16

Governo terá programa de prevenção a enchentes…

Luis Fernando coordena grupo de prevençãoa enchentes

Sob a coordenação do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, secretários de várias pastas do governo Roseana Sarney (PMDB), definiram hoje à tarde a criação de um plano com objetivo de evitar maiores danos em caso de chuvas intensas no Maranhão este ano.

– Nós sabemos que irá chover muito em 2011. Temos que estar preparados para enfrentar eventuais enchentes. Se elas vierem, saberemos como lidar tendo um plano de ação pré-definido; se não ocorrerem, ótimo para todos – disse o chefe da Casa Civil.

O programa de prevenção às cheias e outras consequências das chuvas reúne os secretários de Segurança, Aluísio Mendes; de Agricultura, Cláudio Azevedo; de Desenvolvimento Social, Chico Gomes; e de Infra-estrutura, Max Barros.

Aspecto das cheias do Maranhão há dois anos

Em 2009, o Maranhão sofreu com o intenso período chuvoso, vítima da falta de planejamento do então governo Jackson Lago (PDT). Houve enchentes e deslizamentos em São Luís e vários municípios, resultando em mortos e desabrigados.

– O que queremos é evitar maiores consequências das chuvas, sobretudo mortes. Para isso, é preciso planejar e se preparar para enfrentá-las – disse o secretário Luís Fernando.

A primeira reunião do grupoo ocorreu no Palácio Henrique de la Rocque…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Helena, em referencia a Barragem, há um monitoramento do DNOCS, que manteve as comportas da mesma aberta durante um bom periodo do verão, em uma altura grande, até atingir a cota de risco e continua aberta, hoje, com outro objetivo ou melhor preocupação, que é o do inverno chegar e não encontrar o leito do rio Flores e mearim cheio, que seria uma catastratofe, para as cidades de sua jusante.

  2. Poxa, essa Roseana voltou com tudo mesmo e vai realizar uma ótima administração e esses balaios que se cuidem!
    Essa nova equipe de secretariados de Roseana vai bombar é só esperar e comprovar.

  3. Rapaz esse Luis Fernando tá mostrando como é que se administra. Eita cara bom, ele sabe planejar e ffazer acontecer porque mesmo que ocorram enchentes, com certeza as consequências serão menos danosas para a população.

  4. Tem hora que eu queria ser ribamarense e não ludovicense porque eu nunca ntinha visto um prefeito fazer tanto como o Luis Fernando fez lá em Ribamar. Eu queria poder elogiar Castelo do jeito que os ribamarenses elogiam o Luis Fernando, mas infelizmente o Castelo não faz por on de, eu concordo com o comentário do Carlos que disse que o Lujis Fernando ainda vai ser governador porque depois de roseana nós vamos precisar de um homem honesto com a capacidade e a simplicidade que ele tem. Mas seria muito bom que antes disso ele fosse prefeito da nossa querida são luis ao menos para botar a cidade em ordem.

  5. Marcos, o Sec. de planejamento falou em público que iria abrir o orçamento do Estado, não abriu, e nós fornecedores estamos a ver navios as contas inclusive de impostos não param de chegar. até quando vai ficar essa enrrolação, será que estão esquecendo da lei complementar 101, os convenios de 2009 ainda não foram pagos e 2010 nem empenho tem!

  6. como a minha familia mora em Cajari que ano passado ficou toda cheia e muita gente passando necessidade parabenizo a governadora, Luis Fernando e os outros secretarios porque tão se preocupando com esse probleme isso é sinal que esse governo da governadora roseana vai ser o melhor e vai cuidar mais dos que mais precisa de ajuda

  7. É digna de elogio a decisão da governadora de colocar na casa civil do estado um homem bom com a capacidade administrativa e política do ex prefeito de Ribamar, Dr. Luis Fernando. Aqui na nossa cidade nos anos que ele foi prefeito ele fazia isso mesmo ou seja pensava antes tudo que podia fazer para evitar o pior durante as chiuvas e recupera ruas cortadas, entregava material para levantar casas que caia, dava cesta básicas e nunca ficou ninguém com fome ou no relento durante as chuvas. Esse meu eterno prefeito ainda vai fazer muito pelo nossos ribamarenses e pelo nosso estado porque com fé em deus ele ainda vai governar o Maranhão.

  8. Jornalista D´Eça quero aqui dar a mão a palmatória, pois a cada dia vejo que a roseana era mesmo a melhor opção para governar o Maranhão. Dr. Jackson em quem eu votei apenas para seguir orientação do meu grupo político de fato não teria condições de tocar o nosso Estado pra frente até pela sua condição de saúde e os piores assessores que botou no governo. Olha a diferença os secretarios da roseana liderados pelo Luis Fernando estão se adiantando os problemas das enchentes enquanto é possível fazer alguma coisa pela população que todo ano sofre com chuva e enchente. Não que possa evitar chuva ou enchente mais se acontecer, pelo menos o governo vai poder atender as principais necessidades da vítima e é por essa e por outras que nlhe dou razão.

    • Meu caro ex-balaio,esses piores assessores que Dr.Jackson colocou;são os mesmos que o acompanharam na Prefeitura por 20 anos.Só que chamou alguns “reforços”(do mesmo naipe):Aderson Lago e mais uns 4.Então essa velha história…que foram os assessores que derrubaram o velhinho,não cola mais.Ele os conhecia muito bem e seus “modus operandi”,idem.

  9. Se não abrirem de imediato as comportas da barragem do Flores na região do Mearim, antes das chuvas previstas, com certeza a tragédia tá anunciada. Tal qual a de 2009.

  10. A POSE DESSE LUIS FERNANDO É DE PROFESSOR DE DEUS. TA PENSANDO QUE O MARANHÃO É O DORMITORIO SÃO JOSE DE RIBAMAR. NÃO VAI DEMORAR MUITO SE ARREPENDER, TALVEZ ATÉ TENHA SE ARREPENDIDO DE ENTREGAR PRO FILHO DE EDMAR A PREFEITURA, MAS DIZEM QUE ERA ACORDO. DAQUI A UNS DIAS NEM MEL NEM CABAÇA. CUIDADO PRA ENCHENTE NÃO TE LEVAR.

  11. Marco,
    Parece que o Governo do Estado desta vez está no rumo pois é a primeira vez que se vê uma equipe de Secretários tentando prevenir a população dos efeitos mais dramáticos das enchentes. Parabéns Governadora!!!

  12. Marco,
    Não convidaram a SES para esta reunião, qdo a governadora assumiu em 2009 foi esta secretaria que socorreu o governo, com sua equipe tecnica atraves do CIEVS, pergunte ao Ricardo ele vai confirmar isso.

    resp´.; A SES também está no plano. Apenas foi esqeucida no texto, mas já será corrigido.

  13. ah, tá! se rio de janeiro e são paulo não têm, o maranhão vai ter! é brincadeira! esse Secretário deve rezar esse pai nosso noutra freguezia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *