Enquanto os partidos e blocos se engalfinham pelas vagas da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, a bancada feminina está praticamente fechada em torno da presença delas no novo comado da Casa.
Assim como o consenso em torno de Ricardo Murad (PMDB) na presidência, pelo menos três delas têm assento garantido na chapa.
Graça Paz (PDT) e Cleide Coutinho (PSB) devem ser indicadas pela bancada de oposição. Francisca Primo (PT) é uma das indicações do bloquinho.
Três mulheres… muito mais do que previa o projeto da deputada Helena Barros Heluy (PT), que tentou tranformar a questão de gênero na Casa em fato obrigatório, no final do ano passado.
Pelo projeto petista, a cada quatro mulheres com assento no Parlamento, uma deveria ocupar vaga na Mesa. Como a próxima bancada terá sete mulheres, significaria que apenas uma mulher poderia compor a Mesa.
O espaço feminino, portanto, foi ocupado de forma natural, sem imposições ou reservas de mercado.
Acho que quem mais merece é a Deputada Graça Paz do PDT. Nem tanto por causa do partido, mas por ser uma deputada atuante, indo para o terceiro mandato e principalmente pela representatividade da mulher na mesa diretora da AL.
Dep.Francisca primo vc e a estrtela do PT com o companheiro bira em 2012 o nosso pt vai brilhar,
olha marco, acho que o nome do PDT para compor a mesa é outro. As articulações estão acontecendo.Pode ter surpresa.Qualquer dos 4 deputados do partido tem chances de ser escolhido.
Mulheres bonitas e inteligentes. Com certeza farão a diferença nessa mesa de marmanjos.