Há no Maranhão um equívoco que chega a ser nocivo do ponto de vista social: a péssima interpretação dos judicantes quanto ao que seja Direito de Resposta, sobretudo em período eleitoral.
Decisões deste tipo são erradamente concedidas, em alguns casos, por um temor desmedido que aprenderam a ter das chamadas vozes sindicais e classistas.
Mas em outros, por absoluto despreparo jurídico de quem deve interpretar as regras.
O Direito de Resposta é aplicável quando – e apenas se – há pontos não esclarecidos em determinada matéria, texto, comentário sobre A ou B.
Numa dúvida não esclarecida sobre determinada ação de agente público, por exemplo, cabe ao personagem o direito de explicar o que não ficou claro.
Dar Direito de Resposta contra uma opinião é um estupro à liberdade de expressão. Sobretudo contra uma opinião dada em espaço pessoal e intransferível do opinador.
Opinião é pensamento, visão de mundo, baseada no conjunto de valores que perfazem a personalidade do opinador. O que ele expressa é resultado deste conjunto de valores.
Como pode alguém opinar sobre outro ou sobre algo e – por absoluta imposição de um Direito de Resposta deturpado – ter que se desdizer?
Se penso que determinado cidadão seja mau caráter ou se tem comportamento leviano, esta opinião é fruto dos meus valores. Não pode ser estuprada ou amordaçada.
Ora, como pode alguém exigir de mim que diga que ele não é mau caráter ou leviano, se eu acho que seja?
Opinião não se castra por mero Direito de Resposta.
Se o personagem da opinião se sente ofendido, que recorra à Justiça, com uma ação por danos morais, provando que houve calúnia ou injúria em tal opinião.
Até porque, ninguém pode pensar por outro.
E é isso que impõe direitos de respostas mal dados e mal interpretados…
Flávio Dino perdeu para João Castelo, A cidade está uma beleza!!!
Flávio Dino Perdeu para Roseana, O Estado está uma beleza!!!
O povo maranhense sabe votar!!!
sua opiniao de deputado estadual esta errada ze carlos sera o primeiro da sua coligacao aposto 100 contra 1000
Agora eu vi merd# em prato cheio…
“Decisões deste tipo são erradamente concedidas(…)”
O que te habilita a criticar uma decisão judicial?!?
Não sabia que tu tinhas formação nessa área!!!
Respeite a decisão! Se não ficou satisfeito, procure um advogado e pare de escrever bobagens neste blog!!!
Resp.; O que me habilita a criticar uma deisão judicial? A minha liberdade de expressão. Critico até Dues, meu caro, iamgine um juíz, que é homem como eu, falho e cheio de idiossincrasias (você sabe o que é isso?) Juiz não está acima de ninguém, meu caro. Acho que o juiz errou, interpretou mal a lei e cometeu um arbítrio. Minha opinião é minha, não é de ninguém. E ninguém tem o direito de censurar o pensamento.
meu caro vc critica até Deus, agora que estou vendo o quanto tu eis estupido, meu caro.
Resp.: Estúpido é você, que se deixa escravizar por bobagens católicas-romanas.
afinal de contas tu eis o que mesmo alem de menino de recado do clã sarney?
resp.; E tu és o quê mesmo´, além de menino de recado de um governo corrupto, derrotdo e fracassado?
É si ele é corrupto, então mostras ai o patrimonio dele maluco, e aSanta Rosengana ela é o que?
Como ja diz o ditado quem com ferro ferre com ferro sera ferido. Isso que esta acontecendo é tudo copiado do teu patrão
Gostei por de, mas seu texto!!!
Aquele cidadão se acha acima do bem e do mal.
Que se acha acima da lei é ROSEANA SARNEY MURAD ,SEU PAIS JOSE SARNEY E TODOS OS SARNEY’S ,LOBAO,CARCARA,TEIXEIRA DE PASTOS BONS (VIDE SILVANA TEIXEIRA MEDICA PRESA) ESSE SIM RAPAZ
Mistério.
Pelas fotos divulgadas pela imprensa e pela internet tem o nome de uma candidata e Deputada Estadual escrito bem grandão e o numero dessa candidata também. Será que o Marco deça poderia me responder o nome e o numero dessa candidata que tava escrito na parede da casa?? Ou será que se ele falar o prefeito se Zanga? Se não puder responder tudo bem. Eu pergunto em outro lugar??
Agradeço desde já a atenção
Resp.; Mas de que você está falando? Que casa? Que candiddata? Porque o prefeito se zangaria? Exlareça o que voc~e quer, meu caro. Não estou entendendo nada.