de conhecer e brincar o nosso rico carnaval, que por falta de uma política norteadora agoniza e sofre com a falta de volorização dos agentes públicos e privados que insistem em querer “… atrais turista compiando coisa alheia…” como bem disse o nosso Grande Joao Chiador. Precisamos de profissionais à frente dessas instituições, precisamos de pessoas que conheçam e saibam da realidade da nossa gente e acima de tudo que tenham amor por tudo de bom que aqui se produz.
    Estar de parabéns a diretoria da FAVELA DO SAMBA que tem se diferenciado no trato e na condução dos assuntos relativos aos interesses daquela comunidade, agindo sempres como profissionalismo e fazendo do carnaval uma fonte de renda, de alegria e de inclusão social.

  2. Perfeito caro jornalista, se não houver marmelada, sem duvida é favela novamente campeã.

  3. Porra “nível carioca ”

    tu ta de brincadeiraaaa marco

    tu é um fanfarrãooooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *